Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite! Estou começando meus investimentos no exterior e investi pela conta internacional do BTG que a princípio é uma LLC (empresa?) com sede fiscal nos EUA, mas fiquei com receio se realmente esse patrimônio estaria blindado do risco Brasil. Caso aconteça o caos aqui, o governo brasileiro pode "botar a mão" nesse dinheiro com mais facilidade do que em uma interactive brokers que não tem tanta ligação com o Brasil? Qual a melhor forma de proteger o patrimônio nesse caso?

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 22/05/2025 at 22:38, Rodrigo Piovezani disse:

Boa noite! Estou começando meus investimentos no exterior e investi pela conta internacional do BTG que a princípio é uma LLC (empresa?) com sede fiscal nos EUA, mas fiquei com receio se realmente esse patrimônio estaria blindado do risco Brasil. Caso aconteça o caos aqui, o governo brasileiro pode "botar a mão" nesse dinheiro com mais facilidade do que em uma interactive brokers que não tem tanta ligação com o Brasil? Qual a melhor forma de proteger o patrimônio nesse caso?

No site do BTG:

Serviços de investimentos nos EUA são prestados através do BTG Pactual US Capital, LLC, uma corretora registrada perante a SEC e membro FINRA/SIPC.

Olhando no Site da SIPC, de fato o BTG figura na lista. Sendo membro da SIPC, caso a corretora venha a quebrar, seus investimentos estariam seguros e seriam alocados para outra corretora.

Se o governo Brasileiro quisesse ter acesso a seus investimentos ele precisaria ter a autorização da SIPC e demais órgãos reguladores nos estados unidos. Isso pois, a custodia dos ativos também não fica com a corretora em si.

Resposta do Chat GPT:

• Mesmo em situações extremas como confisco, calote interno, ou crise cambial, o Brasil não tem poder legal sobre o sistema financeiro estrangeiro.
  • Não teria como forçar uma corretora estrangeira a transferir seus ETFs, ações ou dólares para o Brasil.
  • BTG, XP ou Avenue, mesmo que brasileiras, não podem transferir seus ativos estrangeiros para o governo sem ordem judicial internacional — o que é extremamente improvável e juridicamente delicado
  • Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

A mais segura que considerava era a Interactive que não tem nenhuma ligação com Brasil e você pode tirar seu dinheiro em qualquer lugar. Uso Avenue e recentemente ela tem apresentou nova funcionalidade como enviar dinheiro pra outras contas nos EUA. O governo pode até não ter acesso aos investimentos. Mas ele não poderia travar o acesso à conta no exterior já que tudo é feito via aplicativo? E as instituições com sede aqui tem que obedecer. Isso digo em um governo de exceção que é pouco provável também. 

Editado por Rafael Antunes Teixeira Silva
  • 0
Postado

Pois é… vi uma notícia que por exemplo o BB Americas por pressão do CNPJ brasileiro encerrou a conta do Bolsonaro no exterior e mandou todo dinheiro que ele tinha lá para a conta no Brasil. Não que eu me considere relevante nesse nível, mas em governos de exceção pode ser uma forma de controle da população…

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 22/05/2025 at 22:38, Rodrigo Piovezani disse:

@Rodrigo Piovezani

Livre de risco você nunca vai estar. Olha o problema aí que um aumento de IOF está causando rsrsrs mas é como o @Ademilton Carvalho mostrou: Serviços de investimentos nos EUA estão sujeitos às decisões lá.

• Brabo 1
  • Criar novo...