Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Boa tarde sardinhas, voces consideram uma empresa livre de controle Estatal quando a mesma é controlada por outro país? como a EGIE3 (A Engie Brasil é controlada pela ENGIE S.A., que é a holding global do Grupo Engie, com sede na França. E a ENGIE S.A. (a controladora global) tem o Estado francês como seu principal acionista.) e a CPFE3 (State Grid Corporation of China, uma empresa estatal chinesa, detém mais de 30% do capital). Ou isso valeria apenas para empresas brasileiras controladas pelo nosso querido governo, como a PETR4?

Editado por Julio Cezar Giacobbo De Souza
  • Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
29 minutes ago, Julio Cezar Giacobbo De Souza disse:

Boa tarde sardinhas, voces consideram uma empresa livre de controle Estatal quando a mesma é controlada por outro país? como a EGIE3 (A Engie Brasil é controlada pela ENGIE S.A., que é a holding global do Grupo Engie, com sede na França. E a ENGIE S.A. (a controladora global) tem o Estado francês como seu principal acionista.) e a CPFE3 (State Grid Corporation of China, uma empresa estatal chinesa, detém mais de 30% do capital). Ou isso valeria apenas para empresas brasileiras controladas pelo nosso querido governo, como a PETR4?

po eu acho que não vai muito nessa levada,

pois aqui as estatais são 100% governo 

acho que ter 30% ou na egie3 ser uma "filial" acho que não iriam mexer tanto na operação delas para bem proprio

aqui no br os cara muda diretor so pq é parça.... 

e como o sergio não sou contra estatal não mas acredito que seja algo mais particular de analise sua, 

se essa fração de participação estatal te incomoda sai fora....

pq depois da posição montada o peso e medo vem te sussurrar os ouvidos kkkkkk

• 0
Postado (edited)
2 horas atrás, Fabio Augusto De Araujo disse:

po eu acho que não vai muito nessa levada,

pois aqui as estatais são 100% governo 

acho que ter 30% ou na egie3 ser uma "filial" acho que não iriam mexer tanto na operação delas para bem proprio

aqui no br os cara muda diretor so pq é parça.... 

e como o sergio não sou contra estatal não mas acredito que seja algo mais particular de analise sua, 

se essa fração de participação estatal te incomoda sai fora....

pq depois da posição montada o peso e medo vem te sussurrar os ouvidos kkkkkk

lá também é assim...no mundo é assim...não se engane ...hahaha 

segue materia onde ha uma interferencia politica.

"sobre o futuro da executiva ganhou também um viés político– nomes como a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, foram a público para defender Kocher, enquanto o governo francês, que detém 24% da Engie, terá um papel-chave na decisão final.

O governo da França confirmou nesta quarta-feira que a Engie terá uma reunião extraordinária de conselho em 6 de fevereiro.

O cargo de Kocher estará na pauta da assembleia, de acordo com uma fonte próxima ao conselho, acelerando um processo que a empresa esperava enfrentar mais adiante. A Engie publicará seu balanço no final do mês e o atual mandato de Kocher expira em maio.

Uma fonte do governo afirmou que o Estado não deve aprovar a renovação do mandato de Kocher se o restante do conselho se posicionar contrário à medida."

https://www.moneytimes.com.br/conselho-da-engie-discute-saida-de-ceo-em-meio-a-disputa-politica-na-franca/

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • 0
Postado (edited)

A Companhia é administrada por um Conselho de Administração com 14 membros:

O Conselho de Administração define as diretrizes e diretrizes estratégicas de negócios da ENGIE e supervisiona sua implementação. Sua composição reflete uma ampla diversidade de experiências complementares, permitindo que seus membros protejam e promovam os interesses de todos os acionistas.

4 nacionalidades representadas

60% Diretores independentes (apenas 60% são "independentes")

50% mulheres

7 diretores nomeados pela Assembleia Geral Anual de Acionistas.

2 Diretores eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas por recomendação do Estado Francês.

1 Diretor representando o Estado francês.

3 Diretores eleitos elegeram os funcionários do Grupo.

1 Diretor representante dos acionistas empregados do Grupo (eleito pela Assembleia Geral de Acionistas).

enviei outro post, mas está em análise.

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • 0
Postado
On 21/05/2025 at 17:22, Julio Cezar Giacobbo De Souza disse:

@Julio Cezar Giacobbo De Souza Até agora tenho considerado livre quando a entidade pública não é o acionista majoritário com "maioria absoluta" das ações com direito a voto na empresa. 🤔🧐

• Brabo 1
  • Criar novo...