Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Pessoal pesquisei um bocado na comunidade sobre como avaliar os ETF's americanos e as recomendações estão entorno de perguntas qualitativas e não quantitativas (0/1), como é a proposta do nosso interessantíssimo Diagrama do Serrado, sendo assim, gostaria de tomar a liberdade de propor que alinhemos uma lista de perguntas voltadas a esses ativos internacionais, sejam eles americanos ou não mas negociados no mercado dos EUA.

Quem sabe a partir dessa iniciativa @Raul e sua equipe não tenha uma base para já deixar fixa no Diagrama do Serrado.

Já adianto que compilei  algumas sugestões do @Matheus P S.

Pois bem, proporei inicialmente pontos a serem discutidos:

1 - A taxa de Adm do ETF está abaixo de 0,20?( média ponderada dos ETF's americanos).

2 - O ETF tem gestão passiva ?

3 - O ativo tem mais 20 anos de existência? (20 maiores ETFs têm em média 20 anos de existência).

4 - Price Chart subindo nos últimos 5 anos?

5 - O ETF tem BETA >1?

6- Distribui dividendos a 5 anos ou mais acima de 2%?

7 - ETF com liquidez diária > US$ 1M?

8 - O ETF teve um crescimento superior ao IVV nos últimos 5 anos? ( polêmica?).

9 - A gestora é confiável?

10 - O ETF em questão tem resultados superiores nos últimos anos comparado aos seus semelhantes?

Sei e intendo que cada investidor terá requisitos e estratégias diferentes, mas proponho, assim como nas ações nacionais que tenha uma base para ser ajustada, conforme necessidade.

Editado por Cristiano Andrades
  • Brabo 2

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Cristiano Andrades disse:

Pessoal pesquisei um bocado na comunidade sobre como avaliar os ETF's americanos e as recomendações estão entorno de perguntas qualitativas e não quantitativas (0/1), como é a proposta do nosso interessantíssimo Diagrama do Serrado, sendo assim, gostaria de tomar a liberdade de propor que alinhemos uma lista de perguntas voltadas a esses ativos internacionais, sejam eles americanos ou não mas negociados no mercado dos EUA.

Quem sabe a partir dessa iniciativa @Raul e sua equipe não tenha uma base para já deixar fixa no Diagrama do Serrado.

1 - A taxa de Adm do ETF está abaixo de 0,20?( média ponderada dos ETF's americanos).

3 - O ativo tem mais 20 anos de existência? (20 maiores ETFs têm em média 20 anos de existência).

5 - O ETF tem BETA >1?

10 - O ETF em questão tem resultados superiores nos últimos anos comparado aos seus semelhantes?

Sei e intendo que cada investidor terá requisitos e estratégias diferentes, mas proponho, assim como nas ações nacionais que tenha uma base para ser ajustada, conforme necessidade.

@Cristiano Andrades tivemos pedidos de criação de um Diagrama do Cerrado para ETFs internacionais e a Equipe responsável está analisando a viabilidade.

Como sugestão a pontuação dos ETFs internacionais, assim como os ETFs nacionais é de criarmos uma pontuação "fora" do Diagrama, assim como fazemos com a Renda Fixa, e irmos respondendo SIM até alcançarmos a pontuação definida, independente da pergunta em si.

Com relação às suas perguntas, me parecem um bom balizador, algumas acabam sendo mais complexas de responder como a 9, por exemplo. Outras passam um pouco pelo quesito mais de eliminação se vamos ou não analisar, como a 7 por exemplo.

• Brabo 1
  • 0
Postado
8 horas atrás, Cristiano Andrades disse:

5 - O ETF tem BETA >1?

Oi Cristiano,

Parabéns pela iniciativa, sem dúvida vai ajudar uma galera por aqui.

Acho que as perguntas servem como balizas, e espero que o Time AUVP consiga desenvolver esse novo Diagrama.

Eu só repensaria algumas que podem ser mais de eliminação - como a 7, já citada pelo Flavio, e na minha visão a 6 e a 2. A 6 porque  no meu caso específico eu prefiro ETFs de acumulação do que de distribuição (porque estou na Europa e aqui tem essa distinção), enquanto a 2 seria bem específica - eu pessoalmente não animo com ETFs de gestão ativa. Mas lógico, essas duas são bem específicas ao meu contexto, então acho que apenas a 7 entraria mesmo como questão de eliminação.

Espero ter ajudado!

• Criar novo...