Dayse Bezerra Postado Terça-feira às 20:08 Postado Terça-feira às 20:08 Boa tarde pessoal. A respeito do IR eu posso declarar as despesas com aluguel, e conta de plano celular ???? O filho que recebe pensão por morte do pai eu preciso declarar?? A parte do dizimo posso inserir na declaração? Agradeço! 1
Ricardo Ochoa Pachas Postado Terça-feira às 21:18 Postado Terça-feira às 21:18 1 hour ago, Dayse Bezerra disse: Boa tarde pessoal. A respeito do IR eu posso declarar as despesas com aluguel, e conta de plano celular ???? O filho que recebe pensão por morte do pai eu preciso declarar?? A parte do dizimo posso inserir na declaração? Agradeço! 📌 1. Despesas com aluguel e plano de celular Aluguel pago: Infelizmente, aluguel pago não é dedutível no Imposto de Renda. Ele pode (e deve) ser declarado apenas para fins informativos, caso você tenha pago para uma pessoa física (para que a Receita cruze as informações com o locador). Você informa isso na ficha "Pagamentos Efetuados", com o código 70 – Aluguéis pagos a pessoas físicas, incluindo o CPF do locador. Plano de celular: Não pode ser deduzido. Despesas com telefone, internet, luz, supermercado etc. não são dedutíveis do IR.
Ricardo Ochoa Pachas Postado Terça-feira às 21:21 Postado Terça-feira às 21:21 1 hour ago, Dayse Bezerra disse: Boa tarde pessoal. A respeito do IR eu posso declarar as despesas com aluguel, e conta de plano celular ???? O filho que recebe pensão por morte do pai eu preciso declarar?? A parte do dizimo posso inserir na declaração? Agradeço! 📌 2. Pensão por morte recebida por filho Sim, esse rendimento precisa ser declarado, mesmo sendo uma criança. Se você incluir o filho como dependente na sua declaração, a pensão recebida por ele entra na ficha de "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica pelos Dependentes", com o nome e CNPJ do INSS (ou de quem paga a pensão). Se o filho já recebe valores altos ou tem outras rendas, pode ser mais vantajoso ele fazer uma declaração própria (mas aí você perde as deduções dele como dependente).
Ricardo Ochoa Pachas Postado Terça-feira às 21:21 Postado Terça-feira às 21:21 1 hour ago, Dayse Bezerra disse: Boa tarde pessoal. A respeito do IR eu posso declarar as despesas com aluguel, e conta de plano celular ???? O filho que recebe pensão por morte do pai eu preciso declarar?? A parte do dizimo posso inserir na declaração? Agradeço! 📌 3. Dízimo (doações a igrejas) Sim, você pode declarar os valores do dízimo na ficha "Doações Efetuadas". Use o código 99 – Outras doações, e informe o CNPJ da instituição religiosa. Importante: isso não dá direito à dedução no imposto a pagar, mas é útil para registrar que a doação foi feita de forma legal e transparente, e pode proteger você em caso de questionamento patrimonial.
Bolívar Luiz Postado 20 horas atrás Postado 20 horas atrás On 27/05/2025 at 17:08, Dayse Bezerra disse: Boa tarde pessoal. A respeito do IR eu posso declarar as despesas com aluguel, e conta de plano celular ???? O filho que recebe pensão por morte do pai eu preciso declarar?? A parte do dizimo posso inserir na declaração? Agradeço! Boa noite, @Dayse Bezerra. Nessa situação, caso opte pela declaração simplificada, nem faz sentido declarar gastos pois isso não vai abater na base de cálculo do IR. Já caso faça a declaração completa...: Despesas com aluguel e dízimo: Pode declarar, mas isso não vai abater na base de cálculo, ou seja, você não vai pagar menos imposto por isso, já quem recebe a grana do aluguel sim vai ter de declarar. Você não precisa, não faria sentido. Conta de plano celular: Não deve declarar. Pensão: Caso o declare como dependente, você tem que declarar sim esse valor por ele, mas atenção: se o valor da pensão for muito alto pode aumentar o seu IR, então você tem que simular se vale a pena o declarar como dependente ou não.
Recommended Posts