Jump to content

Turma 13 - Mudança de perfil, reserva de emergência e momento


Recommended Posts

Boa tarde,
Desde que me cadastrei na UVP eu comecei a investir por conta própria e peguei parcelado em 7x (pagar a vista seria o mesmo preço, então parcelei) um Kit de painéis fotovoltaicos, quase 21K.
Dessa forma vou conseguir gastar só um pouco da reserva de emergência ao longo desses 7 meses, mas o salário será destinado em 100\% nas contas. Será que ainda compensa fazer o curso nesse momento? Uso a reserva de emergência para ir investindo enquanto estou com o salário comprometido?
Minha carteira atual de investimentos, fiz cagada né? Queria fazer o curso para ver se tem como salvar ela, mas não vou conseguir me comprometer a fazer os aportes que passei pelo Wpp durante o contato.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Luan Sobreira Eustáquio De Oliveira você já deu passos que acredito q muitos ainda não deram e provavelmente você vai sim aproveitar o que aprender! Só não entendi o porque você menciona que vai gastar a reserva de emergência para investir , entendo que a reserva teria outro objetivo! Mas de cara você deu uns passos à mais que muitas pessoas, eu mesmo ainda não invisto em ações ou cripto, comecei com FIIs sozinho para sentir como é (acredito ser uma forma de aprendizado também - não q seja a melhor )! Vamos pra cima cara ! Tô ansioso pra começar o curso!
Link para compartilhar
Share on other sites

Você claramente está se arriscando. Na minha opinião particular, não seria o correto usar sua reserva de emergência para investir como você demonstrou, pois esse não é o objetivo dela. Meu conselho seria para você se organizar financeiramente antes de investir. É melhor investir sabendo que aquele aporte não fará falta do que se arriscar e ter uma grande probabilidade de dar algo errado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Usar a reserva de emergência como já disseram acima, é fria. A reserva tem que estar em ativos com liquidez para poder ser sacado de imediato.
Faz o curso de boa. Vai aprendendo para quando estiver de boa novamente você investir. Quem sabe não faz um rebalanceamento da sua carteira, não que esteja errada, mas o curso vai te abrir os horizontes do mercado financeiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

Luan Sobreira Eustáquio De Oliveira Veja se a tua reserva não está superestimada. Por exemplo: se tem emprego estável (tipo concurso), tem seguro de carro e casa, tem plano de saúde, os riscos de precisar de grana são menores. Reavalie tua exposição ao risco e, se o risco for realmente pequeno, considere a possibilidade de um eventual empréstimo, se necessário. Digo isso pq estou em situação parecida, mas fiz a UFV em três vezes. Fiz pq agora é a melhor hora, considerando a nova lei e possibilidades de descontos nas tarifas. Fui avaliar minha situação e meu risco é muito baixo, o que me possibilita aportar um pouco do montante que eu achava que era reserva. Boa sorte na escolha!
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora você já comprou a energia solar, não vale mais a minha dica, para quem ainda não comprou pode valer. O que fiz foi encaixar um financiamento num valor abaixo do que pagava de energia, assim não tirei dinheiro de outro lugar, só deixei de dar o dinheiro para a Cemig e passei para o santander. Assim fixei meu custo de energia e, ano que vem, vou ter uma sobra de dinheiro mensal, sem comprometer meu orçamento mensal agora. continuo investindo e tendo uma sobrinha para lazer com a família. Não esvazie seu fundo de emergência se não for uma emergência, ele é sua única salvação no caso de perder o emprego, sua empresa quebrar ou você ficar impedido de trabalhar por qualquer motivo. Seja responsável. Quanto a carteira, mantenha o que tem e foque em melhorar a medida que for aprendendo no curso, não se preocupe com as cotações, elas são voláteis mesmo. Tirando a OI, o resto não está ruim. Mas deixa a OI ai, vender vai ser pior.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...