Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia a todos. 
Tenho 23 anos, e acabei de concluir o curso base da AUVP. 
Confesso que fiquei um pouco perdido ao final do curso, pois o mercado financeiro é gigante, e não tenho tanto tempo disponível para filtrar e analisar tantas informações. Por conta disso, me ative a base de conhecimento e aos posts da comunidade. Eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre a minha carteira, se há ativos/setores que vale a pena incluir ou deixar de lado. 
Algumas considerações:
-Meu aporte médio mensal é aproximadamente R$2.200,00.
-Atualmente tenho cerca de R$30.000,00 investidos.
-Já possuo reserva de emergência.
-Busco crescimento a longo prazo.
-Adicionei a reserva de valor e a renda fixa internacional na parte de ações internacionais, por isso os valores quebrados.

Distribuição nominal:
Renda fixa (35%)
Ações internacionais (24.12%)
Ações Nacionais (20%)
Fundos imobiliários (5%)
REITS (5%)
Criptomoedas (5%)
Renda fixa internacional (4.12%)
Reserva de valor (1.76%)

Ativos por grupo:

Renda fixa (35%)
Sem muitos problemas nesta parte, diversifico entre diversos ativos e estou bem abaixo do limite do FGC.

ETF IJR |Nota 7|: 4.12%.
ETF IJH |Nota 9|: 5.29%.
ETF VXUS |Nota 11|: 6.47%.
ETF MOAT |Nota 3|: 1.76%.
ETF VTV |Nota 11|: 6.47%.

Ações Nacionais (20%)
BBAS3 |Nota 7|: 2.69%.
BBDC3 |Nota 5|: 1.92%.
BRSR3 |Nota 5|: 1.92%.
SANB3 |Nota 9|: 3.46%.
SAPR3 |Nota 5|: 3.84%.
WEGE3 |Nota 9|: 3.46%.
MDIA3 |Nota 7|: 2.69%.

Fundos imobiliários (5%)
KNRI11 |Nota 6|: 1.25%.
ALZR11 |Nota 6|: 1.25%.
MALL11 |Nota 6|: 1.25%.
HGLG11 |Nota 6|: 1.25%.

REITS (5%)
ETF VNQ |Nota 6|: 2.50%.
ETF VNQI |Nota 6|: 2.50%.

Criptomoedas (5%)
BTC
|Nota 10|: 3.33%.
ETH |Nota 5|: 1.67%.

ETF BNDX |Nota 7|: 4.12%.

Reserva de valor (1.76%)
ETF IAU |Nota 7|: 1.76%.

Qualquer crítica construtiva (ou destrutiva) é bem-vinda.
Abraços

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
5 horas atrás, Davi Faistauer disse:

Bom dia a todos. 
Tenho 23 anos, e acabei de concluir o curso base da AUVP. 
Confesso que fiquei um pouco perdido ao final do curso, pois o mercado financeiro é gigante, e não tenho tanto tempo disponível para filtrar e analisar tantas informações. Por conta disso, me ative a base de conhecimento e aos posts da comunidade. Eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre a minha carteira, se há ativos/setores que vale a pena incluir ou deixar de lado. 
Algumas considerações:
-Meu aporte médio mensal é aproximadamente R$2.200,00.
-Atualmente tenho cerca de R$30.000,00 investidos.
-Já possuo reserva de emergência.
-Busco crescimento a longo prazo.
-Adicionei a reserva de valor e a renda fixa internacional na parte de ações internacionais, por isso os valores quebrados.

Distribuição nominal:
Renda fixa (35%)
Ações Nacionais (20%)
Fundos imobiliários (5%)
REITS (5%)
Criptomoedas (5%)
Reserva de valor (1.76%)

Ativos por grupo:

Renda fixa (35%)
Sem muitos problemas nesta parte, diversifico entre diversos ativos e estou bem abaixo do limite do FGC.

ETF IJR |Nota 7|: 4.12%.
ETF IJH |Nota 9|: 5.29%.
ETF VXUS |Nota 11|: 6.47%.
ETF MOAT |Nota 3|: 1.76%.
ETF VTV |Nota 11|: 6.47%.

Ações Nacionais (20%)
BBAS3 |Nota 7|: 2.69%.
BBDC3 |Nota 5|: 1.92%.
BRSR3 |Nota 5|: 1.92%.
SANB3 |Nota 9|: 3.46%.
SAPR3 |Nota 5|: 3.84%.
WEGE3 |Nota 9|: 3.46%.
MDIA3 |Nota 7|: 2.69%.

Fundos imobiliários (5%)
KNRI11 |Nota 6|: 1.25%.
ALZR11 |Nota 6|: 1.25%.
MALL11 |Nota 6|: 1.25%.
HGLG11 |Nota 6|: 1.25%.

REITS (5%)
ETF VNQ |Nota 6|: 2.50%.
ETF VNQI |Nota 6|: 2.50%.

Criptomoedas (5%)
BTC
|Nota 10|: 3.33%.
ETH |Nota 5|: 1.67%.

ETF BNDX |Nota 7|: 4.12%.

Reserva de valor (1.76%)
ETF IAU |Nota 7|: 1.76%.

Qualquer crítica construtiva (ou destrutiva) é bem-vinda.
Abraços

Bom dia, @Davi Faistauer !

Acredito que você está no caminho.

O que eu deixaria como sugestão seria:

- Não sei se você já fez, mas utilize o site https://www.etfrc.com/funds/overlap.php para ver se seus ETFs são muito correlacionados;

- Senti falta de uma empresa de energia na sua carteira bem como uma empresa de seguros. São setores muito bons, podem ajudar na diversificação e ainda possuem boas empresas que valem a pena serem estudadas;

- Cuidado na parte de bancos de pois você está aumentando muito o que chamamos de risco não sistemático que é o risco inerente a uma empresa ou a um setor. No seu caso, são quatro bancos que compõem praticamente 10% da carteira. Ou seja, em eventos que afetem bancos, 10% da sua carteira oscila e poderá estar entrando e risco;

- Cuidado também com seus estudos apenas com base no que vê na comunidade sem um estudo mais aprofundado. Não que embasamento você tomou para isso, se foi ver ativos que o pessoal mais comentava ou que tinha em carteira, ou se você avaliou mais a fundo números e resultados, mas isso me chamou a atenção. Sei que existe o fator tempo e que estudar empresas de fato leva tempo (se assistiu a aula ontem viu que o próprio Raul comentou sobre com a dúvida de um colega). Mas é parte fundamental para você saber de fato que decisão está tomando e no que você está se associando para gerar ganhos e ter seu crescimento patrimonial.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
14 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Davi Faistauer !

Acredito que você está no caminho.

O que eu deixaria como sugestão seria:

- Não sei se você já fez, mas utilize o site https://www.etfrc.com/funds/overlap.php para ver se seus ETFs são muito correlacionados;

- Senti falta de uma empresa de energia na sua carteira bem como uma empresa de seguros. São setores muito bons, podem ajudar na diversificação e ainda possuem boas empresas que valem a pena serem estudadas;

- Cuidado na parte de bancos de pois você está aumentando muito o que chamamos de risco não sistemático que é o risco inerente a uma empresa ou a um setor. No seu caso, são quatro bancos que compõem praticamente 10% da carteira. Ou seja, em eventos que afetem bancos, 10% da sua carteira oscila e poderá estar entrando e risco;

- Cuidado também com seus estudos apenas com base no que vê na comunidade sem um estudo mais aprofundado. Não que embasamento você tomou para isso, se foi ver ativos que o pessoal mais comentava ou que tinha em carteira, ou se você avaliou mais a fundo números e resultados, mas isso me chamou a atenção. Sei que existe o fator tempo e que estudar empresas de fato leva tempo (se assistiu a aula ontem viu que o próprio Raul comentou sobre com a dúvida de um colega). Mas é parte fundamental para você saber de fato que decisão está tomando e no que você está se associando para gerar ganhos e ter seu crescimento patrimonial.

Espero que ajude!

Para começar, muito obrigado pelo feedback. Eu não conhecia esse site que mostra a sobreposição dos ETFs, vai ser muito útil para analisar minhas posições!

A exposição a bancos realmente está bem alta, mas isso é principalmente porque eu comecei meus estudos filtrando as empresas com selo "azulim" na analítica, e quase todas empresas eram bancos, além de serem os com menor p/vp e com maiores lucros.

Quanto ao setor de energia, realmente faltou uma posição, vou pesquisar para ver se encontro boas oportunidades. Sobre o setor de seguros, ele não é correlacionado com os bancos? Além destes, há algum outro setor que vale a pena incluir, ou aumentar as exposições? 

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Davi Faistauer disse:

Para começar, muito obrigado pelo feedback. Eu não conhecia esse site que mostra a sobreposição dos ETFs, vai ser muito útil para analisar minhas posições!

A exposição a bancos realmente está bem alta, mas isso é principalmente porque eu comecei meus estudos filtrando as empresas com selo "azulim" na analítica, e quase todas empresas eram bancos, além de serem os com menor p/vp e com maiores lucros.

Quanto ao setor de energia, realmente faltou uma posição, vou pesquisar para ver se encontro boas oportunidades. Sobre o setor de seguros, ele não é correlacionado com os bancos? Além destes, há algum outro setor que vale a pena incluir, ou aumentar as exposições? 

Oi Davi,

Veja que o ponto de partida, em princípio, não deve ser a Analítica. Isso porque primeiro você vai fazer uma análise prévia para saber se a empresa entra ou não nos seus critérios, na sua estratégia, e por aí vai. Uma vez que você definir quais são os ativos nos quais você quer investir, aí sim você partiria para a Analítica, justamente para ver os números e comparar empresas do mesmo setor - ou tirar algumas dúvidas em relação à primeira fase.

Digo isso porque você disse que começou filtrando as que têm "azulim", e de repente: a) Elas não entram na sua estratégia (por exemplo, Wiz é "azulim", mas no meu caso, não faz parte da minha estratégia); b) Você acaba concentrando demais em alguns setores, como foi o caso dos bancos.

Em relação aos setores, não tem como escapar daqueles que são mais propícios aos investimentos: financeiro, de materiais básicos, da saúde e de utilidade pública. Comunicações, consumo cíclico, consumo não cíclico, petróleo, gás e biocombustíveis são setores mais complexos e com mais falências.

Seguros é do setor financeiro, e algumas seguradoras estão vinculadas a bancos - como é o caso de BBAS e BBSE. Acredito que o risco exista, mas não há muito como escapar deste caso hehehe.

Espero ter ajudado!

• 0
Postado
4 horas atrás, Davi Faistauer disse:

@Davi Faistauer apenas lembre-se que por mais que o setor bancário no caso tenha realmente muita empresa boa e azulim, não significa que devemos ter todas em carteira  😅

Tente sempre pensar no risco não sistemático que comentei, tema este que podemos até discutir mais se preferir!

Setor de energia tem sim coisa boa. Vale a pena, setor perene!

Quando as seguradoras, elas tem até uma certa correlação no setor financeiro como um todo, mas o ramo de negócio, a regulamentação, o foco, tudo que podemos definir como o subsetor é diferente. Logo, a correlação é baixíssima. Não tem problema em ter seguradora e banco e na carteira. Pode ir sem medo!

Por fim, outros setores de mercado cíclico e commodities podem ser bem vindos pensando em diversificação: celulose, petróleo, etc

Ou até mesmo o setor de saúde que muita gente gosta. Tem opções interessantes em todos estes setores.

Até mencionaria o setor de telecomunicações, mas eu particularmente não acho um bom setor e passo longe. Mas claro, fica a gosto do freguês querer se aprofundar mais Haha

Espero que ajude!

• Criar novo...