Jump to content

Pergunta

Postado

Pessoal, boa tarde,

Estou com uma dúvida na hora de escrever a discriminação de uma ação que por exemplo eu tinha 100 ações em 2023, e comprei mais 200 em 2024. Na discriminação declaro que tenho 300 agora, ou coloco apenas que comprei mais 200 no ano calendário? E o preço médio uso o preço médio de compra dessas 200 novas ações ou o preço médio da compra de todas as 300 ações que possuo no fechamento do ano em 31/12?

Outra dúvida, eu possua 50 ações de uma empresa que quando troquei pro BTG foi alugado, porém eu pedi para cancelar e hoje aparece pra mim como se tivesse ocorrido uma venda e compra dessas 50 ações, devo declarar esta venda também?

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
Just now, Vittor Zanatta disse:

Estou com uma dúvida na hora de escrever a discriminação de uma ação que por exemplo eu tinha 100 ações em 2023, e comprei mais 200 em 2024. Na discriminação declaro que tenho 300 agora, ou coloco apenas que comprei mais 200 no ano calendário? E o preço médio uso o preço médio de compra dessas 200 novas ações ou o preço médio da compra de todas as 300 ações que possuo no fechamento do ano em 31/12?

@Vittor Zanatta assim como está nas aula de IR, o governo só quer saber a sua posição em ações no dia 31.12.2024, ou seja total de ações , valor total e preço médio !

2 minutes ago, Vittor Zanatta disse:

Outra dúvida, eu possua 50 ações de uma empresa que quando troquei pro BTG foi alugado, porém eu pedi para cancelar e hoje aparece pra mim como se tivesse ocorrido uma venda e compra dessas 50 ações, devo declarar esta venda também?

Gerou nota de corretagem ? A venda e compra ocorreram no mesmo dia ?

precisa confirmar isso melhor , chegou a pegar o informe do btg pra conferir ?

se as operações estiverem com nota de corretagem e no mesmo dia caracteriza trade (mas achei estranho a forma como você mencionou , acredito que não seja operação de venda de fato) , procure olhar no extrato da b3 tb para ver esta movimentação !

se não for compra é venda , e mesmo se for é o valor não for maior que 20 mil (desde que não seja day trade ) , bastaria declarar a posição no último dia de 2024, mas estes cenários ficam bem esclarecidos na aulas de IR!  

• Brabo 2
  • 0
Postado

então no caso declaro na discriminação a quantidade total de ações que tenho e não só as que eu comprei no ano calendário?

No extrato da B3 não aparece como venda, então acredito que não preciso mencionar esse fato, apenas ajusto o preço médio.

Obrigado pelo auxílio!

• Criar novo...