Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Pessoal, finalizei a aula 7, que o Raul começa a falar um pouco sobre os indicadores, com foco principal no Banco do Brasil.

No final da aula, ele sugere que escolhamos 10 empresas para analisar, mas não especifica quais perguntas devemos responder — apenas menciona avaliar se a empresa está cara ou não.

Peguei minhas anotações e passei para o ChatGPT e pedi ele para me ajudar a formar algumas perguntas além do preço. 

Gostaria de saber se mais alguém tem perguntas adicionar. :) 
Se puder também, dicas de empresas diferentes e legais para analisar. 

Avaliação de preço
Essas perguntas ajudam a avaliar se a ação está cara ou barata:

• O preço da ação faz sentido em relação ao lucro que a empresa gera? (Indicador: P/L - Preço/Lucro)
  • O preço da ação é compatível com o valor patrimonial da empresa? (Indicador: P/VP - Preço/Valor Patrimonial)
  • O valor de mercado da empresa está proporcional ao quanto ela gera de caixa? (Indicador: EV/EBITDA)
  • O mercado está pagando um valor justo pelos ativos da empresa? (Indicador: EV/Ativos ou P/Ativos)

Indicadores de Rentabilidade
Essas perguntas medem o quanto a empresa é eficiente em gerar lucro:

• A empresa está conseguindo gerar lucro com o capital que possui? (Indicador: ROE - Retorno sobre Patrimônio)
  • O retorno sobre os ativos é atrativo? (Indicador: ROA - Retorno sobre Ativos)
  • Ela tem boas margens?

Margem Bruta: Quanto sobra após pagar o custo dos produtos?

Margem Operacional / EBITDA: A operação da empresa é eficiente?

Margem Líquida: Quanto sobra de lucro no fim de tudo?

Indicadores de Endividamento
Essas perguntas ajudam a avaliar o risco financeiro da empresa:

• A empresa está muito endividada? (Indicador: Dívida Líquida / Patrimônio ou Dívida Líquida / EBITDA)
  • Ela consegue pagar suas dívidas com o que gera de lucro?
  • Qual o custo da dívida em relação ao retorno que ela gera?

Indicadores de Crescimento

Essas perguntas ajudam a avaliar se a empresa está se expandindo:

• A receita e o lucro da empresa estão crescendo ao longo do tempo?
  • Ela tem conseguido aumentar seu patrimônio de forma sustentável?
  • Os lucros são consistentes ou variam muito?

Indicadores de Dividendos

Se você se interessa por renda passiva:

• A empresa paga bons dividendos? (Indicador: Dividend Yield)
  • Ela tem histórico de pagamentos consistentes?
  • Está distribuindo lucro ou queimando caixa para pagar dividendos?
Editado por Paulo Ricardo Lima
  • Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
5 horas atrás, Paulo Ricardo Lima disse:

Pessoal, finalizei a aula 7, que o Raul começa a falar um pouco sobre os indicadores, com foco principal no Banco do Brasil.

No final da aula, ele sugere que escolhamos 10 empresas para analisar, mas não especifica quais perguntas devemos responder — apenas menciona avaliar se a empresa está cara ou não.

Peguei minhas anotações e passei para o ChatGPT e pedi ele para me ajudar a formar algumas perguntas além do preço. 

Avaliação de preço
Essas perguntas ajudam a avaliar se a ação está cara ou barata:

• O preço da ação faz sentido em relação ao lucro que a empresa gera? (Indicador: P/L - Preço/Lucro)
  • O preço da ação é compatível com o valor patrimonial da empresa? (Indicador: P/VP - Preço/Valor Patrimonial)
  • O valor de mercado da empresa está proporcional ao quanto ela gera de caixa? (Indicador: EV/EBITDA)
  • O mercado está pagando um valor justo pelos ativos da empresa? (Indicador: EV/Ativos ou P/Ativos)

Indicadores de Rentabilidade
Essas perguntas medem o quanto a empresa é eficiente em gerar lucro:

• A empresa está conseguindo gerar lucro com o capital que possui? (Indicador: ROE - Retorno sobre Patrimônio)
  • O retorno sobre os ativos é atrativo? (Indicador: ROA - Retorno sobre Ativos)
  • Ela tem boas margens?

Indicadores de Endividamento
Essas perguntas ajudam a avaliar o risco financeiro da empresa:

• A empresa está muito endividada? (Indicador: Dívida Líquida / Patrimônio ou Dívida Líquida / EBITDA)
  • Ela consegue pagar suas dívidas com o que gera de lucro?
  • Qual o custo da dívida em relação ao retorno que ela gera?

Indicadores de Crescimento

Essas perguntas ajudam a avaliar se a empresa está se expandindo:

• A receita e o lucro da empresa estão crescendo ao longo do tempo?
  • Ela tem conseguido aumentar seu patrimônio de forma sustentável?
  • Os lucros são consistentes ou variam muito?

Indicadores de Dividendos

Se você se interessa por renda passiva:

• A empresa paga bons dividendos? (Indicador: Dividend Yield)
  • Ela tem histórico de pagamentos consistentes?
  • Está distribuindo lucro ou queimando caixa para pagar dividendos?

Oi Paulo,

Não sei se entendi muito bem sua pergunta.

Isso porque você trouxe justamente os critérios quantitativos de avaliação de uma ação.

Não sei se você já assistiu à Parte 4 da aula de análise de ações (que explica exatamente como comparar ativos diferentes), mas os indicadores principais estão lá. Indicadores a serem mantidos na comparação (Analítica):

• CAGR lucro líquido (5 anos);
  • Dívida líquida (se for banco, não vai existir);
  • DY (12 meses);
  • Margem líquida;
  • P/FCO (se for empresa de crescimento);
  • P/L;
  • P/VP;
  • Payout;
  • ROE (indicador de eficiência).

Com base nesses indicadores, já é possível entender qual ativo apresenta melhor desempenho:

• Quem é mais eficiente?
  • Quem lucra mais com menos recursos?
  • Quem está aumentando seus lucros?
  • Quem distribui mais dividendos?

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
16 horas atrás, Paulo Ricardo Lima disse:

Fala, @Paulo Ricardo Lima. Você terminou a parte 3 da aula 7, correto? É bastante extenso e merecedor de revisões durante os estudos.

Como assim não especifica perguntas devemos responder? A ideia é que você faça o processo de análise como ensinado na aula para avaliar o preço, analisando indicadores de valuation.

Uma opinião inteiramente pessoal: Não sou inteiramente contra usar o ChatGPT pra te ajudar no seu processo de análise, mas em um primeiro momento acho que se esforçar pra criar as perguntas sem pedir pra I.A fazer pro você seria mais interessante para forçar a si mesmo a pensar bastante, errar, tentar de novo, pesquisar, entender o porquê um indicador serve pra isso e não praquilo ao invés de apenas usá-lo, reassistir as aulas, etc. enfim.. martelar bem as informações na cabeça por meio do uso.

Por enquanto, na minha opinião, você deve focar apenas na tarefa (Qual o setor? É perene? Está barata ou cara?) para não adicionar informações demais em um primeiro estudo, o que atrapalharia. Pense que é como comer um bolo: Um pedaço de cada vez, não o bolo inteiro numa mordida. Terminando isso efetivamente, aí você revisa os demais indicadores e parte pra Parte 4, que também vai abordá-los (e depois revisa de novo olhando o módulo bônus de indicadores rsrs).

• Criar novo...