Jump to content

Pergunta

Postado

Pessoal, tudo bem?

Estou com uma dúvida sobre um email que acabei de receber do BTG. Tive o valor referente a compra de algumas ações da WEG estornadas na minha conta e um aviso com a mensagem "Não foi possível liquidar a(s) operação(ões) indicada(s), considerando a ausência da entrega do(s) ativo(s) pela contraparte.". 

No início fiquei assustado de que foi um erro da minha parte, mas como tive o valor debitado na data correta e lendo a mensagem com calma, entendi que as ações que eu comprei não forame entregues.

Estou entendendo corretamente? É possível vender ações que não temos e depois não conseguir entregar? E a ordem de recompra vai honrar o valor da ordem que eu coloquei e foi executada?

Obrigado

• Me ajudou 1

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
46 minutes ago, Marco Antonio Yamamoto disse:

É possível vender ações que não temos e depois não conseguir entregar?

Os riscos principais para o doador da ação ficam na questão de perda de liquidez, pois durante o período de aluguel, as ações não podem ser vendidas, o que impede a liquidez imediata caso o doador precise de dinheiro. E tb no risco de inadimplência mas que é muito baixo pois a B3 atua como contraparte central, exigindo garantias do tomador. 

Caso o tomador não cumpra a obrigação de devolver as ações, a B3 pode executar as garantias para garantir a devolução, o que minimiza o risco de inadimplência. 

Eu nunca vi dar problema, e recomendo. Mes passado entrou alguns trocados de aluguel da ABEV que foi bom... o pessoal deve ter tido que segurar o aluguel por mais de mês pois a ação subiu e deviam estar vendidos.

Editado por Gustavo Bervian Brand
  • Brabo 2
  • 0
Postado
20 minutes ago, Gustavo Bervian Brand disse:

Os riscos principais para o doador da ação ficam na questão de perda de liquidez, pois durante o período de aluguel, as ações não podem ser vendidas, o que impede a liquidez imediata caso o doador precise de dinheiro. E tb no risco de inadimplência mas que é muito baixo pois a B3 atua como contraparte central, exigindo garantias do tomador. 

Caso o tomador não cumpra a obrigação de devolver as ações, a B3 pode executar as garantias para garantir a devolução, o que minimiza o risco de inadimplência. 

Eu nunca vi dar problema, e recomendo. Mes passado entrou alguns trocados de aluguel da ABEV que foi bom... o pessoal deve ter tido que segurar o aluguel por mais de mês pois a ação subiu e deviam estar vendidos.

Vivendo e aprendendo... achei o email muito estranho e demorei para entender e não achava que isso fosse possível.

Visto que o valor da operação continua vantajosa para mim, vou solicitar a recompra dentro do prazo para tentar garantir os valores originais.

Obrigado

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 minutes ago, Marco Antonio Yamamoto disse:

Vivendo e aprendendo... achei o email muito estranho e demorei para entender e não achava que isso fosse possível.

Visto que o valor da operação continua vantajosa para mim, vou solicitar a recompra dentro do prazo para tentar garantir os valores originais.

Obrigado

Até então desconhecia essa possibilidade.

• Brabo 1
  • 0
Postado
35 minutes ago, Marco Antonio Yamamoto disse:

Para encerrar o tópico.

O BTG regularizou e efetuou a entrega dos papéis em D+3, encerrou a pendência de entrega e debitou o valor do meu saldo.

Não sei o que aconteceu do outro lado e nem descobri se foi um erro de sistema ou se algum vendedor realmente vendeu o que não tinha para entregar.

Mas foi resolvido.

Então vc vai tentar comprar novamente?

• 0
Postado
48 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

Então vc vai tentar comprar novamente?

na verdade, o BTG abriu uma pendência de entrega e tinha um prazo D+3 do pregão original para regularizar.

Ontem eles "entregaram" os papéis de debitaram o valor da operação da minha conta.

Conclusão: não precisei fazer nada para ter as ações que tinha comprado e aparentemente fiquei com "papéis virtuais' até eles resolverem o problema.

• Brabo 1
  • Criar novo...