Jump to content

Pergunta

Postado

Oi, pessoal! Este é meu primeiro tópico aqui na AUVP.

Como todo bom brasileiro, hoje tive um dia infernal no trabalho e, ao abrir meu app do YouTube para relaxar imediatamente após chegar em casa, tive uma bela surpresa: apareceu na minha cara um vídeo relatando o aumento abusivo do IOF para operações cambiais. Confesso que fiquei frustrado, pois estava planejando realizar meu primeiro aporte em ETF + ações no próximo dia 5 de junho e, com essa notícia, chego a repensar se ainda vale a pena investir no exterior, sabendo que o IOF subirá, aparentemente, de 1,1% para 3,5%...

O que acham? Entendo que posso ter sido precipitado nessa colocação (ou mesmo posso - e espero - ter entendido algo errado por ainda ser iniciante nos investimentos como um todo), mas como não vi ninguém aqui discutindo sobre isso, gostaria de ouvir a opinião de vocês. Valeu! Grande abraço.

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
6 minutes ago, Wendell Silveira De Souza disse:

Oi, pessoal! Este é meu primeiro tópico aqui na AUVP.

Como todo bom brasileiro, hoje tive um dia infernal no trabalho e, ao abrir meu app do YouTube para relaxar imediatamente após chegar em casa, tive uma bela surpresa: apareceu na minha cara um vídeo relatando o aumento abusivo do IOF para operações cambiais. Confesso que fiquei frustrado, pois estava planejando realizar meu primeiro aporte em ETF + ações no próximo dia 5 de junho e, com essa notícia, chego a repensar se ainda vale a pena investir no exterior, sabendo que o IOF subirá, aparentemente, de 1,1% para 3,5%...

O que acham? Entendo que posso ter sido precipitado nessa colocação (ou mesmo posso - e espero - ter entendido algo errado por ainda ser iniciante nos investimentos como um todo), mas como não vi ninguém aqui discutindo sobre isso, gostaria de ouvir a opinião de vocês. Valeu! Grande abraço.

Cara, te dizer da minha parte, parece uma medida pra impedir as pessoas de mandarem o dinheiro pra fora, e pra custear os gastos descontrolados desse desgoverno.

O que que eu te digo, isso não tem como durar muito tempo, o próprio lobby das grandes varejistas vai bater na porta e falar que isso não tem como rolar, não consigo acreditar que eles não revoguem ou tratem como uma medida de curto prazo, simplesmente alocar dessa forma nao consigo acreditar que seja sério e sem exceções.

O que vai bombar agora são as off-shores, bitcoin e afins, dá uma olhada.

• Brabo 1
  • 0
Postado
52 minutes ago, Bernardo Da Silva Quineper disse:

Suponho que pra trazer também, mas a tendencia é o dólar subir,  já que teremos fuga de capital, pelo que eu entendi se trata disso.

@José Adriano Dias Da Silva Pelo que entendi o governo não cobra IOF nos recebimentos do exterior. O que vai mudar é mandar pra fora, por exemplo pra investir em uma corretora no exterior. Não acho que tenha melhorado, mas não teve nenhum problema. Talvez a melhora é que o dólar deve subir com essa loucura toda rsrs

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Jeff Goes disse:

@José Adriano Dias Da Silva Pelo que entendi o governo não cobra IOF nos recebimentos do exterior. O que vai mudar é mandar pra fora, por exemplo pra investir em uma corretora no exterior. Não acho que tenha melhorado, mas não teve nenhum problema. Talvez a melhora é que o dólar deve subir com essa loucura toda rsrs

Não tinha visto que nao tinha IOF para receber, agora realmente faz sentido, mas que o dólar deve subir, acredito que é isso mesmo kkkkkkk

• 0
Postado
26 minutes ago, Everton Alves Dos Santos disse:

Resumo das Alíquotas Vigentes (23/05/2025):
Operação    Alíquota do IOF
Cartão internacional    3,5%
Remessa para conta pessoal no exterior    3,5%
Investimentos no exterior    1,1%
Compra de moeda em espécie    3,5%

PELO MENOS INVESTIMENTO TA MENOR AGORA

Vi na corretora agora. Está assim mesmo. Não é mais 0,38% para conta de investimentos, mas pelo menos não foi para 3,5% como estavam pensando. Menos mal. 

• Brabo 2
  • Criar novo...