Jump to content

Pergunta

Postado

Fala Sardinhas, futuros sharks!

Estou criando situações hipotéticas para absorver melhor o conhecimento do curso, imaginando que uma pessoa tenha R$ 150.000,00 e uma expectativa de vida de 10 anos pela frente e vai utilizar esse valor inicial + rendimentos para viver de renda nesse período, nessa situação a necessidade é receber mais ou menos R$ 3000,00 mensais. Durante os três primeiros anos desses 10 não será preciso utilizar esse valor inicial e nem os rendimentos. Pensei em dividir da seguinte forma:

R$100.000,00 Educa+ 2028 -> Rende até 2028 (IPCA + 7..%) -> Recebe aportes mensais de 2028 até final 2032 ( O que exceder a renda iria reinvestir. Aplicar excedente até 2035)

R$ 50.000,00 CDBs -> Com vencimentos escalonados de 10mil  com os seguintes vencimentos (36;60;84;108;120) (Então a partir do terceiro ano teria 10mil + rendimentos para distribuir o uso ao longo dos meses e juntar com a renda do educa+)

Investimentos em renda variável foram desconsiderados nesse processo, por ser o único valor para garantir essa renda, então é preciso receber todos os meses e correr o mínimo dos riscos.

Se puderem contribuir com ideias agradeço!!!!

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Olá Felipe, tudo jóia ? Vou puxando o papo aqui pra somar com as informações que você compartilhou.

Minha primeira intenção é te fazer uma pergunta, essa pessoa hipotética possui uma reserva disponível fora esses 150K ? Caso tenha e cubra uns 8-10 meses do custo de vida ta blz, mas caso os 150K seja todo o volume de dinheiro que se tenha, te diria pra deixar provisionado em uma conta de um bancão para que em qualquer necessidade possa ser usado (Emergência não espera solicitar resgate de investimento nenhum).

17 horas atrás, Felipe Severo Almeida disse:

nessa situação a necessidade é receber mais ou menos R$ 3000,00 mensais

Outro ponto que gostaria de levantar, você informou que seria para uso em média de 10 anos, sendo 3K por mês, pegando pela expectativa de vida média que temos hoje, isso me faz crer que a pessoa tenha uma certa idade mais avançada, e como um pitaco, te diria para considerar uma margem de segurança mensal maior, como também provisionar um montante investido que possa ser resgatado em caso de necessidade, exemplo de procedimento cirúrgico, exames, internações e etc. Coisa que todos nós estamos expostos ao risco, ainda mais com uma idade mais avançada.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Boa noite, Janderson,

Tudo certo,

Primeiramente obrigado por compartilhar tua visão aqui nesse post.

Entendo essa questão da emergência por conta da idade avançada. Pelo que vi o investimento feito no Educa+ pode ser resgatado, tem taxas e pode sofrer marcação a mercado como outros investimentos feitos em IPCA+ do tesouro. Vou levar em consideração em ter parte desse patrimônio de forma mais acessível, uma alternativa seria diminuir a distância entre os CDB's, então teria esses montantes dos R$ 10.000,00 sendo recebidos até a metade do período por exemplo, formando um caixa e poderia utilizar essa parte para já reinvestir em investimentos de renda fixa que sejam de retirada imediata e fácil. 

• 0
Postado
On 25/05/2025 at 17:43, Felipe Severo Almeida disse:

Estou criando situações hipotéticas para absorver melhor o conhecimento do curso, imaginando que uma pessoa tenha R$ 150.000,00 e uma expectativa de vida de 10 anos pela frente e vai utilizar esse valor inicial + rendimentos para viver de renda nesse período, nessa situação a necessidade é receber mais ou menos R$ 3000,00 mensais. Durante os três primeiros anos desses 10 não será preciso utilizar esse valor inicial e nem os rendimentos. Pensei em dividir da seguinte forma:

R$100.000,00 Educa+ 2028 -> Rende até 2028 (IPCA + 7..%) -> Recebe aportes mensais de 2028 até final 2032 ( O que exceder a renda iria reinvestir. Aplicar excedente até 2035)

R$ 50.000,00 CDBs -> Com vencimentos escalonados de 10mil  com os seguintes vencimentos (36;60;84;108;120) (Então a partir do terceiro ano teria 10mil + rendimentos para distribuir o uso ao longo dos meses e juntar com a renda do educa+)

Investimentos em renda variável foram desconsiderados nesse processo, por ser o único valor para garantir essa renda, então é preciso receber todos os meses e correr o mínimo dos riscos.

R$3mil com R$150mil também acho meio apertado, mas com a alta taxa de juros e ignorando a inflação não é impossível. Essa pessoa não aportaria nada mensalmente? E nem se aventuraria num FIIzinho? rs

• 0
Postado
On 25/05/2025 at 17:43, Felipe Severo Almeida disse:

• 0
Postado
On 26/05/2025 at 18:37, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Fiz uma conta rápida aqui e me pareceu inviável retirar 3 mil de renda mensal de 150 mil por 10 anos. Não dá pra metade desse tempo. 

Boa noite, Rafael,

Então a ideia é que dentro desses 10 anos, por 3 anos esse dinheiro vai ficar investido sem ser utilizado e sem aportes mensais. E ele começará a ser utilizado a partir do 4°ano e ao longo do tempo o montante inicial também será utilizado resultando em R$ 0,00 no final do período. Pelas contas que fiz com a taxa que temos hoje de renda fixa é possível tirar mais ou menos uns R$ 2500,00 nesse período. Ou seja, a pessoa não deve viver apenas dos rendimentos desse dinheiro, mas também do próprio montante inicial.

Vou fazer essa conta de maneira mais precisa em um excel considerando taxas atuais para verificar a viabilidade, postarei aqui para vocês.

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Bolívar Luiz disse:

R$3mil com R$150mil também acho meio apertado, mas com a alta taxa de juros e ignorando a inflação não é impossível. Essa pessoa não aportaria nada mensalmente? E nem se aventuraria num FIIzinho? rs

Salve Bolivar,

Então, gostaria de incluir um FIIzinho, mas e se os dividendos pararem de pingar ?  dinheiro já é curto, aí complica heheheh

• 0
Postado
On 25/05/2025 at 16:43, Felipe Severo Almeida disse:

Eu não sei qual sua ideia, mas vou dar um pitaco aqui.

Primeiro, nos dias de HOJE, qual o custo BASICO de vida da pessoa? Esse numero x12, e deixaria o dinheiro aumentando sem mexer nisso.

Dessa resultado do pegaria 50k - CUSTO FIXO = O RESULTADO, faria investimento em LCI/LCA 30,60,90,120 e ficaria reinvestindo e paz.

Os 100k, colocaria em IPCA+ o mais próximo, e depois reinvestiria no próximo IPCA+.

E asssim, não sei o cenário, mas a ideia seria deixar o dinheiro mais "liquido" possível.

• 0
Postado

Fala Rapaziada, fiz a conta:

Considerei 3 anos parados rendendo SELIC 14,75% - IPCA (5%) = 9,75%, não descontei alíquota IR.

Para fins de rendimento do dinheiro que está sendo usufruido considerei uma taxa de 7% e descontei os 15% do IR multiplicando.

Deu para tirar R$ 2877,18 até lá corrigidos de inflação e descontado da alíquota.

Considerando possíveis percalços do caminho, acho que os R$ 2500,00 é atingível.

image.png.964d1ebd382ecc1ab919b2cc6973626b.png

• Criar novo...