Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou com uma dúvida: meu pai estava querendo investir uma grana dele, e como estou finalizando a AUVP, ele me pediu para fazer as aplicações por ele pela minha conta no BTG/AUVP em breve (ele não quer ter a responsabilidade de administrar isso e me pediu se eu poderia, e concordei). Mas me surgiu o seguinte problema:

Vamos supor que faremos um investimento em um CDB pré-fixado rendendo 16%a.a. com vencimento em 2 anos. Ao final desses 2 anos, teremos um rendimento de R$17.280. Que após desconto de IR (15%), teremos um rendimento líquido de R$14.688. Ou seja, o IR já foi pago no próprio saque em minha conta (acredito que no próprio saque o valor do IR já é descontado, certo?). Porém, eu preciso transferir esse valor para a conta corrente do meu pai, não teremos mais problemas com isso? Como maior imposto de renda cobrado para ele quando for feita a declaração? Acabaríamos pagando 2 vezes IR ou é possível resolver isso de outras formas?

(estou começando o módulo adicional de IR da AUVP agora, mas acredito que não seja falado sobre isso, por ser uma situação mais específica, mas caso tenha, minha dúvida já será sanada)

Agradeço a todos!

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 25/05/2025 at 13:24, Misael Ribeiro Antunes disse:

Estou com uma dúvida: meu pai estava querendo investir uma grana dele, e como estou finalizando a AUVP, ele me pediu para fazer as aplicações por ele pela minha conta no BTG/AUVP em breve (ele não quer ter a responsabilidade de administrar isso e me pediu se eu poderia, e concordei). Mas me surgiu o seguinte problema:

Vamos supor que faremos um investimento em um CDB pré-fixado rendendo 16%a.a. com vencimento em 2 anos. Ao final desses 2 anos, teremos um rendimento de R$17.280. Que após desconto de IR (15%), teremos um rendimento líquido de R$14.688. Ou seja, o IR já foi pago no próprio saque em minha conta (acredito que no próprio saque o valor do IR já é descontado, certo?). Porém, eu preciso transferir esse valor para a conta corrente do meu pai, não teremos mais problemas com isso? Como maior imposto de renda cobrado para ele quando for feita a declaração? Acabaríamos pagando 2 vezes IR ou é possível resolver isso de outras formas?

(estou começando o módulo adicional de IR da AUVP agora, mas acredito que não seja falado sobre isso, por ser uma situação mais específica, mas caso tenha, minha dúvida já será sanada)

Agradeço a todos!

Boa tarde, @Misael Ribeiro Antunes, tudo bem? Apenas complementando nosso amigo @Rafael Antunes Teixeira Silva;

O principal risco é a discrepância patrimonial na declaração do seu pai. Mesmo que o IR do investimento já tenha sido retido na fonte, a Receita pode entender que o dinheiro era seu pois estava no seu nome e você doou o valor para seu pai ao transferir novamente pra ele. Isso pode gerar convocação para explicações.

O ideal é formalizar a origem do recurso, por meio de contrato ou empréstimo, lembrando que não pode por juros no empréstimo se não caracteriza crime (agiotagem), com isso você pode declarar normalmente no seu ir como patrimônio próprio na ficha de bens e direitos explicando tudo certinho.
Os rendimentos devem ser declarados no IR do seu pai e ele deve declarar o valor investido como uma aplicação feita por terceiros.

Forte abraço!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Misael Ribeiro Antunes disse:

Agradeço a todos!

Isso não é correto. Mas,  em geral, a receita não pega esse tipo de movimentação. Já transferi dinheiro pra minha mãe e irmã e elas pra mim e nunca aconteceu nada. Não sei como teria que se explicar na receita. Acho que um empréstimo sem juros seria uma justificativa porque doação paga imposto. 

• Me ajudou 1
  • Criar novo...