Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal,

Nas aulas de renda fixa foi explicado que os LCIs e LCAs não possuem dedução de IR e também são garantidos pelo FGC. Suponhamos que sou um investidor que ainda está na fase de acumulação de patrimônio (menos de 1 milhão). Se a taxa equivalente dos LCIs e LCAs são maiores que as taxas geralmente oferecidas por CDB (devido a não dedução de impostos), por quê não simplesmente investir somente em LCIs e LCAs ao invés de investir em CDBs, já que os LCIs/LCAs também são cobertos pelo FGC? Existe algum problema com essa ideia?

Obrigado!

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
34 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Leonardo Oliveira#2284,

Dentro do cenário que você descreveu, melhor é investir com a melhor taxa líquida.  Afinal, o objetivo é a remuneração do nosso rico dinheirinho!

É tudo uma questão de oportunidade do momento; eu tinha (e ainda tenho algumas) LCIs e LCAs pagando mais de 94% do CDI, que é um ótimo investimento, considerando a isenção de IR.

Fatores que eu considero na hora de investir em RF são as taxas, os prazos e se está na hora de pre-fixado ou pós-fixado e ainda se atrelado ao IPCA ou CDI.

Nos últimos meses, investi em CDBs do Banco Master, com prazos entre 2 e 3 anos, comprados no mercado secundário com taxas de 17,3%aa a 18,5%aa.  Teve até um dia que dei sorte e consegui pescar um pagando 20,5% por 2 anos!  Quando estava pesquisando isso, não encontrei nenhuma LCI ou LCA pagando nem parecido e a maioria delas é atrelada ao CDI, enquanto eu estava querendo travar taxas mais altas por mais tempo.

Importante:  até terminar de assistir a todas as aulas, deixa sua grana de aporte parada no Tesouro Selic ou então em CDB de liquidez diária, pagando pelo menos 100% do CDI.  Te garanto que sua ótica sobre onde investir, quando investir e quanto investir vai mudar completamente durante o treinamento!

Espero que isso lhe ajude!  Boa sorte com seus investimentos!

Olá William,

Muito obrigado pela resposta! Faz sentido. No momento de minha pergunta, acabei não considerando o cenário em que o CDB pode estar oferecendo uma rentabilidade líquida acima de uma LC. Mas, de fato, pode acontecer, mesmo a LC sendo isenta de IR. Obrigado pela explicação :)

Outra pergunta: essas taxas que você mencionou (17.3% aa, 18.5% aa) são referentes a títulos pré-fixados? 

Valeu!

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Leonardo Oliveira#2284 disse:

Olá William,

Muito obrigado pela resposta! Faz sentido. No momento de minha pergunta, acabei não considerando o cenário em que o CDB pode estar oferecendo uma rentabilidade líquida acima de uma LC. Mas, de fato, pode acontecer, mesmo a LC sendo isenta de IR. Obrigado pela explicação :)

Outra pergunta: essas taxas que você mencionou (17.3% aa, 18.5% aa) são referentes a títulos pré-fixados? 

Valeu!

isso...essas taxas que o @William Redig relatou são prefixados... no proprio site do btg tem a comparaçao das taxas equivalentes...e existem varias calculadoras comparativas...sugiro essa da auvp analitica

https://analitica.auvp.com.br/calculadoras/comparador-de-renda-fixa

lá você consegue comparar e ver a real rentabilidade.

• Brabo 2
  • 0
Postado
22 horas atrás, Leonardo Oliveira#2284 disse:

Olá William,

Valeu!

Sim, são pre-fixados.

• Criar novo...