Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde Sardinhas,

tenho uma dúvida, ainda estou terminando o curso e talvez essa resposta esteja até nas aulas, mas gostaria de saber se quando eu começar meus aportes, vale a pena diversificar internacionalmente?

No final do curso meu aporte inicial será de 10 mil, e irei aportar 2 mil todos os meses, será que para uma carteira iniciante compensa ter essa diversificação internacional através de ETF´s ou vale a pena no inicio focar em ativos nacionais?

Obs: Não sei se no inicio compensa esse investimento internacional pelas taxas e tal, então gostaria da opinião de vocês.

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Felipe Ferreira#5762 disse:

Boa tarde Sardinhas,

tenho uma dúvida, ainda estou terminando o curso e talvez essa resposta esteja até nas aulas, mas gostaria de saber se quando eu começar meus aportes, vale a pena diversificar internacionalmente?

No final do curso meu aporte inicial será de 10 mil, e irei aportar 2 mil todos os meses, será que para uma carteira iniciante compensa ter essa diversificação internacional através de ETF´s ou vale a pena no inicio focar em ativos nacionais?

Obs: Não sei se no inicio compensa esse investimento internacional pelas taxas e tal, então gostaria da opinião de vocês.

Eu estou focando em apenas ações nacionais agora, depois vou começar a aportar em ETFs internacionais.

Ações nacionais já é um mundo novo para mim, mas pelo menos eu posso pesquisar sem fronteiras. Não tenho preguiça de estudar... agora internacional já vai ser coisa demais para a minha cabeça.

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Felipe Ferreira#5762 disse:

Boa tarde Sardinhas,

Fala Felipe, tudo bem?

O Raul comenta sobre iniciar os aportes no exterior quando tiver mais de 100k investido, mas eu acho que é mais pelo volume de dinheiro, pois quando você converte, R$ 600,00 vira US$ 100,00 e demora mais para chegar no fator piscicológico dos 100k. 

Se você não tiver esse problema ou montar uma planilha com tudo agrupado e em reais, não vejo problema.

Já tem a reserva de segurança? Isso sim é importante antes de investir lá fora.

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Felipe Ferreira#5762 disse:

Boa tarde Sardinhas,

Boa noite Felipe,

Seu aporte inicial foi igual ao meu 10k, e 2 mil mensais. Acho que depende do seu perfil. No meu caso é complemento de renda para aposentadoria daqui a 6 anos. Então comecei com  renda fixa e fundos imobiliários " consegui diversificar em 15 tipos de fundos para gerar a renda passiva e chegando nos 100K vou abrir a conta internacional para investir nos ETFS globais. Só para te dar um norte, com o decorrer das aulas vc achará seu melhor perfil.

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 minute ago, Vanessa Da Silva Dos Santos disse:

Boa noite Felipe,

Seu aporte inicial foi igual ao meu 10k, e 2 mil mensais. Acho que depende do seu perfil. No meu caso é complemento de renda para aposentadoria daqui a 6 anos. Então comecei com  renda fixa e fundos imobiliários " consegui diversificar em 15 tipos de fundos para gerar a renda passiva e chegando nos 100K vou abrir a conta internacional para investir nos ETFS globais. Só para te dar um norte, com o decorrer das aulas vc achará seu melhor perfil.

Ah, Felipe! E só para esclarecer só mais um pouquinho, eu sou da turma 34  comecei a investir somente em fevereiro de 2025 e já estou reinvestindo os dividendos dos fundos imobiliários, é pouco porém um começo que te motiva cada vez mais.

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Artur Barbosa disse:

Fala Felipe, tudo bem?

O Raul comenta sobre iniciar os aportes no exterior quando tiver mais de 100k investido, mas eu acho que é mais pelo volume de dinheiro, pois quando você converte, R$ 600,00 vira US$ 100,00 e demora mais para chegar no fator piscicológico dos 100k. 

Se você não tiver esse problema ou montar uma planilha com tudo agrupado e em reais, não vejo problema.

Não tenho esse problema dos 100k, minha questão mesmo é saber se no início isso faz diferença ou não pensando no longo prazo, mas penso em primeiro consolidar meu conhecimento no mercado nacional para depois investir mundo afora.

Quanto a minha reserva, já tenho sim, de qualquer forma muito obrigado.

• 0
Postado
1 hour ago, Vanessa Da Silva Dos Santos disse:

Boa noite Felipe,

Verdade, acho que no início irei focar mais nos ativos nacionais, consolidar o conhecimento no mercado nacional antes de investir lá fora, meus objetivos são pro longo prazo, então tenho tempo.

Muito obrigado.

• 0
Postado
1 hour ago, Vanessa Da Silva Dos Santos disse:

Ah, Felipe! E só para esclarecer só mais um pouquinho, eu sou da turma 34  comecei a investir somente em fevereiro de 2025 e já estou reinvestindo os dividendos dos fundos imobiliários, é pouco porém um começo que te motiva cada vez mais.

Não vejo a hora de começar a receber esses proventos, mesmo que os valores sejam pequenos, deve ser muito gratificante.

• 0
Postado
1 hora atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

Eu estou focando em apenas ações nacionais agora, depois vou começar a aportar em ETFs internacionais.

Ações nacionais já é um mundo novo para mim, mas pelo menos eu posso pesquisar sem fronteiras. Não tenho preguiça de estudar... agora internacional já vai ser coisa demais para a minha cabeça.

Verdade, acho que o melhor é consolidar o conhecimento no mercado nacional antes de se arriscar mundo afora.

Pra cima. 🚀🚀

• Brabo 1
  • 0
Postado

Repito o que o amigo disse acima!

E tambem depende um pouco do momento que voce esta na vida e seus planos, eu por estar um pouco mais velho primeiro montei um montante bem interessante em renda fixa e estou agora empurrando com forca no mercado exterior em ETFs... e aproveite pq esta em queda e agora eh a hora de comprar.

• 0
Postado
15 horas atrás, Felipe Ferreira#5762 disse:

Boa tarde Sardinhas,

Bom dia, @Felipe Ferreira#5762 !

Como disseram nossos amigos, investimentos internacionais valem a pena sim tanto para quesito de proteção patrimonial com parte de nosso patrimônio exposto em uma moeda que seja historicamente mais forte que o real como para diversificação o que gera mais proteção ao nosso patrimônio bem como pode ajudar nos ganhos.

No módulo 6 você compreenderá melhor sobre isso e verá mais a fundo o racional que nossos amigos comentaram sobre não fazer essa diversificação no começo. 

Imagino que você investirá por uns bons anos. Suponhamos que seja 20 anos com base no que você comentou sobre aporte inicial e mensal. Estamos falando então de pelo menos 240 aportes que você vai fazer ao longo do tempo, isso sem considerar que em dado momento patrimônio estará a um nível que o que você receberá de proventos necessitará de outro aporte. Podemos então dizer que no mínimo uns 400 aportes no total serão feitos. Sendo assim, esperar uns 3 anos (36 aportes mais ou menos) para depois começar a diversificar no exterior, não lhe impactaria de forma negativa.

Espero que ajude!

• Criar novo...