Jump to content

Pergunta

Postado

Acabei de finalizar a aula de marcação a mercado e achei MUITO INTERESSANTE e fiquei bastante animado, ainda mais tendo em vista que nesse exato momento, seria uma excelente oportunidade para comprar títulos para fazer a marcação no futuro (tendo em vista todas as taxas de juros muito infladas). Dito isso, fiquei pensando, tem algum título que pode ser considerado melhor que outro quando o assunto é a marcação a mercado? Prefixados normais? IPCA+? Tesouro SELIC?

• Brabo 1

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
4 horas atrás, Igor Mendonça Melo disse:

Obrigado pela resposta Eddy! Me tira uma curiosidade sobre essa parte de achar um outro título para reinvestir o dinheiro após fazer a marcação; Pela sua experiência e pelo que voce ja viu, podemos dizer que achar um outro título, é uma coisa facil? ou seria quase uma exceção a regra e são raríssimas as vezes que isso acontece?

Oi de novo, Igor,

Olha, vou dar o meu pitaco aqui, rsrsrs.

Eu acho que a resposta mais honesta é: não, não é fácil encontrar outro título com rentabilidade líquida superior após uma marcação a mercado vantajosa. Isso pode até acontecer, mas está mais para exceção do que para regra, especialmente em um ambiente de queda de juros, que é justamente quando os títulos prefixados se valorizam mais.

Pensa assim: se o seu título prefixado valorizou via marcação a mercado, provavelmente foi porque a taxa de juros do mercado caiu. E se a taxa caiu, isso quer dizer que os novos investimentos disponíveis nesse momento também estarão pagando menos. Ou seja, você até realiza um ganho antecipado, mas tem que aceitar taxas mais baixas para reaplicar o dinheiro - o que pode comprometer o efeito dos juros compostos no longo prazo.

Agora, em momentos muito específicos, como choques de mercado, desalinhamentos temporários entre ativos ou oportunidades em crédito privado com prêmios de risco maiores (e bem avaliados), pode até surgir algo melhor. Mas isso exige olhar constante, sangue-frio, análise de risco e, muitas vezes, um apetite maior por volatilidade.

Em resumo: é possível, mas raro. Por isso, no contexto de um investidor que busca previsibilidade e acúmulo consistente (como é comum no buy and hold), o mais prudente costuma ser manter o título até o vencimento - salvo se houver um motivo estratégico muito claro para a venda.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 1
Postado
42 minutes ago, Igor Mendonça Melo disse:

Acabei de finalizar a aula de marcação a mercado e achei MUITO INTERESSANTE e fiquei bastante animado, ainda mais tendo em vista que nesse exato momento, seria uma excelente oportunidade para comprar títulos para fazer a marcação no futuro (tendo em vista todas as taxas de juros muito infladas). Dito isso, fiquei pensando, tem algum título que pode ser considerado melhor que outro quando o assunto é a marcação a mercado? Prefixados normais? IPCA+? Tesouro SELIC?

Boa tarde, @Igor Mendonça Melo !

Acho interessante revermos alguns conceitos antes.

Primeiro. Tesouro Selic não sofre da marcação a mercado. Na prática, ele até sobre mas é uma variação mínima e corrigida diariamente. Sabe quando aportamos e tem aquele deságio, aquele percentual de 0 vírgula alguma coisa? É em cima disso que a marcação varia e ela é corrigida diariamente. Como é uma movimentação muito pequena, acabamos dizendo para simplificar que este título não tem marcação.

Segundo. Investir em um título pensando em fazer marcação especificamente não tem sentido. A começar que normalmente temos um entendimento errado sobre a marcação onde achamos que vamos ganhar dinheiro. Mas a verdade é que vamos antecipar e não necessariamente ganhar. Tem um alinha tênue aqui de diferença.

Terceiro e puxando um gancho com o segundo ponto. Para uma marcação ser efetiva, além de anteciparmos este valor o ideal é reinvestir o mesmo a uma taxa que seja maior do que se levássemos o títulos ao vencimento. Por exemplo: imagine que eu tenha um Tesouro Prefixado a 16%a.a. e consigo fazer uma marcação nele 1 ano antes do vencimento. Se eu resgatar esse valor e reaplicar a um CDB a uma taxa de 14%a.a. percebe que meu dinheiro agora vai render menos? Isso desacelera o efeito dos juros compostos. Seria ideal então deixar o título rendendo 16% até o vencimento para eu receber essa taxa contratada. Então é necessário avaliar se há de fato coerência em se realizar a marcação.

Em renda fixa, vamos sempre investir pensando no contrafluxo. Vamos entender a marcação a mercado como um bônus que eventualmente podemos ter, como uma carta na manga. Mas não que iremos de fato investir para querer usar essa carta.

E por fim, a marcação a mercado tem mais chances de acontecer em títulos mais longo. Quanto maior o prazo, mais chances de se ter janelas para marcação e maiores poderão ser as curvas da marcação.

Espero que ajude!

• Brabo 3
  • 1
Postado (edited)
12 horas atrás, Igor Mendonça Melo disse:

Oi Igor,

Para quem realmente quer explorar oportunidades com marcação a mercado, o melhor tipo de título são os Tesouro IPCA+ e os Tesouro Prefixado com prazos longos. Isso porque eles são os mais sensíveis à oscilação das taxas de juros. Quando as taxas caem, esses títulos sobem de valor de forma mais expressiva. Essa volatilidade maior é justamente o que pode gerar um bom ganho com marcação - desde que você venda o título antes do vencimento em um momento favorável.

No entanto, esse potencial vem com um aviso importante: o movimento do mercado precisa jogar a seu favor. Por isso, o ideal é sempre ter uma estratégia clara e, se possível, usar esse recurso como uma forma de antecipação inteligente e não como principal objetivo do investimento. Ao mirar apenas o ganho via marcação, o investidor se expõe ao risco de precisar resgatar em um momento de alta nas taxas - o que gera prejuízo. Então, sim, dá para considerar títulos IPCA+ longos como os mais adequados para marcação, mas o foco principal deve ser a estratégia de longo prazo.

Porém, apesar dessas possibilidades, vou ressaltar o que o Eddy já disse: investir em um título pensando em fazer marcação especificamente não tem sentido. O investidor não deve iniciar os investimentos no Tesouro pensando em fazer a marcação porque esse não é o objetivo deste tipo de investimento devido às contas que o Eddy já mostrou. Veja de maneira prática com os números que o Eddy sugeriu:

Imagine que uma pessoa investiu R$ 1.000 em um Tesouro Prefixado com taxa de 16% ao ano e vencimento em dois anos. Isso significa que, se ela deixasse o título até o vencimento, ela receberia R$ 1.000 × (1 + 0,16)² = R$ 1.345,60 no final do segundo ano. No entanto, após um ano, as taxas de juros de mercado caíram e esse título passou a valer mais devido à marcação a mercado. Suponha que, com essa valorização, o título agora pode ser vendido por R$ 1.160. A pessoa decide vender o título e, em vez de deixar o dinheiro parado, reinveste os R$ 1.160 em um CDB que paga 14% ao ano. No final do segundo ano, esse novo investimento renderá R$ 1.160 × (1 + 0,14) = R$ 1.322,40. Note que isso é menos do que os R$ 1.345,60 que ela teria recebido se tivesse mantido o título original até o vencimento. Ou seja, mesmo com a valorização antecipada via marcação a mercado, o reinvestimento em uma taxa menor fez com que o efeito dos juros compostos fosse reduzido. Por isso, a decisão de vender antes do vencimento precisa ser avaliada com cuidado: nem sempre antecipar os ganhos é vantajoso no longo prazo.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus P S
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 1
Postado
59 minutes ago, Iago César Ferreira Chaves disse:

Bom dia, Matheus
Aproveitando que você está bem engajado no assunto, quero tirar uma dúvida:
O Renda+ é um título idexado ao IPCA, porém voltado à aposentadoria e com vencimento mais longo. Esse título, assim como o IPCA+, sofre de marcação a mercado? É possível vendê-lo antes do prazo da mesma forma que o título IPCA+ é vendido? Se sim, seria interessante a compra do Renda+ para aproveitar a longa janela que você terá para fazer a marcação a mercado?

Bom dia, @Iago César Ferreira Chaves !

Sim, o Tesouro Renda+ tem marcação a mercado pois não passa de um Tesouro IPCA+ com condições de pagamento de juros após um período de tempo.

Só que investir nele ou em qualquer outro título apenas para fazer tentar uma marcação a mercado, não tem sentido. Marcação a mercado é uma antecipação de rentabilidade. Ou seja, é reaver um dinheiro antes da hora. Mas um ponto que normalmente as pessoas entendem da marcação é que dá pra ganhar mais dinheiro do que se levar o título até o vencimento e isso não é verdade. O título tem valor final de vencimento e lá você receberá a taxa contratada no momento da aplicação. Apenas para elucidar melhor, tomemos como exemplo um Tesouro Prefixado:

Comprei um título prefixado hoje a R$600 e daqui a 4 anos no vencimento ele irá valer R$1.000. Na teoria, no primeiro ano meu título estaria valendo R$700, no segundo R$800, no terceiro R$900 e no quarto e último que o vencimento será R$1.000.

Vamos imaginar que no segundo ano onde o título deveria já estar acumulado em R$800, dado a marcação a mercado ele está em R$900. Veja que estamos antecipando em 1 ano o valor de R$900. Esse é o efeito da marcação que podemos ter que além do valor é uma antecipação de rentabilidade. JAMAIS receberei um valor superior ao do vencimento antes do prazo.

Além disso tem um efeito do reinvestimento do valor. Suponha que este título que eu investi no exemplo acima foi de 15%a.a. (percentual fictício). Se eu levar o título até o vencimento, é essa taxa de 15% que eu recebei. Se eu resgatar antes, qual seria o sentido de investir a uma taxa menor do que 15%? Nenhum. Eu estaria apenas realocando meu capital para render menos. Seria melhor deixar o dinheiro lá parado rendendo em cima da taxa contratada. A marcação só fará sentido se você antecipar a rentabilidade e junto disso reaplicar o dinheiro a uma rentabilidade maior para seguir fazendo com que os juros compostos trabalhem de forma mais eificnete.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Obrigado pela resposta Eddy! Me tira uma curiosidade sobre essa parte de achar um outro título para reinvestir o dinheiro após fazer a marcação; Pela sua experiência e pelo que voce ja viu, podemos dizer que achar um outro título, é uma coisa facil? ou seria quase uma exceção a regra e são raríssimas as vezes que isso acontece?

• Brabo 1
  • 0
Postado

@Matheus P S

Bom dia, pode me tirar uma dúvida que deu um nó na minha cabeça, como a Taxa Selic interfere em um título pré-fixado ?

E qual é a diferença entre um pré-fixado e um Tesouro Selic? Se a mesma taxa altera o valor dos dois ?

Não sei nem se consegui explicar minha dúvida kkkk Na minha cabeça um pré-fixado teria que manter a rentabilidade, tendo em vista que ele "não está indexado a nada"

• Brabo 1
  • 0
Postado
18 horas atrás, Vinicius Barcelos Gonçalves Ghannoum disse:

@Matheus P S

Bom dia, pode me tirar uma dúvida que deu um nó na minha cabeça, como a Taxa Selic interfere em um título pré-fixado ?

E qual é a diferença entre um pré-fixado e um Tesouro Selic? Se a mesma taxa altera o valor dos dois ?

Não sei nem se consegui explicar minha dúvida kkkk Na minha cabeça um pré-fixado teria que manter a rentabilidade, tendo em vista que ele "não está indexado a nada"

Oi Vinicius,

Sua dúvida está muito bem colocada - e é mais comum do que parece.

Apesar do nome “pré-fixado” indicar uma taxa fixa até o vencimento (ex: 11% ao ano), o valor de mercado desse título flutua diariamente conforme as expectativas de juros, principalmente da Selic. Isso ocorre devido ao mecanismo chamado marcação a mercado.

Se a Selic sobe após você ter comprado o título, os novos títulos emitidos terão uma taxa maior para atrair compradores. Resultado? O seu título, com taxa menor, perde valor se for vendido antes do vencimento. O contrário também é verdadeiro: se a Selic cai, seu título “velho” se valoriza, porque paga mais que os novos.

Ou seja: o rendimento só é garantido se você carregar até o vencimento. Antes disso, o preço de compra e venda no mercado secundário oscila com a Selic e expectativas econômicas.

E qual a diferença entre Tesouro Selic e um título pré-fixado?

• Tesouro Selic: é pós-fixado, rendendo Selic + um pequeno adicional fixo. Ele é muito estável e não sofre grandes variações com a marcação a mercado, a não ser que você retire nos primeiros 30 dias ou em momentos de estresse de mercado. É ideal para reserva de emergência e curto prazo.
  • Tesouro Pré-fixado: tem rentabilidade fixa no vencimento, mas pode oscilar muito antes disso, como te mostrei acima. É mais arriscado no curto prazo e indicado apenas quando você sabe que vai manter o investimento até a data final.

Você está certo em dizer que o título pré-fixado não é indexado à Selic diretamente, mas o preço dele oscila no mercado por causa da Selic, sim. Isso afeta apenas quem vende antes do prazo. É por isso que mesmo um título "travado" pode parecer volátil.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
1 hora atrás, Dyemerson Pereira Da Paz disse:

Bom dia

Aproveitando  o assunto tenho uma dúvida  tb

Quero fazer um tesouro selic para 2035, consigo retirar este investimento antes por ex: estamos em 2025 e ano q vem depois de 12 meses eu precise tirar

Vou ter o rendimento  normal sem perdas?

Oi Dyemerson,

Se você estiver falando em Tesouro Selic, sim, você pode retirar quando quiser. Você terá o rendimento anualizado da taxa Selic até o momento em que retirar o dinheiro. Mas lembre-se de que você irá pagar o imposto de renda conforme a tabela regressiva.

Já para o Tesouro IPCA+ ou Prefixado, valem as considerações feitas acima sobre marcação a mercado.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus P S
  • Brabo 1
  • 0
Postado
4 horas atrás, Matheus P S disse:

Oi Dyemerson,

Se você estiver falando em Tesouro Selic, sim, você pode retirar quando quiser. Você terá o rendimento anualizado da taxa Selic até o momento em que retirar o dinheiro. Mas lembre-se de que você irá pagar o imposto de renda conforme a tabela regressiva.

Já para o Tesouro IPCA+ ou Prefixado, valem as considerações feitas acima sobre marcação a mercado.

Espero ter ajudado!

Bom dia, Matheus
O Renda+ é um título idexado ao IPCA, porém voltado à aposentadoria e com vencimento mais longo. Esse título, assim como o IPCA+, sofre de marcação a mercado? É possível vendê-lo antes do prazo da mesma forma que o título IPCA+ é vendido? Se sim, seria interessante a compra do Renda+ para aproveitar a longa janela que você terá para fazer a marcação a mercado?

• Brabo 1
  • 0
Postado
4 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Além disso tem um efeito do reinvestimento do valor. Suponha que este título que eu investi no exemplo acima foi de 15%a.a. (percentual fictício). Se eu levar o título até o vencimento, é essa taxa de 15% que eu recebei. Se eu resgatar antes, qual seria o sentido de investir a uma taxa menor do que 15%? Nenhum. Eu estaria apenas realocando meu capital para render menos. Seria melhor deixar o dinheiro lá parado rendendo em cima da taxa contratada. A marcação só fará sentido se você antecipar a rentabilidade e junto disso reaplicar o dinheiro a uma rentabilidade maior para seguir fazendo com que os juros compostos trabalhem de forma mais eificnete.

Explicação perfeita Eddy. Só pra resumir: você só vai "ganhar" com marcação a mercado se os juros abaixar. Mas ao vender você tera um dinheiro que não terá investimento melhor do que o que vc acabou de sair (salvo exceções e distorções de mercado). O que vc "ganhou" ao final renderia mais se ficasse esse ano a mais nos juros antigos.

• Brabo 2
  • 0
Postado
42 minutes ago, Juliano Batistela Nicoletti disse:

Explicação perfeita Eddy. Só pra resumir: você só vai "ganhar" com marcação a mercado se os juros abaixar. Mas ao vender você tera um dinheiro que não terá investimento melhor do que o que vc acabou de sair (salvo exceções e distorções de mercado). O que vc "ganhou" ao final renderia mais se ficasse esse ano a mais nos juros antigos.

@Juliano Batistela Nicoletti é isso mesmo!

Por isso é importante frisar que o ganho com a marcação a mercado é uma antecipação. Ou seja, estamos reavendo um valor antes do prazo previsto que de qualquer forma iríamos ganhar. Se no ato dessa antecipação tiver investimentos que paguem mais, aí vale a pena sacar pois além de anteciparmos já uma parte da rentabilidade contratada, ainda vamos fazer o dinheiro render mais!

• Brabo 1
  • 0
Postado
16 horas atrás, Iago César Ferreira Chaves disse:

Bom dia, Matheus

Oi Iago,

Exato, o Renda+ é um IPCA+ para bem longo prazo.

Eu, pessoalmente, acho que comprar títulos IPCA+ ou Prefixado visando a marcação a mercado não é um bom ponto de partida, já que isso é contar com a sorte - além das contas, que precisam bater direitinho, como expliquei acima. Mas claro, é a minha visão, e cada investidor tem a sua hehehe.

Dito isso, sim, o Tesouro Renda+ é um título que sofre marcação a mercado da mesma forma que o Tesouro IPCA+. Ambos são corrigidos pelo IPCA e têm uma taxa prefixada que define sua rentabilidade real. Isso significa que o preço do título no mercado secundário pode oscilar antes do vencimento, de acordo com as mudanças na taxa de juros do mercado.

Além disso, o Renda+ também pode ser vendido antes do vencimento, como qualquer outro título do Tesouro Direto. A liquidez é garantida pelo próprio Tesouro Nacional, que recompra os títulos diariamente. Essa característica permite sim a realização de lucros por marcação a mercado, especialmente em cenários de queda das taxas de juros - o que aumenta o valor de mercado do título.

Por ser um título voltado à aposentadoria, com vencimentos mais longos e pagamentos mensais na fase de usufruto, ele pode ser vantajoso para quem busca planejar fluxos de caixa futuros ou aproveitar essas janelas para antecipar ganhos em caso de queda da taxa real oferecida no mercado. Porém, o investimento nesse título com foco apenas na marcação a mercado exige atenção à volatilidade e ao custo de oportunidade, como comentei acima, já que o prazo é longo e o valor de venda pode variar bastante no curto prazo.

Espero ter ajudado!

• Criar novo...