Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite, pessoal. Hoje, na parte de renda fixa da minha carteira, tenho apenas Tesouro Selic. Como faço aportes mensais com um valor baixo, gostaria de saber qual seria a melhor forma de começar a investir em outros tipos de títulos, como o Tesouro Prefixado ou o Tesouro IPCA+. Devo fazer esses aportes com o valor mensal disponível ou seria melhor vender parte do que tenho no Tesouro Selic para montar uma posição maior em outro título? Estou pensando em aproveitar o atual patamar da Selic para garantir uma rentabilidade mais atrativa no caso de uma possível queda futura da taxa, investindo em algum título prefixado. Ou até mesmo vender parte do Tesouro Selic para investir em LCI ou LCA. O que vocês acham? Faz sentido?

• Brabo 1

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 minute ago, Luiz Otaviano De Moraes Almeida disse:

Boa noite, pessoal. Hoje, na parte de renda fixa da minha carteira, tenho apenas Tesouro Selic. Como faço aportes mensais com um valor baixo, gostaria de saber qual seria a melhor forma de começar a investir em outros tipos de títulos, como o Tesouro Prefixado ou o Tesouro IPCA+. Devo fazer esses aportes com o valor mensal disponível ou seria melhor vender parte do que tenho no Tesouro Selic para montar uma posição maior em outro título? Estou pensando em aproveitar o atual patamar da Selic para garantir uma rentabilidade mais atrativa no caso de uma possível queda futura da taxa, investindo em algum título prefixado. Ou até mesmo vender parte do Tesouro Selic para investir em LCI ou LCA. O que vocês acham? Faz sentido?

Diversificar em renda fixa é tão importante quanto qualquer outra diversificação na minha opinião. Diferentes títulos, diferentes vencimentos e diferentes indexadores.

No seu caso, o bom é que no TS está seguro e repondo a taxa básica de juros.

Eu diria pra vc ir gradativamente redestribuindo do TS para outros investimentos. Acredito que estamos num bom momento pra pré-fixados e IPCA, mas isso é uma análise que vc precisa fazer por si mesmo.

Tesouro IPCA >= 7% é oportunidade que não temos toda hora, assim como pré-fixados acima de 18%

Mas vai sem pressa, e lembre-se que investimento, mesmo em RF, é dinheiro que vc  não deveria precisar mexer.

• Brabo 2
  • 0
Postado
Just now, Francisco Vianna disse:

Diversificar em renda fixa é tão importante quanto qualquer outra diversificação na minha opinião. Diferentes títulos, diferentes vencimentos e diferentes indexadores.

No seu caso, o bom é que no TS está seguro e repondo a taxa básica de juros.

Eu diria pra vc ir gradativamente redestribuindo do TS para outros investimentos. Acredito que estamos num bom momento pra pré-fixados e IPCA, mas isso é uma análise que vc precisa fazer por si mesmo.

Tesouro IPCA >= 7% é oportunidade que não temos toda hora, assim como pré-fixados acima de 18%

Mas vai sem pressa, e lembre-se que investimento, mesmo em RF, é dinheiro que vc  não deveria precisar mexer.

Só complementando: investir em dívida de modo geral está bem rentável nesse momento. Mas precisamos  ser cautelosos com a qualidade da empresa que está contraindo essa dívida.

Essa é a vantagem do Tesouro, né? É o risco do Brasil quebrar.

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

Boa noite @Luiz Otaviano De Moraes Almeida

Eu não sei se você conclui o curso ou está querendo apenas um ponto de vista geral.

Então deixo aqui a indicação de ir no módulo da renda fixa para se aprofundar mais.

Dito isso, a sua pergunta é uma dúvida que muitos tem.

Com a taxa selic em 14,75 é sim um bom momento para diversificar a carteira e aportar em títulos pré fixados.

Mas como você mencionou que grande parte da sua renda fixa está no Tesouro Selic, indica que você tem a possibilidade de qualquer momento poder resgatar o seu dinheiro.

Se  resgatar o tesouro selic para aportar em um pré fixado você ficaria confortável com esse investimento,  ou por acaso iria precisar desse dinheiro.

Se conseguir responder essas perguntas, então acredito que saberá decidir com qual dinheiro irá se posicionar nos títulos pré fixados.

Aportes mensais (está inseguro de resgatar o selic)

Resgate do tesouro selic ( está bem fundamentado e preparado)

Editado por Elcimar Guimarães
  • Brabo 3
  • 0
Postado
8 minutes ago, Elcimar Guimarães disse:

Boa noite @Luiz Otaviano De Moraes Almeida

Eu não sei se você conclui o curso ou está querendo apenas um ponto de vista geral.

Então deixoa aqui a indicação de ir no módulo da renda fixa para se aprofundar mais.

Dito isso, a sua pergunta é uma dúvida que muitos tem.

Com a taxa selic em 14,75 é sim um bom momento para diversificar a carteira e aportar em títulos pré fixados.

Mas como você mencionou que grande parte da sua renda fixa está no Tesouro Selic, indica que você tem a possibilidade de qualquer momento poder resgatar o seu dinheiro.

Se  resgatar o tesouro selic para aportar em um pré fixado você ficaria confortável com esse investimento,  ou por acaso iria precisar desse dinheiro.

Se conseguir responder essas perguntas, então acredito que saberá decidir com qual dinheiro irá se posicionar nos títulos pré fixados.

Aportes mensais (está inseguro de resgatar o selic)

Resgate do tesouro selic ( está bem fundamentado e preparado)

Eu já terminei o curso, e agora preciso de mais uma dica geral. Na verdade, esse dinheiro que separei para investir não será necessário para uso. Minha reflexão agora é sobre em qual título aportar, pois vejo que temos boas oportunidades na renda fixa (pré-fixados e atrelados ao IPCA) que não aparecem o tempo todo. Por isso, queria aproveitar o momento, mas estou em dúvida se devo fazer isso com os aportes mensais ou se vendo os títulos do Tesouro Selic para realizar esse aporte.

• 0
Postado
8 horas atrás, Luiz Otaviano De Moraes Almeida disse:

Oi Luiz,

Você pode aproveitar esse momento de juros altos para começar a construir uma base diversificada na renda fixa sem necessariamente precisar vender sua posição no Tesouro Selic - lembrando que se for reserva de emergência você não deve vender de jeito algum.

Uma boa estratégia pode ser usar os aportes mensais futuros para criar, aos poucos, posições em Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+. Assim, você aproveita os patamares atrativos dessas taxas sem abrir mão da segurança e liquidez imediata que o Selic oferece. Além disso, diversificar por tipo de indexador (Selic, IPCA e prefixado) é uma forma de reduzir o risco de estar “apostando” demais em apenas um cenário econômico.

Se, no entanto, sua reserva Selic já está mais robusta (por exemplo, maior que seis meses de despesas), aí sim pode fazer sentido realocar uma parte para títulos com vencimento mais longo - ou até para LCIs e LCAs, desde que respeitem o vencimento planejado. Mas lembre: o foco desses papéis é retorno, e não liquidez. Avalie sempre se o prazo do título está alinhado ao seu planejamento financeiro.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • 0
Postado
12 horas atrás, Luiz Otaviano De Moraes Almeida disse:

Eu já terminei o curso, e agora preciso de mais uma dica geral. Na verdade, esse dinheiro que separei para investir não será necessário para uso. Minha reflexão agora é sobre em qual título aportar, pois vejo que temos boas oportunidades na renda fixa (pré-fixados e atrelados ao IPCA) que não aparecem o tempo todo. Por isso, queria aproveitar o momento, mas estou em dúvida se devo fazer isso com os aportes mensais ou se vendo os títulos do Tesouro Selic para realizar esse aporte.

@Luiz Otaviano De Moraes Almeida

Entendi a situação.

Que boa que você já concluiu o Curso da AUVP. 

Meus Parabéns!🏆

Então,  o momento realmente está ótimo para se posicionar em um pré fixado.

Um exemplo, mas não é  indicação.

Se você, se posicionar em uma LCA  Pré-fixado a 13,2%  a.a com resgate para 2028, você ficará 3 anos com uma ótima rentabilidade.

Se for entrar em um título mais longo, tipo 2031 tem pessoas que estão escolhendo o CDB do Banco Master de 19% a.a e o Tesouro pré fixado.

Mas cabe a você avaliar os riscos!

Também é bom você fazer o cálculo para saber qual o título está rendendo mais por determinado período de tempo.

Vou deixar aqui um vídeo do Raul onde ele ensina como fazer a comparação e o cálculo.

Espero ter ajudado.

• 0
Postado
On 25/05/2025 at 20:06, Luiz Otaviano De Moraes Almeida disse:

Boa tarde, @Luiz Otaviano De Moraes Almeida.

Apenas complementando nossos colegas;

Primeiramente, antes de começar esse movimento vale a pena dar uma revisada no módulo 3. Desde a sua turma, ele foi atualizado e ficou muito bom.

Nesse momento, acho muito interessante a ideia procurar títulos prefixados ou IPCA+ por conta do contrafluxo. Na minha opinião, o Tesouro Selic, LCIs e LCAs são melhores para objetivos de curto ou médio prazo. No caso do Tesouro Selic, vale lembrar que ele também serve para aportar parte da reserva de emergência e que o contrafluxo não funciona nele. 

Não vou recomendar que você faça movimentações de compra ou venda. Vale a pena analisar o tanto que o Selic está representando do seu patrimônio, entrar na corretora por uns dias para ver as ofertas que estão sendo feitas no mercado e o quanto elas lhe renderiam, entender se essa realocação (se for fazer) tenha de ser feita em renda fixa ou variável conforme suas metas do Diagrama e seu perfil de investidor, etc.

• Criar novo...