Jump to content

Pergunta

Postado

Abri a comunidade agora pra fazer um questionamento sobre isso e vi um post específico do @Luiz Otaviano De Moraes Almeida para bancos mas achei melhor abrir um topico geral pra ver o que vocês pensam

Vale a pena ter 2 ações do mesmo setor? (Especialmente com um capital menor, na faixa dos 100k-1milhão)
Pelo que vi das respostas lá se mantivermos controlada a exposição acho que sim, só não deixar ficar muito exposto a um único setor.

Agora, supondo que eu selecione duas ações por setor (Naqueles que oferecem duas boas opções)
Talvez uma mais para a base da pirâmide, e uma da parte do meio, com uma % menor mais voltada para crescimento,
Estaria diluindo mais ainda o risco e aumentando a possibilidade de estar exposto a boas gestões/oportunidades, por não estar exposto a um única do setor

Queria saber a opinião de vocês quanto a adotar esse tipo de estratégia na carteira

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Na minha opinião, considero interessante sim ter essa diversificação dentro de um mesmo setor, especialmente no Brasil, onde contamos com boas empresas em setores básicos. Por exemplo, na minha carteira tenho ativos como TAEE11 e ISAE4 no setor de transmissão, e BBAS3 e ITUB3 no setor bancário. O interessante dessa estratégia é poder sempre avaliar qual das duas, dentro do mesmo setor, está oferecendo uma margem de compra mais atraente no momento.

• Brabo 2
  • 0
Postado
8 minutes ago, Julian Ortolan disse:

Na minha opinião, considero interessante sim ter essa diversificação dentro de um mesmo setor, especialmente no Brasil, onde contamos com boas empresas em setores básicos. Por exemplo, na minha carteira tenho ativos como TAEE11 e ISAE4 no setor de transmissão, e BBAS3 e ITUB3 no setor bancário. O interessante dessa estratégia é poder sempre avaliar qual das duas, dentro do mesmo setor, está oferecendo uma margem de compra mais atraente no momento.

Concordo plenamente. Nos setores mais estáveis como seguros, bancos e elétricas tenho mais de uma, aumenta exposição no setor e diversifica dentro do setor. Se acho a empresa boa, quero ter, lógico que sem exageros pra não concentrar muito. 

• Brabo 2
  • 0
Postado
22 horas atrás, Leonardo Marques disse:

Abri a comunidade agora pra fazer um questionamento sobre isso e vi um post específico do @Luiz Otaviano De Moraes Almeida para bancos mas achei melhor abrir um topico geral pra ver o que vocês pensam

Vale a pena ter 2 ações do mesmo setor? (Especialmente com um capital menor, na faixa dos 100k-1milhão)
Pelo que vi das respostas lá se mantivermos controlada a exposição acho que sim, só não deixar ficar muito exposto a um único setor.

Agora, supondo que eu selecione duas ações por setor (Naqueles que oferecem duas boas opções)
Talvez uma mais para a base da pirâmide, e uma da parte do meio, com uma % menor mais voltada para crescimento,
Estaria diluindo mais ainda o risco e aumentando a possibilidade de estar exposto a boas gestões/oportunidades, por não estar exposto a um única do setor

Queria saber a opinião de vocês quanto a adotar esse tipo de estratégia na carteira

Oi, @Leonardo Marques

Contanto que a sua exposição no setor continue controlado, não tem problema. Apenas entenda que quanto mais diversificação você tiver dentro de um mesmo setor, mais sua rentabilidade vai se assemelhar à média daquele setor, expondo-se a empresas que concorrem mais diretamente entre si.

O problema é expandir sua participação setorial demais na carteira, o que aumentaria os efeitos do risco não sistemático no seu patrimônio total, ou seja, riscos atrelados a empresas e setores específicos.

Mas contanto que a porcentagem que aquele setor representa na sua carteira não fique grande demais, não tem problema. Inclusive, mesmo com uma rentabilidade mais mediana, a diversificação setorial poderia trazer uma maior segurança contra riscos específicos de cada empresa (por exemplo, alguém que investiu R$100,00 em Bradesco correu um risco maior do que alguém que dividiu os mesmos R$100 em Bradesco, Itaú e Santander), por isso ETFs geralmente são uma opção menos arriscada do que stock picking e sempre sugerimos iniciar os aportes internacionais neles ao invés de buscar empresas individuais.

Abraços!

• Brabo 1
  • Criar novo...