Jump to content

Recommended Posts

Postado
Oi, fiquei com uma dúvida bem besta. Sou investidor de longo prazo, supondo que eu compro a Itaúsa e supondo que em próximos 25 anos ela não distribuiu mais dividendo nenhum. Só foi reinvestindo e comprando outras empresas. Mesmo assim o valor da cota não subiu (supondo)
Nessa situação, eu não teria nenhum ganho né?
Os ganhos na bolsa são puramente feito em cima dos proventos e a diferença do valor da cota na hora da venda, independente de quão incrível a empresa é ne?
  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Postado
Lai Cheng Vamos supor que você tenha comprado 100.000 cotas de ITSA4 hoje e que a holding tenha valor de mercado de 100 milhões.
Nos próximos 25 anos, ela não distribui dividendos, nem emite novas cotas. Assim você não teve a \% da sua participação diluída.
Ao final desses 25 anos de reinvestimento de dividendos em novas aquisições, a holding passou a ter um valor de mercado de 10 bilhões.
Assim, você que tinha 100.000 cotas de 100 milhões, passou a ter 100.000 cotas de 10 bilhões.
O valor da cota nem sempre vai refletir o valor de mercado da empresa. Suponha que a ITSA4 se torne uma empresa tão boa, que todo mundo que compra, tá comprando para buy and hold. Assim, ninguém mais quer vender... Como não tem ninguém vendendo e ninguém conseguindo comprar, o preço da ação na bolsa não muda mais. Mas isso não quer dizer que não haja ganho patrimonial para o sócio da empresa.
Postado
Lai Cheng sim, você não ganhou nada rsrs… mas é extremamente improvável uma situação assim. E sim, as formas de uma ação remunerar seria na cota em caso de venda, e nos dividendos, jcp, bônus em ações… Ou até se a empresa for vendida e você tiver direito na venda (Tag along) E pra finalizar… se depois de 25 anos a cota está igual e ela não distribuiu nada, ela não tem nada de incrível kkk é sim uma bela de uma m…. ???
Postado
Valeu gente!! Sei que é bem impossível ter um caso desse, realmente usei um exemplo inventado só pra facilitar a explicação da minha ficha mesmo. Mas agora já ficou claro, muito obrigado!! Sei que parece uma pergunta de louco kkkkkk
Postado
Então, sendo bem direto: Se não houve distribuição de dividendos / JCP, não houve nenhum pagamento por parte da empresa. Assim, se você comprou por X cotas por R$10,00 e tiver que vender todas elas por R$10,00 (independente de quando for), não tem como ganhar dinheiro (lucrar). Na verdade, terá perdido dinheiro para a inflação do período. Seria igual deixar o dinheiro embaixo do colchão!
Postado
Lai Cheng sim, você não teria nenhum ganho. mas não é tão simples assim.
Quando uma empresa distribui rendimentos, o preço da ação cai (se vale 10, distribui 1, ela passa a valer 9). Se ela não distribui e acumula, então a cota não cai (deveria subir já que acumula caixa).
Usando seu exemplo dela ter comprado outras empresa: se deram certo, foram boas compras, a Itaúsa passa a ser uma empresa melhor (e mais lucrativa) do que era antes, então ela deveria valer mais.

Agora, se tudo isso aconteceu e não subiu o preço: Distorção do Mercado ou, como gosto de chamar, OPORTUNIDADE.
(sim em algum momento essa distorção é corrigida)
Postado
Não se esqueçam também que boas empresas as vezes não fazem distribuição de dividendos, mas fazem a recompra de suas ações, isso ocorre muito no mercado americano, pois a tributação de dividendos é alto, dessa forma o investidor passa a ser detentor de uma fatia maior do negócio. Isso também é bastante benéfico e é uma maneira de aumentar o valor ao sócio sem tributar o dividendo. E no final das contas, é como o amigo disse acima, como não valorizar uma empresa que gera caixa, gera lucro, tem cada vez mais patrimônio? Uma hora ocorrerá ao longo do tempo.
  • Criar novo...