Post popular William Redig Postado Segunda-feira às 14:14 Post popular Postado Segunda-feira às 14:14 Oi S@rdinhas, O @Raul já está rico e eu desconfio que nem que ele quisesse saber o valor total do patrimônio que ele tem investido, ele iria conseguir de forma fácil. Para ele, olhar a bolsa todos os dias é algo que já ficou no passado. Ao longo da minha curta carreira de investidor (4 anos completados esse mês), eu ja passei pela fase de olhar as cotações várias vezes ao dia, por olhar algumas vezes ao dia e agora, olhar por olhar, duas vezes ao dia, só para saber como está o mercado. O que já me incomodou muito - o valor de cada ativo individualmente - quando a bolsa está em baixa, hoje já não me incomoda mais. Acho que demorou uns quase 3 anos para eu trocar a métrica de quantos R$ para quantas ações ou cotas de FII. Eu gosto de viajar e tenho filhos que moram na Europa e Estados Unidos então é natural que fique de olho nas cotações de dólar, euro e franco suiço. Também gosto muito de Excel - uso planilhas desde os primórdios, antes mesmo de ser tudo mato, com o Visicalc para CP-500, tendo passado por Lotus 123, Quattro,e finalmente Excel. Diria que eu manjo uns 10% do que o Excel é capaz de fazer e com esse meu conhecimento eu montei uma planilha de controle dos meus ativos. Pega cotação da bolsa, câmbio e crypto na internet, calcula os rendimentos da renda fixa (que - acredite ou não - bate com as contas dos bancos/corretoras... rsss) e tal. Uma função que implementei que gosto muito é de quando vira o dia. a planilha salva automaticamente numa tabela os valores investidos e atuais de Ações, FIIs, RF, Cripto, Bitcoins e calcula o ganho/perda do dia, novos aportes, etc... Passei a incluir nessa tabela também as cotações de câmbio das 3 moedas, digitando os valores de um email de alerta automático de cotação que recebo da Wise todas as manhãs. Dito tudo isso, mesmo sabendo que essas informações não servem (sozinhas) para tomada de decisões, tenho algumas observações/deduções que venho colhendo ao longo de pouco mais de um ano desse controle descrito por último: No câmbio, não existe correlação direta entre câmbio de Reais para Dolar, Euro do Franco Suiço. A variação do Real/Dolar é o que a maioria de nós observa, mas comparando as três moedas, o Franco tem o mais forte, seguido do Euro e depois do dólar. Como exemplo, de 6a para hoje, o dólar caiu, em Reais, mas tanto do CHF quando o Euro ficaram mais caros. A carteira de FIIs está recuperando o seu valor original paulatinamente, quase todo dia recupera um pouquinho, sem muito sobe-desce no processo. Já a carteira de ações parece um eletrocardiograma, porrada para cima, porrada para baixo, de ladinho, mas subindo (a bolsa sobe caindo não é uma simples expressão idiomática, mas a realidade). ETFs americanos tem sido uma alegria, em cerca de 1 ano e e-mail que aportei uma grana em dólar, vi o valor dos ETFS (são 6) subir ±25%. Também oscila para cima e para baixo tipo eletrocardiograma, mas está subindo com uma "ladeira mais inclinada". RF era um investimento que eu não acreditava muito (burro eu!!!), mas desde que comecei a equilibrar a carteira, comprando bons CDBs, observo que a rentabilidade total dos CDBs está bem em linha com FIIs e isso me incentiva a aportar mais em RF, mesmo que a grana não "pingue na conta" todos os meses, mas a minha planilha me mostra o ganho da "bola de neve" todos os dias, semanas, meses - qualquer período que eu venha a observar. FIIs, mesmo tendo entrado em FIIs quando o mercado estava em alta, o PIOR YoC dos FIIs foi superior a 0,89%am, equivalente a 11,16%aa e esse valor só aconteceu uma vez. Na média de 12 meses, a taxa é 0,96%am, anualizada a 12,09% - Não da para reclamar, nem mesmo o valor do patrimônio investido estar ainda "abaixo de zero". Digo isso considerando que essa parte da minha carteira tem função de gerar renda. Gerenciar bem a estratégia de alocação é mais importante que os ativos em si (considerando que eu já investi um tempo grande estudando os ativos em que invisto). Acredite ou não - investir em RF é mais trabalhoso e complicado que investir em ações e ETFs. Difícil conseguir pesquisar em vários lugares atrás das melhores oportunidades e a janela de tempo disponível para encontrar boas oportunidades de RF no secundário é muito pequena, mas a diferença de rentabilidade faz valer o tempo investido. Sobre qualidade de ativos, especialmente os FIIs: Os mais rentáveis são os mais arriscados; eventualmente algum deles dá ruim. Nada contra ter alguns High Yield na carteira, mas sem exageiros e esteja preparado para agir na hora que der ruim.... Resumindo tudo: São várias observações, algumas constatações. De lição sólida: Diversificação e Estratégia de Alocação são um "must". Escolha de bons ativos também é igualmente fundamental e não "acontece" do dia para a noite e nem vem através de dicas. Somente "bunda-cadeira-hora" é que vai te dar confiança nos seus ativos. Se alguém perguntar sobre qualquer ação ou ffi da minha carteira, a gente tem que saber na ponta da língua o que a empresa faz, quais os seus diferenciais e o que você espera dela. Igualmente do FII, saber a tese, se for de papel, qual o principal indicador de remuneração de seus CRIs, qual a remuneração, que tipo de ativos imobiliários ele está financiando. Se for de tijolo, qual o ramo, qual o diferencial dos ativos, entre outros. Conheça os seus ativos. Bom, fico por aqui. Um post que comecei escrevendo para falar da des- correlacionamento direto entre dólar, euro e franco com o Real acabou se estendendo demais. Espero que alguém tenha paciência de ler e que as informações seja úteis. 18
Post popular Sergio Tanaka Postado Segunda-feira às 14:29 Post popular Postado Segunda-feira às 14:29 12 minutes ago, William Redig disse: Diversificação e Estratégia de Alocação são um "must". Essa semana o investidor 10 bugou as cotacoes de cripto... quem abriu a carteira na semana, todas as criptos cairam 80% Foi ai que vi como a diversificacao segura o rojao, se realmente tivessem caido 80% (uma classe inteira) o tombo na carteira foi de 1% somente. Diversificação é a chave do sucesso... vc pode ate investir mal em todos os ativos, mas diversificando dificilmente vc vai ficar no vermelho 5
William Redig Postado Segunda-feira às 14:46 Author Postado Segunda-feira às 14:46 16 minutes ago, Sergio Tanaka disse: Essa semana o investidor 10 bugou as cotacoes de cripto... quem abriu a carteira na semana, todas as criptos cairam 80% Foi ai que vi como a diversificacao segura o rojao, se realmente tivessem caido 80% (uma classe inteira) o tombo na carteira foi de 1% somente. Diversificação é a chave do sucesso... vc pode ate investir mal em todos os ativos, mas diversificando dificilmente vc vai ficar no vermelho Minha planilha busca cotações via Microsoft e/ou B3 via Google Finance. Tenho observado o Google meio maluco. As cotações de Bradesco, Vale e outras estão divergentes da realidade e por isso tenho usado Microsoft. A diferença é absurda. Enfim, quando é grátis, não da nem para reclamar...
Rafael Antunes Teixeira Silva Postado Segunda-feira às 15:22 Postado Segunda-feira às 15:22 55 minutes ago, William Redig disse: Oi S@rdinhas, O @Raul já está rico e eu desconfio que nem que ele quisesse saber o valor total do patrimônio que ele tem investido, ele iria conseguir de forma fácil. Para ele, olhar a bolsa todos os dias é algo que já ficou no passado. Ao longo da minha curta carreira de investidor (4 anos completados esse mês), eu ja passei pela fase de olhar as cotações várias vezes ao dia, por olhar algumas vezes ao dia e agora, olhar por olhar, duas vezes ao dia, só para saber como está o mercado. O que já me incomodou muito - o valor de cada ativo individualmente - quando a bolsa está em baixa, hoje já não me incomoda mais. Acho que demorou uns quase 3 anos para eu trocar a métrica de quantos R$ para quantas ações ou cotas de FII. Eu gosto de viajar e tenho filhos que moram na Europa e Estados Unidos então é natural que fique de olho nas cotações de dólar, euro e franco suiço. Também gosto muito de Excel - uso planilhas desde os primórdios, antes mesmo de ser tudo mato, com o Visicalc para CP-500, tendo passado por Lotus 123, Quattro,e finalmente Excel. Diria que eu manjo uns 10% do que o Excel é capaz de fazer e com esse meu conhecimento eu montei uma planilha de controle dos meus ativos. Pega cotação da bolsa, câmbio e crypto na internet, calcula os rendimentos da renda fixa (que - acredite ou não - bate com as contas dos bancos/corretoras... rsss) e tal. Uma função que implementei que gosto muito é de quando vira o dia. a planilha salva automaticamente numa tabela os valores investidos e atuais de Ações, FIIs, RF, Cripto, Bitcoins e calcula o ganho/perda do dia, novos aportes, etc... Passei a incluir nessa tabela também as cotações de câmbio das 3 moedas, digitando os valores de um email de alerta automático de cotação que recebo da Wise todas as manhãs. Dito tudo isso, mesmo sabendo que essas informações não servem (sozinhas) para tomada de decisões, tenho algumas observações/deduções que venho colhendo ao longo de pouco mais de um ano desse controle descrito por último: No câmbio, não existe correlação direta entre câmbio de Reais para Dolar, Euro do Franco Suiço. A variação do Real/Dolar é o que a maioria de nós observa, mas comparando as três moedas, o Franco tem o mais forte, seguido do Euro e depois do dólar. Como exemplo, de 6a para hoje, o dólar caiu, em Reais, mas tanto do CHF quando o Euro ficaram mais caros. A carteira de FIIs está recuperando o seu valor original paulatinamente, quase todo dia recupera um pouquinho, sem muito sobe-desce no processo. Já a carteira de ações parece um eletrocardiograma, porrada para cima, porrada para baixo, de ladinho, mas subindo (a bolsa sobe caindo não é uma simples expressão idiomática, mas a realidade). ETFs americanos tem sido uma alegria, em cerca de 1 ano e e-mail que aportei uma grana em dólar, vi o valor dos ETFS (são 6) subir ±25%. Também oscila para cima e para baixo tipo eletrocardiograma, mas está subindo com uma "ladeira mais inclinada". RF era um investimento que eu não acreditava muito (burro eu!!!), mas desde que comecei a equilibrar a carteira, comprando bons CDBs, observo que a rentabilidade total dos CDBs está bem em linha com FIIs e isso me incentiva a aportar mais em RF, mesmo que a grana não "pingue na conta" todos os meses, mas a minha planilha me mostra o ganho da "bola de neve" todos os dias, semanas, meses - qualquer período que eu venha a observar. FIIs, mesmo tendo entrado em FIIs quando o mercado estava em alta, o PIOR YoC dos FIIs foi superior a 0,89%am, equivalente a 11,16%aa e esse valor só aconteceu uma vez. Na média de 12 meses, a taxa é 0,96%am, anualizada a 12,09% - Não da para reclamar, nem mesmo o valor do patrimônio investido estar ainda "abaixo de zero". Digo isso considerando que essa parte da minha carteira tem função de gerar renda. Gerenciar bem a estratégia de alocação é mais importante que os ativos em si (considerando que eu já investi um tempo grande estudando os ativos em que invisto). Acredite ou não - investir em RF é mais trabalhoso e complicado que investir em ações e ETFs. Difícil conseguir pesquisar em vários lugares atrás das melhores oportunidades e a janela de tempo disponível para encontrar boas oportunidades de RF no secundário é muito pequena, mas a diferença de rentabilidade faz valer o tempo investido. Sobre qualidade de ativos, especialmente os FIIs: Os mais rentáveis são os mais arriscados; eventualmente algum deles dá ruim. Nada contra ter alguns High Yield na carteira, mas sem exageiros e esteja preparado para agir na hora que der ruim.... Resumindo tudo: São várias observações, algumas constatações. De lição sólida: Diversificação e Estratégia de Alocação são um "must". Escolha de bons ativos também é igualmente fundamental e não "acontece" do dia para a noite e nem vem através de dicas. Somente "bunda-cadeira-hora" é que vai te dar confiança nos seus ativos. Se alguém perguntar sobre qualquer ação ou ffi da minha carteira, a gente tem que saber na ponta da língua o que a empresa faz, quais os seus diferenciais e o que você espera dela. Igualmente do FII, saber a tese, se for de papel, qual o principal indicador de remuneração de seus CRIs, qual a remuneração, que tipo de ativos imobiliários ele está financiando. Se for de tijolo, qual o ramo, qual o diferencial dos ativos, entre outros. Conheça os seus ativos. Bom, fico por aqui. Um post que comecei escrevendo para falar da des- correlacionamento direto entre dólar, euro e franco com o Real acabou se estendendo demais. Espero que alguém tenha paciência de ler e que as informações seja úteis. Eu comecei nos investimentos desde dezembro de 2017. Mas tem 4 anos que tenho uma carteira estruturada com ações, FIIs, stocks e REITs que considero da liberdade financeira que consigo fazer uma consolidação e ver os resultados. Ainda está no curto prazo, então não dá pra exigir muito. Tenho que acreditar nas simulações e estatísticas que o método dará certo e ter paciência. Na minha estratégia, são pelo menos 10 anos para aproximar de índices e 15 a 20 para batê-los facilmente. Então é melhor desapegar se rentabilidade ou o giro ocorrerá e o patrimônio será cada vez menor. Alguns dados me animam enquanto não tenho tempo de carteira: o crescimento dos juros no patrimônio em relação aos aportes e aumento dos proventos ano a ano representados respectivamente pelos gráficos abaixo. 3
William Redig Postado Segunda-feira às 19:04 Author Postado Segunda-feira às 19:04 3 horas atrás, Rafael Antunes Teixeira Silva disse: Eu comecei nos investimentos desde dezembro de 2017. Mas tem 4 anos que tenho uma carteira estruturada com ações, FIIs, stocks e REITs que considero da liberdade financeira que consigo fazer uma consolidação e ver os resultados. Ainda está no curto prazo, então não dá pra exigir muito. Tenho que acreditar nas simulações e estatísticas que o método dará certo e ter paciência. Na minha estratégia, são pelo menos 10 anos para aproximar de índices e 15 a 20 para batê-los facilmente. Então é melhor desapegar se rentabilidade ou o giro ocorrerá e o patrimônio será cada vez menor. Alguns dados me animam enquanto não tenho tempo de carteira: o crescimento dos juros no patrimônio em relação aos aportes e aumento dos proventos ano a ano representados respectivamente pelos gráficos abaixo. Muito bom e animador! Eu controlo apenas o volume de proventos recebidos nos últimos 12 meses, mês-a-mês. Está num crescente bonito também!! 1
Pedro Sinei Martins Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás 22 horas atrás, William Redig disse: Oi S@rdinhas, O @Raul já está rico e eu desconfio que nem que ele quisesse saber o valor total do patrimônio que ele tem investido, ele iria conseguir de forma fácil. Para ele, olhar a bolsa todos os dias é algo que já ficou no passado. Ao longo da minha curta carreira de investidor (4 anos completados esse mês), eu ja passei pela fase de olhar as cotações várias vezes ao dia, por olhar algumas vezes ao dia e agora, olhar por olhar, duas vezes ao dia, só para saber como está o mercado. O que já me incomodou muito - o valor de cada ativo individualmente - quando a bolsa está em baixa, hoje já não me incomoda mais. Acho que demorou uns quase 3 anos para eu trocar a métrica de quantos R$ para quantas ações ou cotas de FII. Eu gosto de viajar e tenho filhos que moram na Europa e Estados Unidos então é natural que fique de olho nas cotações de dólar, euro e franco suiço. Também gosto muito de Excel - uso planilhas desde os primórdios, antes mesmo de ser tudo mato, com o Visicalc para CP-500, tendo passado por Lotus 123, Quattro,e finalmente Excel. Diria que eu manjo uns 10% do que o Excel é capaz de fazer e com esse meu conhecimento eu montei uma planilha de controle dos meus ativos. Pega cotação da bolsa, câmbio e crypto na internet, calcula os rendimentos da renda fixa (que - acredite ou não - bate com as contas dos bancos/corretoras... rsss) e tal. Uma função que implementei que gosto muito é de quando vira o dia. a planilha salva automaticamente numa tabela os valores investidos e atuais de Ações, FIIs, RF, Cripto, Bitcoins e calcula o ganho/perda do dia, novos aportes, etc... Passei a incluir nessa tabela também as cotações de câmbio das 3 moedas, digitando os valores de um email de alerta automático de cotação que recebo da Wise todas as manhãs. Dito tudo isso, mesmo sabendo que essas informações não servem (sozinhas) para tomada de decisões, tenho algumas observações/deduções que venho colhendo ao longo de pouco mais de um ano desse controle descrito por último: No câmbio, não existe correlação direta entre câmbio de Reais para Dolar, Euro do Franco Suiço. A variação do Real/Dolar é o que a maioria de nós observa, mas comparando as três moedas, o Franco tem o mais forte, seguido do Euro e depois do dólar. Como exemplo, de 6a para hoje, o dólar caiu, em Reais, mas tanto do CHF quando o Euro ficaram mais caros. A carteira de FIIs está recuperando o seu valor original paulatinamente, quase todo dia recupera um pouquinho, sem muito sobe-desce no processo. Já a carteira de ações parece um eletrocardiograma, porrada para cima, porrada para baixo, de ladinho, mas subindo (a bolsa sobe caindo não é uma simples expressão idiomática, mas a realidade). ETFs americanos tem sido uma alegria, em cerca de 1 ano e e-mail que aportei uma grana em dólar, vi o valor dos ETFS (são 6) subir ±25%. Também oscila para cima e para baixo tipo eletrocardiograma, mas está subindo com uma "ladeira mais inclinada". RF era um investimento que eu não acreditava muito (burro eu!!!), mas desde que comecei a equilibrar a carteira, comprando bons CDBs, observo que a rentabilidade total dos CDBs está bem em linha com FIIs e isso me incentiva a aportar mais em RF, mesmo que a grana não "pingue na conta" todos os meses, mas a minha planilha me mostra o ganho da "bola de neve" todos os dias, semanas, meses - qualquer período que eu venha a observar. FIIs, mesmo tendo entrado em FIIs quando o mercado estava em alta, o PIOR YoC dos FIIs foi superior a 0,89%am, equivalente a 11,16%aa e esse valor só aconteceu uma vez. Na média de 12 meses, a taxa é 0,96%am, anualizada a 12,09% - Não da para reclamar, nem mesmo o valor do patrimônio investido estar ainda "abaixo de zero". Digo isso considerando que essa parte da minha carteira tem função de gerar renda. Gerenciar bem a estratégia de alocação é mais importante que os ativos em si (considerando que eu já investi um tempo grande estudando os ativos em que invisto). Acredite ou não - investir em RF é mais trabalhoso e complicado que investir em ações e ETFs. Difícil conseguir pesquisar em vários lugares atrás das melhores oportunidades e a janela de tempo disponível para encontrar boas oportunidades de RF no secundário é muito pequena, mas a diferença de rentabilidade faz valer o tempo investido. Sobre qualidade de ativos, especialmente os FIIs: Os mais rentáveis são os mais arriscados; eventualmente algum deles dá ruim. Nada contra ter alguns High Yield na carteira, mas sem exageiros e esteja preparado para agir na hora que der ruim.... Resumindo tudo: São várias observações, algumas constatações. De lição sólida: Diversificação e Estratégia de Alocação são um "must". Escolha de bons ativos também é igualmente fundamental e não "acontece" do dia para a noite e nem vem através de dicas. Somente "bunda-cadeira-hora" é que vai te dar confiança nos seus ativos. Se alguém perguntar sobre qualquer ação ou ffi da minha carteira, a gente tem que saber na ponta da língua o que a empresa faz, quais os seus diferenciais e o que você espera dela. Igualmente do FII, saber a tese, se for de papel, qual o principal indicador de remuneração de seus CRIs, qual a remuneração, que tipo de ativos imobiliários ele está financiando. Se for de tijolo, qual o ramo, qual o diferencial dos ativos, entre outros. Conheça os seus ativos. Bom, fico por aqui. Um post que comecei escrevendo para falar da des- correlacionamento direto entre dólar, euro e franco com o Real acabou se estendendo demais. Espero que alguém tenha paciência de ler e que as informações seja úteis. Boa, @William Redig! Obrigado por compartilhar essas informações. São de grande valia para quem tem menos de um ano de carteira como eu. Se me permite, quero fazer umas perguntas... rsrs Vc disse que tem 6 ETFs em carteira. São ETFs diversificados globalmente? Já estudei uns tantos e consegui escolher apenas dois até agora (SPHQ e INDA (pimentinha)). Sobre os FIIs, os meus foram todos comprados na baixa e mesmo assim o YoC médio anualizado é de 10,48%. Estudei 17 FIIs (HGLG, XPLG, BTLG, GGCR, ALZR, KNRI, TRXF, HGRU, GARE, KNSC, KNCR, HGCR, MXRF, VISC, XPML, MALL e HGBS) e consegui escolher apenas 5: ALZR, BTLG, HGLG, MXRF e XPML. Quanto às empresas, até agora consegui definir oito ativos: BBAS3, ITSA4, EGIE3, KLBN4, PSSA3, WEGE3, PRIO3 e SAPR4. Pela minha estratégia, acredito que estou fazendo boas escolhas. A dúvida é: estou sendo excessivamente conservador (medroso)? Mesmo num perfil mais conservador, caberia arriscar um pouquinho em um FII High Yield...? Como exemplo nos FIIs em geral, não tive coragem de adicionar o TRXF por ele ser mais recente (2019) e pela alavancagem, que quando estudei estava em 21%. Ou será que está faltando estudar mais para ter mais confiança...? rsrsrs 2
Jaimson Bispo Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás 4 minutes ago, Pedro Sinei Martins disse: BBAS3, ITSA4, EGIE3, KLBN4, PSSA3, WEGE3, PRIO3 e SAPR4. Só não é 100% idêntica a minha pq fui de BBSE3, mas quase escolho a Porto, porém como Weg e Prio não são boas de dividendos, fui de BBSE3, o resto é igualzinha. Os fiis dos que vc escolheu só não tenho ALZR, os demais tenho tbm, mas tenho outros sete, fiis prefiro ter mais de 10, não gosto de concentrar, dos que vc estudou tenho oito deles. Os etfs que não coincidiram. 2
William Redig Postado 21 horas atrás Author Postado 21 horas atrás 1 hour ago, Pedro Sinei Martins disse: Boa, @William Redig! Obrigado por compartilhar essas informações. São de grande valia para quem tem menos de um ano de carteira como eu. Se me permite, quero fazer umas perguntas... rsrs Vou te responder com calma, mais tarde e no privado. Não posso dar minha opinião em publico... 1
Pedro Sinei Martins Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás 3 minutes ago, William Redig disse: Vou te responder com calma, mais tarde e no privado. Não posso dar minha opinião em publico... Grato!!! 1
Jaimson Bispo Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás 6 minutes ago, William Redig disse: Vou te responder com calma, mais tarde e no privado. Não posso dar minha opinião em publico... 🤔 1
Felipe Braz Sant'anna Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás @William Redig como sua planilha atualiza os valores da Renda Fixa? no Excel que montei só os ativos de RF tem que ser atualizados na mão o que me incomoda muito. E muito bom o seu texto parabéns. 1
William Redig Postado 20 horas atrás Author Postado 20 horas atrás 30 minutes ago, Felipe Braz Sant'anna disse: @William Redig como sua planilha atualiza os valores da Renda Fixa? no Excel que montei só os ativos de RF tem que ser atualizados na mão o que me incomoda muito. Oi @Felipe Braz Sant'anna, Deu uma trabalheira danada!! Eu tenho tres tabelas auxiliares, a do IR, a do IOF e a dos feriados. Uso também um uma coluna de "taxa a partir de", para quando a Selic troca e no dia da troca eu atualizo uma coluna "rendimentos anteriores". A minha fórmula não bate 100% todos os dias, pois alguns bancos creditam o rendimento do FDS de 6a para Sábado e outros de Domingo para Segunda, mas no geral bate muito próximo. Como aparece - 1a parte. Essa coluna "Uteis Taxa" são os dias desde que a taxa trocou e a Rend. Anterior, quanto rendeu até a taxa trocar (atualizo isso manualmente sempre que a taxa troca. IRRF e IOF calculam automatico com base na coluna Idade Real. Uso essa fórmula para calcular a Renda Bruta: =[@[Taxa Dia]]*[@[Dias Úteis]]*([@[Valor Aplicado]]+[@[Rend. Anterior]])+[@[Rend. Anterior]] A taxa dia (por dia útil) eu calculo a partir da Taxa Ajustada: =IF([@Indexador]="CDI";[@[Taxa Anual]]*[@[%Taxa ou +Taxa]];IF([@Indexador]="Prefixado";[@[%Taxa ou +Taxa]];[@[Taxa Anual]]+[@[%Taxa ou +Taxa]])) A partir dela, eu calculo a Taxa Líquida (livre de impostos) com essa fórmula: =IF([@Indexador]="CDI";[@[Taxa Anual]]*[@[%Taxa ou +Taxa]];IF([@Indexador]="Prefixado";[@[%Taxa ou +Taxa]];[@[Taxa Anual]]+[@[%Taxa ou +Taxa]]))*(1-[@[% IRPF]]) e depois a Taxa Dia (também líquida) com essa FÓRMULA: =(1+[@[Taxa Líquida]])^(1/252)-1 A alíquota de IRRF com essa fórmula: =IF([@[Tipo RF]]="CDB";VLOOKUP(INT(IF(N9<1;C9;(AD9-B9))/180);TabIRRF;2);0) Buscando aqui: E a tabela de feriados eu pego no site da Febraban no início de ano e monto: Para calcular os dias úteis eu uso essa fórmula: =IF(B8>0;NETWORKDAYS.INTL(B8;DATAHOJE;1;TabFeriados)-1;0) Espero que isso tenha ajudado mais que atrapalhado... rsss 2 2
Daniel S Postado 20 horas atrás Postado 20 horas atrás (edited) Lendo teu post veio uma lembrança... Eu tinha o costume de usar sempre homebroker, nas varias plataformas ao longo dos anos investindo, e para mim esses só perdem em termos de "incentivar atividade ansiosa" para plataformas de FOREX trading (a que eu mais usei foi do Deutsche Bank) Pode ser uma questão minha de controlar ansiedade, mas sinceramente depois que comecei a colocar as ordens com limite, validas pelo dia, relaxei absurdamente e nunca mais precisei entrar no homebroker nem para olhar posição e muito menos para ordens. Uma boa planilha dá conta disso e faço apenas 2 atualizações por mẽs, sem crise. Editado 20 horas atrás por Daniel S 1
Felipe Braz Sant'anna Postado 20 horas atrás Postado 20 horas atrás 11 minutes ago, William Redig disse: Deu uma trabalheira danada!! Eu tenho tres tabelas auxiliares, a do IR, a do IOF e a dos feriados. Uso também um uma coluna de "taxa a partir de", para quando a Selic troca e no dia da troca eu atualizo uma coluna "rendimentos anteriores". Obrigado pela explicação, vou olhar com cuidado 1
William Redig Postado 19 horas atrás Author Postado 19 horas atrás 20 minutes ago, Felipe Braz Sant'anna disse: Obrigado pela explicação, vou olhar com cuidado Oi Felipe, Se quiser, me manda uma mensagem no privado e eu te mando uma folha dessas em branco.
Sergio Tanaka Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás (edited) sempre q eu vejo essas planilhas de vcs eu vejo 2 coisas 1. deixar ela publica e aceitar contribuicoes externas para uma melhoria continua 2. monetizar num produto digital :D Editado 19 horas atrás por Sergio Tanaka 3 1
William Redig Postado 17 horas atrás Author Postado 17 horas atrás 2 horas atrás, Sergio Tanaka disse: sempre q eu vejo essas planilhas de vcs eu vejo 2 coisas 1. deixar ela publica e aceitar contribuicoes externas para uma melhoria continua 2. monetizar num produto digital :D Oi @Sergio Tanaka, Ja pensei nisso. Minha planilha super-funciona para mim. Ela atualiza RF, RV, BTC e ETH, Ações e ETFs US, calcula rentabilidade dos ativos com o sem proventos, faz histórico do sobe-desce por classe de ativo com base no fechamento do dia anterior e mais. O que acontece na pratica é que, como toda planilha de Excel, e um típico "sistema cachorrinho", daqueles que só funciona com o dono. O trabalho que eu teria deixando ela pública e tendo que dar explicações de como lançar, o que lançar onde para que ela funcione não vai compensar o trabalho. Como eu gosto de viajar, tenho sempre uma graninha em dólar, euro e/ou franco suiço e o meu saldo em outras moedas também aparece sempre atualizado pela cotação da Wise. Fiz isso por dois motivos: para eu controlar os meus ativos como eu acho que devem ser controlados e para me dar menos trabalho no dia-a-dia. Em RV, eu lanço numa folha as compras e vendas de ativos e a planilha calcula o meu PM. Lanço também os proventos no momento que são anunciados e ela acumula para mim, por ativo e classe de ativo e atualiza um resumão e a rentabilidade do mês para os FIIs e ações. Na RF, eu lanço as compras, vencimento, valor, taxa, indexador e custodiante dos títulos e a planilha calcula a rentabilidade dia a dia de cada investimento e ainda calcula do DY médio de todos as RF, usando média ponderada pelo valor. Ainda na RF, tem um resuminho por faixa de vencimentos <45d, <90d, 91-180d, 181-270d, 271-360d, < 540d, <720d, <1080d, > 1080d. Similar a isso, mostra tambem por disponibilidade (por exemplo, CDB liq diária vence em 2030, mas está disponível hoje, então os valores investidos ali aparecem sempre no <45d de liquidez. Para completar, montei um dashboard que mostra o resumão da coisa toda, inclusive dos aportes por classe de ativo no mês e a rentabilidade do mês e acumulada dos últimos 12 meses (controle que eu mais gosto para avaliar o desempenho). Só de imaginar o tempo que ia precisar para explicar isso para alguém, por mais esforçado que a pessoa seja, desanima.
Jaimson Bispo Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás 8 minutes ago, William Redig disse: Oi @Sergio Tanaka, Ja pensei nisso. Minha planilha super-funciona para mim. Ela atualiza RF, RV, BTC e ETH, Ações e ETFs US, calcula rentabilidade dos ativos com o sem proventos, faz histórico do sobe-desce por classe de ativo com base no fechamento do dia anterior e mais. O que acontece na pratica é que, como toda planilha de Excel, e um típico "sistema cachorrinho", daqueles que só funciona com o dono. O trabalho que eu teria deixando ela pública e tendo que dar explicações de como lançar, o que lançar onde para que ela funcione não vai compensar o trabalho. Como eu gosto de viajar, tenho sempre uma graninha em dólar, euro e/ou franco suiço e o meu saldo em outras moedas também aparece sempre atualizado pela cotação da Wise. Fiz isso por dois motivos: para eu controlar os meus ativos como eu acho que devem ser controlados e para me dar menos trabalho no dia-a-dia. Em RV, eu lanço numa folha as compras e vendas de ativos e a planilha calcula o meu PM. Lanço também os proventos no momento que são anunciados e ela acumula para mim, por ativo e classe de ativo e atualiza um resumão e a rentabilidade do mês para os FIIs e ações. Na RF, eu lanço as compras, vencimento, valor, taxa, indexador e custodiante dos títulos e a planilha calcula a rentabilidade dia a dia de cada investimento e ainda calcula do DY médio de todos as RF, usando média ponderada pelo valor. Ainda na RF, tem um resuminho por faixa de vencimentos <45d, <90d, 91-180d, 181-270d, 271-360d, < 540d, <720d, <1080d, > 1080d. Similar a isso, mostra tambem por disponibilidade (por exemplo, CDB liq diária vence em 2030, mas está disponível hoje, então os valores investidos ali aparecem sempre no <45d de liquidez. Para completar, montei um dashboard que mostra o resumão da coisa toda, inclusive dos aportes por classe de ativo no mês e a rentabilidade do mês e acumulada dos últimos 12 meses (controle que eu mais gosto para avaliar o desempenho). Só de imaginar o tempo que ia precisar para explicar isso para alguém, por mais esforçado que a pessoa seja, desanima. Um trabalho muito bom! Essa planilha sua é realmente show de bola! 1
Recommended Posts