Jump to content

Pergunta

Postado

Fala pessoal, me chamo Breno Tambuque, 26 anos, médico e me tornei membro recente da AUVP. Levem em consideração que sou um “recém nascido” quando se fala em investimentos, então vou expor minha visão de futuro e queria opiniões/sugestões.

Eu penso que no longo prazo quero viver exclusivamente dos meus dividendos (evitar o que vejo muito no ambiente de trabalho: médicos idosos tendo que fazer plantões extenuantes para manter a qualidade de vida por não tem pouca/nenhuma renda passiva).

Dito isso, estou com a mentalidade de investir graaande parte dos meus aportes (80%?) em FIIs e ações boas pagadoras de dividendos (óbvio que uma parte em renda fixa pra emergência/oportunidades), ocupando um espaço pequeno em ativos de crescimento.

Desde já agradeço a todos os comentários 🙏🫡

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
8 minutes ago, Breno Tambuque disse:

Fala pessoal, me chamo Breno Tambuque, 26 anos, médico e me tornei membro recente da AUVP. Levem em consideração que sou um “recém nascido” quando se fala em investimentos, então vou expor minha visão de futuro e queria opiniões/sugestões.

Eu penso que no longo prazo quero viver exclusivamente dos meus dividendos (evitar o que vejo muito no ambiente de trabalho: médicos idosos tendo que fazer plantões extenuantes para manter a qualidade de vida por não tem pouca/nenhuma renda passiva).

Dito isso, estou com a mentalidade de investir graaande parte dos meus aportes (80%?) em FIIs e ações boas pagadoras de dividendos (óbvio que uma parte em renda fixa pra emergência/oportunidades), ocupando um espaço pequeno em ativos de crescimento.

Bom dia, meu caro. Você já tem bem consolidado na sua cabeça o objetivo final.
Porém pelo número da turma acredito que você não tenha concluído o curso ainda. O conselho aqui é ir separando esses aportes no tesouro selic 2030 (para reserva de emergência e depois aportes) e finalizar o curso. Ao final do curso você terá mais conhecimento para poder definir as % da sua carteira e que ativos fazem sentido para ela. Um abraço.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Breno Tambuque disse:

Fala Breno, seja bem vindo ao barco!

Eu avalio teu objetivo como muito válido. Uma das vantagens dos investimentos é trazer dignidade e resultado do nosso sacrifício, num período onde possivelmente mais precisaremos dele né. Mas como bem observou nosso colega @Thiago M Borges (e como você se identificou como "recém nascido"), você está no início e ainda tem muito o que se aprender. Não quero te desestimular a usar a comunidade, mas vejo que o melhor é seguir a indicação de focar o dinheiro que receber agora no Tesouro Selic (para não fazer cagada e ainda ganhar um pouquinho) e ir fazendo o curso com o maior empenho.

Você vai ver que existem diversas maneiras de conseguir alcançar teu objetivo, além de talvez criar outros novos. Poderá ver que talvez não valha a pena investir 80% de tudo que ganha, talvez sem viver com dignidade nem poder oferecer isso para quem você ama, visando um futuro que nem temos como garantir que vá chegar.

Então, apesar de você não ter feito nenhuma pergunta direta, o que tenho pra dizer é: Você já fez uma ótima escolha vindo aqui, e acredito que agora é só dar tempo ao tempo e se empenhar no aprendizado. Daqui a algum tempo, volte aqui neste mesmo post e nos relate o que mudou neste período.

No mais, conte conosco.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Respondendo as dúvidas:

- não seria 80% da renda em um ativos. Eu quis dizer 80% do aporte mensal em ações e FIIs pagadoras de dividendos.

obrigado pelas dicas. Apesar da ansiedade em se expor logo na bolsa, é melhor esperar essas 8 semanas de curso, estudar bem e tirar o dinheiro da selic quando estiver mais seguro tecnicamente.

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado (edited)

Boa tarde! 

Então, como seu objetivo é construir o patrimônio, eu evitaria fii, teria um percentual muito pequeno, e quando fosse chegando perto da aposentadoria iria aumentando aos poucos...

Os fii não são ruins, mas eles promovem pouco crescimento quando comparado a ações que pagam bons dividendos, já que apesar da frequência ser menor, o crescimento é mais orgânico, o próprio lucro das empresas - ainda que algumas trabalhem com alavancagem/capital intensivo.

Os fii distribuem 95% do que ganham por semestre.

Logo, a necessidade de emissão de cotas/captação de recursos é maior - e você provavelmente será diluído, se não colocar mais dinheiro.

Teria um foco maior em ações pagadoras de dividendos, depois ETF (um IVV ou IVVB11, por exemplo), e o menor percentual em fii nessa fase. Em uma outra etapa, já mais perto de aproveitar a aposentadoria, poderia ir aumentando/direcionando o reinvestimento pra fii.

Gosto muito de fi infra, já que você pode vender as cotas com isenção, e também o qqqi11, que é tipo o ivvb11 (no sentido de que tem a valorização do índice + variação do dólar, porque eu sei que usam índices diferentes como referência; e o qqqi11 ainda paga dividendos mensais)

Editado por Thiago Cappi Da Cruz
  • Brabo 1
  • 0
Postado
25 minutes ago, Breno Tambuque disse:

Respondendo as dúvidas:

- não seria 80% da renda em um ativos. Eu quis dizer 80% do aporte mensal em ações e FIIs pagadoras de dividendos.

obrigado pelas dicas. Apesar da ansiedade em se expor logo na bolsa, é melhor esperar essas 8 semanas de curso, estudar bem e tirar o dinheiro da selic quando estiver mais seguro tecnicamente.

Excelente caminho! No início ficamos ansiosos mesmo, mas segue o plano sem pressa, as oportunidades estão sempre no mercado.
Estude o curso com calma, e o dinheiro que iria investir mantenha na Selic até terminar. No fim vc terá mais confiança e talvez até revise sua ideia de carteira ideal (que está com uma boa mentalidade, no meu ponto de vista).

No fim, o curso terá ferramentas que vão te ajudar a definir a carteira de acordo com seu perfil, vc vai ter o PIAR, e o Diagrama do Cerrado. Isso vai calibrar o risco ao teu perfil, e diminuir os vieses emocionais nos seus aportes.

Aproveite a jornada, e bem-vindo ao cardume!

• 0
Postado
7 minutes ago, Thiago Cappi Da Cruz disse:

Os fii distribuem 95% do que ganham por semestre.

Logo, a necessidade de emissão de cotas/captação de recursos é maior - e você provavelmente será diluído, se não colocar mais dinheiro.

Entendo que quando um FII emite cotas/capta recursos pra novas aquisições, há um aumento patrimonial (um prédio adquirido, por exemplo), e um aumento de renda (aluguel de um novo prédio). Nesse caso, imagino que o valor patrimonial e distribuição de renda por cota fique mais ou menos estável.

Ou esta lógica não se aplica?

• 0
Postado (edited)
9 minutes ago, Marissol Yuka Sato disse:

Entendo que quando um FII emite cotas/capta recursos pra novas aquisições, há um aumento patrimonial (um prédio adquirido, por exemplo), e um aumento de renda (aluguel de um novo prédio). Nesse caso, imagino que o valor patrimonial e distribuição de renda por cota fique mais ou menos estável.

Ou esta lógica não se aplica?

Se for um negócio bem feito a tendência é que aconteça sim um aumento no VP e uma manutenção e/ou aumento nos proventos...mas nem sempre essas movimentações são louváveis, muitas vezes, esses recursos não são bem alocados e os fundos podem acabar não obtendo ganhos.

E tbm para que o o Investidor se mantenha sem ser diluído é necessário que participe das subscrições ou compre as cotas no mercado secundário, aquela proporção a qual o mesmo tinha direito.

Editado por Jaimson Bispo
  • Brabo 1
  • 0
Postado
7 horas atrás, Breno Tambuque disse:

Fala, @Breno Tambuque.

Como membro da nova turma, seu primeiro teste de buy and hold vai ser não movimentar o seu patrimônio atual, não fazer decisões de investimentos e manter quaisquer valores que irá usar para aportes futuros no Tesouro Selic até terminar todas as aulas dos módulos principais.

Até lá, sua estratégia pode mudar bastante conforme for adquirindo novos conhecimentos sobre o tema.

Bem-vindo e bons estudos!

• Brabo 2
  • Criar novo...