Jump to content
  • 3

Como escolher um banco para alocar os investimentos e construir relacionamento?

Pergunta

Postado

Já vi vários posts aqui debatendo esse tema, e queria trazer um pouco do meu cenário para pedir opinião da comunidade. Estou terminando o curso e desde o início venho refletindo sobre qual o melhor lugar para deixar meus investimentos. Hoje tenho cerca de 100k investidos no Inter, gosto do aplicativo e da variedade de títulos que é oferecida lá.

Sobre a AUVP Capital, entendo todos os benefícios do modelo fee based, mas matematicamente as contas sobre a vantagem ainda não fecharam pra mim. Sobre a taxa private, constantemente comparo os títulos de maior rentabilidade que vejo no app AUVP/BTG com os do Inter, principalmente aquela seleção que recebemos pelo WhatsApp, e muitas vezes encontro os mesmos títulos no Inter com rentabilidade de apenas 0,3-0,5% a.a. menor. O cashback, sem saber ao certo quanto é o valor, também fica difícil de considerar, principalmente para o meu perfil de investidor mais arrojado e em fase de acúmulo de capital, sem ter uma parcela tão grande em renda fixa.

Num primeiro momento, pensei em manter toda a parte de renda fixa (fora Tesouro) na AUVP/BTG, e o resto no Inter. Entretanto, até devido a algumas falas do Raul em seus vídeos, venho pensando também sobre o fator de construir relacionamento com o banco e ter acesso a outros benefícios como cartões melhores. Sei que o Inter não irá me oferecer muitas vantagens, e por esse lado seria interessante utilizar o BTG.

Nesse caso, me surgiu uma terceira opção, que é o Itaú. Hoje sou funcionário de lá, o que me dá um pequeno "head start" (por exemplo, sou Uniclass nível 3 do Minhas Vantagens mesmo sem usar o banco para nada além de receber o salário), mas nada demais. Eu particularmente não gosto do app do Itaú e acho a seleção de títulos de renda fixa lá extremamente limitada, mas pelo lado de ser funcionário, talvez me beneficie um pouco de manter os investimentos lá e construir um relacionamento com maior facilidade, tendo acesso mais fácil a benefícios. Inclusive, se decidisse migrar os investimentos para o BTG, tenho dúvidas do quanto pegaria mal aqui na empresa eu migrar meu recebimento de salário para lá, algo que o Raul sempre menciona como importante para o relacionamento.

O que vocês me recomendariam?

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 19/05/2025 at 15:11, Convidado Anônimo disse:

Já vi vários posts aqui debatendo esse tema, e queria trazer um pouco do meu cenário para pedir opinião da comunidade. Estou terminando o curso e desde o início venho refletindo sobre qual o melhor lugar para deixar meus investimentos. Hoje tenho cerca de 100k investidos no Inter, gosto do aplicativo e da variedade de títulos que é oferecida lá.

Sobre a AUVP Capital, entendo todos os benefícios do modelo fee based, mas matematicamente as contas sobre a vantagem ainda não fecharam pra mim. Sobre a taxa private, constantemente comparo os títulos de maior rentabilidade que vejo no app AUVP/BTG com os do Inter, principalmente aquela seleção que recebemos pelo WhatsApp, e muitas vezes encontro os mesmos títulos no Inter com rentabilidade de apenas 0,3-0,5% a.a. menor. O cashback, sem saber ao certo quanto é o valor, também fica difícil de considerar, principalmente para o meu perfil de investidor mais arrojado e em fase de acúmulo de capital, sem ter uma parcela tão grande em renda fixa.

Num primeiro momento, pensei em manter toda a parte de renda fixa (fora Tesouro) na AUVP/BTG, e o resto no Inter. Entretanto, até devido a algumas falas do Raul em seus vídeos, venho pensando também sobre o fator de construir relacionamento com o banco e ter acesso a outros benefícios como cartões melhores. Sei que o Inter não irá me oferecer muitas vantagens, e por esse lado seria interessante utilizar o BTG.

Nesse caso, me surgiu uma terceira opção, que é o Itaú. Hoje sou funcionário de lá, o que me dá um pequeno "head start" (por exemplo, sou Uniclass nível 3 do Minhas Vantagens mesmo sem usar o banco para nada além de receber o salário), mas nada demais. Eu particularmente não gosto do app do Itaú e acho a seleção de títulos de renda fixa lá extremamente limitada, mas pelo lado de ser funcionário, talvez me beneficie um pouco de manter os investimentos lá e construir um relacionamento com maior facilidade, tendo acesso mais fácil a benefícios. Inclusive, se decidisse migrar os investimentos para o BTG, tenho dúvidas do quanto pegaria mal aqui na empresa eu migrar meu recebimento de salário para lá, algo que o Raul sempre menciona como importante para o relacionamento.

O que vocês me recomendariam?

Boa tarde, Anônimo!

A verdade é que o ideal é você investir onde você se sentir tranquilo e confortável.

Sobre a taxa private, vale lembrar que além das taxas tem também o cashback. 

Tanto no modelo fee based como no modelo comission based, o investidor está pagando algo. No fee, tem a cobrança da taxa em cima do patrimônio investido como é a saber. No comission, os produtos acessados tem taxas que ficam para as corretoras e muitas vezes não sabemos quais são. Ter um comparativo direto, é difícil de saber pois a começar, não teria como a AUVP pegar o que ela recebe de cashback e o quanto ficaria em outras corretoras. Inclusive este tipo de comparativo direto pode gerar problemas legais por concorrência desleal.

A verdade é que não tem almoço grátis. Mas um modelo é claro qual o valor sendo pago e o outro não. Por este motivo um é considerado mais ético e outro não. A AUVP opta por este modelo de transparência no que tange ao que está ficando com a corretora de fato. No fee based, sabemos do percentual e qual o montante que será usado como base de cálculo da cobrança. No comission, uma corretora pode estar oferecendo um prefixado com 0,5% mais do que é encontrado no BTG. Mas o quanto que a corretora recebeu este título? O quanto ela está segurando de percentual de rebate para ela e deixando de repassar ao investidor? Não temos como saber de maneira clara, a não ser que a empresa já esteja adequada a resolução 179 da CVM que obriga as corretoras mostrarem aos investidores o quanto elas estão ganhando e consequentemente isso mostrará o quanto o investidor deixou de ganhar.

Outra coisa que vale ressaltar também e que particularmente considero é o quanto a taxa cobrada do fee de fato representa no montante investido. Estamos falando de 0,075% do patrimônio. Um patrimônio de R$50.000 incidido sobre 0,075% daria R$37,50. A variação de uma carteira diversificada que é o que buscamos por aqui dentro da filosofia de buy and hold, uma variação diária da carteira já compensa essa cobrança além de que as taxas oferecidas na renda fixa e os cashbacks podem também compensar.

As mensagens que são disparadas pelo whats mostram algumas ofertas que são conferidas, mas o giro do mercado de renda fixa pode ser rápido, principalmente para títulos de mercado secundário onde as taxas são maiores mas a quantidade de disponível é escassa. Tanto que estes títulos não são disparados pelo whats pois não daria tempo de conferir, montar o disparo e enviar. Nesse meio tempo, os títulos provavelmente já não existirão mais.

Quanto ao Itaú em cima dos relatos que você comenta, receio que essa decisão seja mais pessoal pois se tem algum envolvimento com relação a onde você trabalha, talvez você saiba mensurar melhor se vale a pena este relacionamento com outro banco e se isso pode ter interferir negativamente em algo.

Por parte da AUVP, ficaríamos felizes claro de ter alunos dentro da nossa base. Mas ninguém é obrigado a isso.

Dando um viés aqui bem pessoal e falando como o Eddy aluno da turma 20 da AUVP e não como o Eddy moderador, eu sempre optei andar com a AUVP pensando no que ela buscava para mim como cliente. Entrei aqui em abril de 2023 e naquela época ainda se tinha a antiga IsaEx, que como o próprio Raul falava, era a piro plataforma do mundo. Era bem xoxinha mesmo. Mas era um voto de confiança pedido por ele mesmo e por lá era possível ter acesso ao benefício principal na época que era a taxa private. Nem existia fee based na época. A AUVP é uma empresa independente e apesar de estarmos dentro da plataforma do BTG, a parte são feita negociações, conquista de benefícios, busca de melhorias e afins, tudo para sempre trazer o melhor para quem é cliente. Só que essas coisas eventualmente pode demorar a aparecer, mas quem anda junto é beneficiado principalmente no que diz respeito a transparência.

Espero que ajude a refletir!

PS: nos desculpe pela demora no retorno!

• 0
Postado

Sobre o Itaú, falo como quem está saindo de lá e migrando para o BTG principalmente pela plataforma de investimentos deles que deixa muito a desejar (e também por ter me matriculado agora na AUVP)... Desde o acompanhamento da carteira até a parte de relatórios para o IR, é lamentável que o banco tenha parado no tempo.

Mesmo com essa iniciativa do Íon, na tentativa de modernizar a parte de investimentos do banco, algumas coisas você só consegue pelo site antigo da Itaú Corretora, que tem uma interface nada amigável e funcional.

Enquanto usava o Íon, sempre respondia aos pedidos de feedback da plataforma, indicava pontos de melhoria (os caras tem a Avenue na mão, com uma plataforma fantástica, e continuam em 1990 nos serviços nacionais), mas a hora de declarar o IR foi a gota d'água, não deu.

O cartão black Personnalité do banco oferece apenas 2 acessos à sala vip por ano, e acima dele, existe apenas o The One, que requer 5 milhões investidos.

A parte de você trabalhar no banco, com suas possíveis vantagens e desvantagens, só você pode avaliar. No meu caso, como investidor pessoa física comum, não deu pra continuar.

Pra nós, sardinhas, considero muito mais importante a facilidade que temos de efetuar e acompanhar os investimentos, uma plataforma amigável, taxas transparentes, suporte rápido e eficiente... Afinal, ninguém vai te chamar pra jogar no Real Madrid só porque você comprou a melhor chuteira da Nike (ou Adidas). Com nossos 100 ou 200 mil reais investidos, não é a instituição onde o nosso dinheiro está que vai mudar o rumo do patrimônio.

Se fizer sentido pra você mudar pro BTG, pensando nas vantagens como aluno AUVP, ótimo. Se o inter já te oferece qualidade no que você precisa, não me precipitaria na mudança. Itaú, na minha opinião, só se você tiver algo muito diferente do que eles oferecem aos clientes comuns (ou se ficar muito "feio" pra você, como colaborador da empresa, investir por outro banco).

Essa é minha primeira mensagem por aqui, entrei recentemente, espero que tenha contribuído!

• Criar novo...