Jump to content
  • 0

Aula 2 Módulo 4 (Renda Variável)


Dione Sandra

Pergunta

Estudando o material (apostila) verifiquei uma situação que não fez muito sentido (pelo menos pra mim). A situação foi a seguinte: Na página 18 tem a pergunta: Observando os 2 ativos [oibr3 R$0,85 /ação; wege3 R$45,42 /ação], qual você diria que está mais barato? Em seguida há uma explicação ensinando que a avaliação não deve ser feita no valor de cada ação mas sim em quanto (\% da empresa) essa ação representa.
Então vem o exemplo que não fez sentido pra mim: Ao se adquirir R$1.000,00 em ações dessas empresas, qual o percentual de cada empresa seria possível comprar? Nas minhas contas, com R$1.000,00 consigo comprar: Opção 1: 22,016 ações da wege3, que representa 0,0000010\% da empresa Opção2: 1.176,47 ações da oibr3, que representa 0,0000198\% da empresa. Veja que com os mesmos R$1.000,00 consigo ter uma maior participação na oibr3 do que na wege3.

No material da aula a simulação é feita considerando a compra de 1.000 ações. 1.000 ações da wege3 representa uma participação de 0,000048\%. 1.000 ações da oibr3 representa uma participação de 0,000017\%. Só que para comprar 1.000 ações da wege3 eu precisaria investir R$45.420,00; E para comprar 1.000 ações da oibr3 eu precisaria investir R$850,00.
Aí ficou bastante confuso... Sei que existem outros parâmetros importantes para avaliar se vale a pena ou não ter uma empresa em carteira. Mas este exemplo, ao meu ver, não contribuiu muito.
Se eu estiver errada na forma como entendi, por favor me corrijam e me esclareçam por gentileza. Se não, fica a sugestão de revisarem essa parte da apostila do módulo 4.
Abraços
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Complementando a resposta do Flavio Prado, eu ainda analisaria outras questões. Por exemplo: 1- Comprar 2\% da Oi por 3x o que vale x comprar 1\% da Wege por metade do valor. (Olhar o P/VP) 2- Comprar 2\% da Oi para recuperar o que investiu em 30 anos x comprar 1\% da Wege para recuperar o que investiu em 3 anos. (Olhar o P/L) Só para não adentrar mais e te atrapalhar a raciocinar, existem uma série de indicadores que eu analisaria em conjunto para decidir o que está caro ou barato...
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...