Jump to content
  • 0

Minha vida virou do avesso.

Pergunta

Postado

Olá, eu tenho 19 anos e moro com meus pais e recentemente (ontem) descobrimos que minha mãe recentemente perdeu 107 mil reais em apostas, parte de uma "herança" de uma casa vendida deixada a nós pela minha avó (ainda viva). E descobrimos também que ela está devendo dinheiro para um agiota. Não sei como agir, o que devo sentir, se raiva, se desespero, se pena, se remorso por ela. Não estou sozinho nessa, tenho o amparo do meu pai dentro e de minha namorada fora de casa. Porém nunca senti nada igual a isso na minha vida.

Após isso, estive com o celular dela e entrei no histórico das "bets", senti um enjoo tão forte, um aperto, já havia visto o extrato das contas usadas. porém ver aquele histórico, sentir o desespero e vazio que alguém deve sentir enquanto vê seus sonhos se esvaindo através das apostas. Deve ser algo quase impossível de suportar. Não tiro 1% de culpa que ela tem sobre os próprios atos, porém é algo difícil de se engolir, é minha mãe.

E além de tudo isso, dos problemas com a segurança FÍSICA e FINANCEIRA da família, existem as infinitas mentiras descobertas, não sei até quando algo é verdade ou mentira mais, me sinto no filme "FRAGMENTADO".

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hora atrás, Willian Mendonça disse:

Boa tarde Anônimo (nem vou perguntar se está tudo bem)

Cara a primeira coisa que você precisa pensar é que sua mãe é doente (vicio em apostas) esse é o primeiro ponto, e na minha opinião, isso precisa de cuidado e tratamento.

Pra resolver o problema imediato, me desculpa pela prepotência do que eu vou falar, mas acho que você não tem maturidade pra resolver esse problema (se eu estiver errado, me perdoa, mas to levando em consideração somente a sua idade) e principalmente sua namorada não tem nada a ver com isso (essa é a minha opinião claro e não a conheço, então posso também estar errado)

Isso exposto, sobre o agiota, fala com seu pai, levanta o valor e senta e conversa pra ver se consegue pagar (isso é uma opção). Provavelmente sairá do restante da herança (dependendo do valor). Outra opção, procurar a policia, agiotagem é crime, mas não conheço sua realidade então não sei se isso é uma opção pra você.

A partir de agora sua mãe precisa ser tratada como criança: bloqueiem ou limitem o acesso dela a cartões e contas bancárias até que haja um plano de contenção. Converse com seu pai sobre consultar rapidamente um contador ou advogado para entender o tamanho dos débitos e possíveis medidas legais (por exemplo, pedidos de tutela financeira ou intervenção judicial). Claro que esse segundo ponto é muito drástico, mas também não conheço sua realidade financeira, então talvez faça sentido.

Depois disso, ela precisa se conscientizar e procurar ajuda profissional pra lidar com o vicio mano (não adianta dizer que não, qualquer pessoa que perde 100k em apostas é viciado).

Você precisa suportar seu pai e sua mãe, acho realmente nobre sua atitude de querer assumir o BO e resolver. Mas se realmente quiser fazer isso, precisa exercitar sua maturidade, controlar seus sentimentos (se necessário procura um psicólogo) põe tudo no papel (dividas, planejamento pra pagar e etc...) precisa avaliar a médio/longo prazo.

Eu já passei por problemas parecidos mas vícios diferentes. Se eu puder te ajudar em algo estou à disposição. Não é fácil e provavelmente marca a vida pra sempre. Espero ter ajudado em algo, a situação é realmente complicada e eu não sou uma pessoa muito sensível com as palavras e claro que também to aprendendo muito aqui ainda. Mas estou à disposição pra ajudar.

Sou o anônimo do post, muito obrigado pelas palavras.

Infelizmente vou ter que tomar a frente de algumas coisas, somos somente eu e meu pai para lidar com a situação, e meu pai é uma pessoa mais "dura" e leigo para lidar com dinheiro, tecnologia, pessoas e etc...
Realmente, não me sinto com a maturidade necessária para lidar com isso, porém espero que consigamos passar por tudo e resolver essas questões.

Novamente, muito obrigado pelas palavras, em um momento desses tão difícil, poder contar com palavras de pessoas estranhas que nem sabem se quer o meu nome, porém se importam o suficiente para me aconselhar e deixar sua sabedoria e experiência. Obrigado.

• 0
Postado
10 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Sou o anônimo do post, muito obrigado pelas palavras.

Infelizmente vou ter que tomar a frente de algumas coisas, somos somente eu e meu pai para lidar com a situação, e meu pai é uma pessoa mais "dura" e leigo para lidar com dinheiro, tecnologia, pessoas e etc...
Realmente, não me sinto com a maturidade necessária para lidar com isso, porém espero que consigamos passar por tudo e resolver essas questões.

Novamente, muito obrigado pelas palavras, em um momento desses tão difícil, poder contar com palavras de pessoas estranhas que nem sabem se quer o meu nome, porém se importam o suficiente para me aconselhar e deixar sua sabedoria e experiência. Obrigado.

Cara, eu me importo porque já passei por isso também, no momento era muito mais novo, carrego até hoje traumas em relação a diversas coisas por conta disso.

A situação é difícil mas vai se resolver mano, tudo se resolve sempre, tudo tende a normalidade, não importa o tempo que leva. Sua mãe é só mais uma das vitimas dessas casas de aposta (mas como você mesmo disse, também não tiro a responsabilidade dela).

Só não assume a responsabilidade pra você, você não fez isso, e só ta ajudando a resolver. E conta muito com o seu pai, imagino que ele não entenda de tecnologia e etc mas ele entende de uma coisa mais do que eu e você juntos, da vida. Então conta com ele mano, ele vai te ajudar como puder tenho certeza, e isso vai se resolver.

• 0
Postado

Olá. Anônimo, quero dizer que lamento profundamente que você esteja passando por uma situação tão dolorosa e confusa. Descobrir que alguém que amamos e confiamos especialmente um dos nossos pais  está envolvido em algo tão grave quanto o vício em apostas e dívidas com agiotas é um choque imenso, emocionalmente e psicologicamente. É normal se sentir perdido, enjoado, com raiva, triste, confuso ou até paralisado. Todas essas reações são humanas e válidas.

Sua mãe precisa de ajuda  mas a responsabilidade pelos atos dela é dela

O que ela fez não é culpa sua, do seu pai ou de mais ninguém. Ela tomou decisões graves, que trouxeram consequências sérias para a família. E sim, ela precisa responder por essas escolhas.

Mas ao mesmo tempo, o que você viu no histórico das apostas  aquele desespero silencioso é algo que frequentemente acompanha um vício. Pessoas com ludopatia (vício em jogos) entram em um ciclo de perda, arrependimento, esperança e recaída que consome tudo ao redor. Isso não justifica os atos dela, mas pode explicar o buraco em que ela caiu. E vício é doença.

Sobre o agiota: isso é um risco real

Esse é um ponto urgente. Dívidas com agiotas envolvem riscos sérios à integridade física da sua mãe e da família.

Mentiras machucam tanto quanto os próprios atos. Reconstruir confiança com sua mãe, se for possível, será um processo longo. Talvez você precise de distância emocional, mesmo morando sob o mesmo teto. E está tudo bem. Respeite seu tempo. Estabeleça limites.

Você não está sozinho use isso a seu favor

Você tem o apoio do seu pai e da sua namorada. Converse com eles. Desabafe. Se possível, procure um psicólogo, mesmo que seja do sistema público. Ninguém deveria lidar com esse tipo de trauma sozinho, e falar com um profissional pode te ajudar a organizar os pensamentos e as emoções.

Reúna todas as informações possíveis sobre as dívidas, apostas e contas envolvidas.

Converse abertamente com seu pai, se ainda não o fez completamente.

Avalie, com calma, se sua mãe aceitaria tratamento psicológico ou ajuda para lidar com o vício (existem clínicas especializadas em ludopatia).

Comece a organizar a vida financeira da casa o quanto antes, com seu pai no controle.

Por fim: você vai sair disso

Hoje, tudo parece um filme quebrado, um pesadelo sem lógica. Mas com o tempo, clareza vem. Você está demonstrando maturidade e sensibilidade em meio ao caos. Isso mostra força  mesmo que agora você só sinta dor.

Você vai reconstruir. Talvez com a sua mãe do seu lado, talvez não. Mas vai.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
19 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá, eu tenho 19 anos e moro com meus pais e recentemente (ontem) descobrimos que minha mãe recentemente perdeu 107 mil reais em apostas, parte de uma "herança" de uma casa vendida deixada a nós pela minha avó (ainda viva). E descobrimos também que ela está devendo dinheiro para um agiota. Não sei como agir, o que devo sentir, se raiva, se desespero, se pena, se remorso por ela. Não estou sozinho nessa, tenho o amparo do meu pai dentro e de minha namorada fora de casa. Porém nunca senti nada igual a isso na minha vida.

Após isso, estive com o celular dela e entrei no histórico das "bets", senti um enjoo tão forte, um aperto, já havia visto o extrato das contas usadas. porém ver aquele histórico, sentir o desespero e vazio que alguém deve sentir enquanto vê seus sonhos se esvaindo através das apostas. Deve ser algo quase impossível de suportar. Não tiro 1% de culpa que ela tem sobre os próprios atos, porém é algo difícil de se engolir, é minha mãe.

E além de tudo isso, dos problemas com a segurança FÍSICA e FINANCEIRA da família, existem as infinitas mentiras descobertas, não sei até quando algo é verdade ou mentira mais, me sinto no filme "FRAGMENTADO".

Boa noite, Anônimo. Estou passando por uma situação semelhante com um familiar (vício em álcool). Tudo ainda é muito recente, então estamos buscando soluções ainda. Pela pouca experiência que o caso já nos trouxe, vou tentar trazer algumas informações que, de repente, te ajude de alguma forma. 

Quanto às mentiras, a pessoa com vício fica irreconhecível. Mente descarada e repetidamente. É preciso ter muita paciência!

É preciso que a gente tenha plena consciência de que a pessoa está com um problema e que é grave. Senão a gente perde a paciência.

Outra coisa complicada, mas indispensável para resolver um vício, é que a pessoa precisa se reconhecer doente e querer o tratamento. Aí pode entrar a questão da mentira: ela pode fingir que aceita tudo, mas na cabeça dela ela pensa outra coisa (talvez até ache que seja grave, mas não está disposta a seguir um protocolo de tratamento até a cura). Se sua mãe não aceitar o tratamento, dificilmente vocês vão conseguir ajudá-la!

Tudo que estou citando é baseado no que já me aconteceu na condução do tratamento do meu familiar.

No meu caso, conseguimos convencer o paciente a fazer acompanhamento com psiquiatra e psicólogo. Somente a partir disso é que conseguimos algum progresso no tratamento.

Meus conselhos: converse muito com seu pai e sua namorada e tenham estratégias de abordagem com sua mãe. Conversem muito com ela também, mas tenham pulso firme. Ela tem que se sentir responsável pelo que fez. Acho indispensável o acompanhamento com profissionais de saúde (psicólogo ou psiquiatra ou ambos). Se julgar necessário, procure orientação profissional de como lidar com o caso. Não sofra sozinho tentando dar conta. Se está difícil, peça ajuda!

Espero ter te ajudado em algo... 

Torço que vocês fiquem bem o mais breve possível!

• 0
Postado

Como os colegas já falaram acima, é uma doença e deve ser tratada como tal. Ela não faz isso simplesmente porque quer. Sei que parece ilógico. Mas infelizmente é assim. E é um tipo de doença de difícil tratamento. Exige tratamento medicamentoso e psicoterapêutico. Esse é o primeiro passo pra resolver o problema. E ela deve ser vigiada e não ter acesso ao vício dela, pois, provavelmente recairá , é mais forte que ela.

• Criar novo...