Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde sardinhas, td tranqs? Bom finds pra noix 🤜🤛

Seguinte, atualmente na firma que eu trabalho a gente tem um programa de compra de ações (dedução máxima de até 10% do salário) que permite a compra de ações com um descontinho de 15%.

Eu já deveria lançar isso no diagrama? Pergunto pq no caso de uma compra de uma copel da vida me parece mais "correto" ter feito esse lançamento pq eu que fui lá e fiz análise e a compra. Mas, como nesse caso da firma isso é feito via fidelity e em um período determinado, eu não sei se seria correto lançar isso como aporte no diagrama.

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 24/05/2025 at 14:43, Gabriel Batista disse:

Seguinte, atualmente na firma que eu trabalho a gente tem um programa de compra de ações (dedução máxima de até 10% do salário) que permite a compra de ações com um descontinho de 15%.

Eu já deveria lançar isso no diagrama? Pergunto pq no caso de uma compra de uma copel da vida me parece mais "correto" ter feito esse lançamento pq eu que fui lá e fiz análise e a compra. Mas, como nesse caso da firma isso é feito via fidelity e em um período determinado, eu não sei se seria correto lançar isso como aporte no diagrama.

Boa tarde, @Gabriel Batista. Entendo que as ações façam parte do seu salário e não entrariam no Diagrama, pois iriam deixar ele desbalanceado e pesar na simulação dos aportes.

Agora, no orçamento doméstico, você pode escolher uma das abordagens:

1. Cadastrar como salário, o que fará com que as demais categorias aumentem também o valor, e considera o valor de ações como parte da categoria Liberdade Financeira.
  2. Desconsiderar, mas talvez precise diminuir o percentual de Liberdade Financeira, pois já tem as ações entrando no patrimônio. Ou considerar os 10% em ações de forma similar a uma "previdência", ou seja, uma parte do patrimônio que não entra no Diagrama.

Porém é interessante considerar a exposição na empresa que ele trabalha na hora de montar a estratégia da carteira mesmo assim. Por exemplo, se você trabalhar no Bradesco e ganhar essas ações, não faria sentido aumentar a exposição setorial aportando no Itaú.

• Brabo 1
  • 0
Postado
15 minutes ago, Gabriel Batista disse:

Essa firma seria é listada na bolsa? Acho que esse tipo de investimento é a parte. Pelo visto nem seguirá o diagrama para fazê-lo. 

• 0
Postado
19 minutes ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Pelo visto nem seguirá o diagrama para fazê-lo. 

Hmmmm saquei, só entraria se eu tivesse a titularidade igual e tivesse comprado nacional né?

O foda é que se eu sair da firma eu não mantenho as ações, teria que vender. Então no meu entendimento (até o momento) fica como um fundo de reserva daí.

• 0
Postado

@Bolívar Luiz Hmmmmm saquei, eu tava realmente pensando em "ignorar" esse valor mesmo. Fiz o teste adicionando no diagrama e zaralhou tudo igual vc comentou kkkkkkkkkkk.

2 horas atrás, Bolívar Luiz disse:

Por exemplo, se você trabalhar no Bradesco e ganhar essas ações, não faria sentido aumentar a exposição setorial aportando no Itaú.

Aqui vc explodiu minha cabeça, realmente não tem lógica nenhuma trampar em uma empresa e apostar na concorrente, mucho obrithanks.

• Brabo 1
  • Criar novo...