Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia, estou no módulo 3 do curso (renda fixa). E na ultima aula, montagem da carteira eu fiquei com uma dúvida. Eu entendi a parte que ele disse sobre quando a SELIC está alta é uma boa hora de investir em CDB pré-fixado e CDB IPCA+. Que seria no cenário atual. No entanto, fiquei na dúvida do contrário. Quando a taxa SELIC estiver baixa qual seria um bom investimento?

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
7 minutes ago, Silvana Penteado Motta disse:

Bom dia, estou no módulo 3 do curso (renda fixa). E na ultima aula, montagem da carteira eu fiquei com uma dúvida. Eu entendi a parte que ele disse sobre quando a SELIC está alta é uma boa hora de investir em CDB pré-fixado e CDB IPCA+. Que seria no cenário atual. No entanto, fiquei na dúvida do contrário. Quando a taxa SELIC estiver baixa qual seria um bom investimento?

Os investimentos pós fixados, aqueles atrelados ao CDI, porque estarão oferecendo 130%, 140% do CDI ou CDI+X... já imaginando que o cenário vai se inverter e aí os títulos irão valorizar bastante.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Oi @Silvana Penteado Motta, tudo bem?

Quando a Selic estiver baixa, os títulos chamados de pós-fixados, ou seja, em que a rentabilidade final depende da variação de alguma taxa, geralmente o CDI, que é em média 0,1% menor que a Selic, são os mais vantajosos para o contrafluxo.

Isso porque, se a Selic está baixa, ela pode cair mais, contudo, com base no histórico do país e outros fatores, a mesma tem tendência a ser mais alta e subir. Logo, no médio prazo, se por exemplo a Selic está em 6%, em algum momento ela pode subir acima desse patamar novamente e assim você ganha na marcação a mercado ou com um % maior de rentabilidade.

Atualmente é possível encontrar CDBs pagando cerca de 112% do CDI, ou seja, atualmente equivale a 16,4% a.a.. Num cenário de Selic menor, você consegue encontrar CDBs que paguem 120, 130, até 140% do CDI, logo, quando a Selic sobe você tem uma rentabilidade maior. Quem comprou um CDB pós-fixado a 130% do CDI, por exemplo, atualmente está com uma rentabilidade atual de 19%. Esta é a diferença.

De forma simplificada:

Selic baixa -> melhor pós-fixados (atrelados ao CDI)
Selic alta -> melhor os pré-fixados (% fixa)
Inflação controlada (dentro da meta) -> melhor os pré-fixados + índice (IPCA+)

Espero ter ajudado, um abraço!

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Silvana Penteado Motta disse:

2 horas atrás, Silvana Penteado Motta disse:

Boa tarde, @Silvana Penteado Motta!

Apenas complementando nossos amigos.

Vou deixar um tópico como sugestão de leitura sobre o contrafluxo que irá mais a fundo inclusive com exemplos práticos sobre o melhor a se fazer em diferentes cenários de mercado.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Criar novo...