Jump to content

Pergunta

Postado

Olá, pessoal!
Estou interessado no setor bancário e comecei a analisar as variações das ações do banco Itaú, no entanto me deparei com a seguinte dúvida: o que seria melhor, ter ações do próprio ITAÚ ou da ITAÚSA?

- No meu entendimento, a holding detém do controle do banco, além de outras empresas. Se ela detém esse controle e ambas têm um número de ações parecidas, como o valor de mercado do banco consegue ser três vezes maior do que da holding? Para uma empresa controlar a outra, ela não teria que ter 50% + 1 ação? 

- De um ponto de vista analítico, ao consultar nosso site de análise me deparei com os indicadores de endividamento e os de rentabilidade da ITUB4 sendo mais atrativos; enquanto os indicadores de eficiência e os de crescimento da ITSA4 sendo melhores. Logo, aparentemente, a ITAÚSA tem um maior potencial a longo prazo, porque está reinvestindo muito e inclusive realizou aquisições  de outras empresas nos últimos anos. Já o ITAÚ tem resultados mais imediatos por ser uma empresa já consolidada, além de também ter um histórico de boa distribuição de dividendos. Essa é uma análise muito rasa desse contexto? teria algo mais a considerar?

- Por fim, de um ponto de vista qualitativo, quais seriam as vantagens e desvantagens de ter ações de cada uma delas?

• Brabo 2

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Sérgio Da Luz Daher disse:

Olá, pessoal!
Estou interessado no setor bancário e comecei a analisar as variações das ações do banco Itaú, no entanto me deparei com a seguinte dúvida: o que seria melhor, ter ações do próprio ITAÚ ou da ITAÚSA?

- No meu entendimento, a holding detém do controle do banco, além de outras empresas. Se ela detém esse controle e ambas têm um número de ações parecidas, como o valor de mercado do banco consegue ser três vezes maior do que da holding? Para uma empresa controlar a outra, ela não teria que ter 50% + 1 ação? 

- De um ponto de vista analítico, ao consultar nosso site de análise me deparei com os indicadores de endividamento e os de rentabilidade da ITUB4 sendo mais atrativos; enquanto os indicadores de eficiência e os de crescimento da ITSA4 sendo melhores. Logo, aparentemente, a ITAÚSA tem um maior potencial a longo prazo, porque está reinvestindo muito e inclusive realizou aquisições  de outras empresas nos últimos anos. Já o ITAÚ tem resultados mais imediatos por ser uma empresa já consolidada, além de também ter um histórico de boa distribuição de dividendos. Essa é uma análise muito rasa desse contexto? teria algo mais a considerar?

- Por fim, de um ponto de vista qualitativo, quais seriam as vantagens e desvantagens de ter ações de cada uma delas?

Boa noite, @Sérgio Da Luz Daher !

Não necessariamente pois não conseguimos fazer uma avaliação direta entre os dois ativos por mais que eles sejam bem ligados. 

A Itausa é comum ser tida como o "cérebro" do Itaú. Ou seja, tudo que o Itaú performa é porque a holding pensou, e a Itaú sendo o corpo, só respondeu a este comando.

Uma holding tem toda uma estrutura diferente da que um banco possui. Por exemplo: O Banco Itaú não tem dívidas pois é uma característica do setor bancário. A holding Itausa tem. Itaú tem boas margens para o setor bancário. Itausa como tem seus lucros advindos de outros empreendimentos e sem necessariamente ter um giro de capital para isso, suas margens são astronômicas.

Veja que não seria um comparativo direto a ser feito.

Cada empresa deve ser olhada de uma maneira diferente pois cada uma tem um modelo de negócios diferente.

Você notou exatamente o que eu comentei anteriormente onde expliquei um pouco os porquês. São negócios diferentes, riscos diferentes, operações diferentes.

O ponto chave aqui na minha visão é entender qual modelo de negócio lhe é mais atrativo, quais tem seus riscos envolvidos e o tamanho destes riscos e ver com o que você mais se adequa e cabe em sua estratégia.

Ter as duas acabaria gerando dupla exposição. Sei que pode parecer confuso pois falamos incialmente que são diferentes, mas vamos entender que parte da Itausa se converge ao Itaú. 

Então, o que ponderar?

Falando apenas de Itaú, estamos falando com o banco o maior valor de mercado hoje. Toda a sua receita, lucros e margens dentro de todo seu histórico, mostra-se um ativo sólido que gera muito valor e ainda consegue crescer. Até podemos dizer também que há um certo fator de segurança em vista que um banco desse tamanho é muito difícil de quebrar. Ela também se destaca em números absolutos com receitas muito altas.

Itaúsa por sua vez é uma forma de diversificação pois ela tem participações relevantes em outros negócios o que pode ser uma oportunidade de crescimento maior ao mesmo passo que se tem um risco maior envolvido. Mas voltando a nossa alusão que Itausa é um cérebro e se ela quem toma as decisões do maior banco que temos hoje, não estamos falando de uma holding qualquer e que provavelmente sabe o que está fazendo. Além disso, falando em percentuais, em eficiência ela se destaca.

Veja que não tem certo ou errado, mas sim o que você considera melhor para com seus princípios.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado

Eu vou tentar resumir @Sérgio Da Luz Daher um pouco do que eu acho sobre essas duas empresas. A Itaúsa sendo uma holding ela te permite comprar o banco ITAU de forma descontada (isso porque você precisa analisar os valores de custos dela e ela precisa ser mais atrativa que o proprio ITAU já que tem a taxa administrativa do banco e da propria holding) só que hoje mais de 80% do resultado e da aplicação financeira da Itaúsa vem do Itaú, mas já é reproduzido uma mentalidade de que ela (Itaúsa) pretende aos poucos investirem em outras boas empresas que as vezes nem estão no abertas a mercado.

Itaú por si só é o maior banco privado e impressiona sempre ao se trazer os resultados, então você precisa analisar na minha visão se o contexto que você busca é um "banco" ou uma "holding" porque são coisas diferentes a serem analisadas. Por mais que os resultados atuais da Itaúsa provém primordialmente do Itaú, a longo prazo, pode não vir e eu acredito na Itaúsa mais como uma diversificação de carteira, então dependendo do seu contexto e análise de composição, você precisa escolher sob suas premissas.

27 minutes ago, Sérgio Da Luz Daher disse:

Sobre isso aqui eu acho que vale uma reflexão, é ensinado nas aulas e também com um pouco de pesquisa você tem essa resposta. Recomendaria você pesquisar sobre o controle societário das empresas dentro do RI para saber como as empresas quanto a composição e participação influenciam nesse cenário que você colocou.

Espero que agregue.

• Brabo 3
  • 0
Postado

Boa noite! 

Então, eu particularmente prefiro Itausa, porque já tenho BB e Bradesco na carteira, e apesar do resultado de Itausa ser praticamente uma sombra do resultado do Itaú, tem o desconto holding, até por conta de eficiência tributária (já que se o Itaú pagar JCP pra Itausa, vai ter o desconto de 15% do IR, e depois, novamente mais 15% de IR, quando for pro acionista, além do custo operacional da própria Itausa), a Itausa tem focado em diversificar os investimentos, reduzindo a dependência do Itaú no longo prazo.

Bom lembrar que a Itausa tem um foco menor em pagar dividendos aos acionistas, caso ela encontre alguma boa oportunidade pra adicionar no portfólio de empresas dela.

Só que ela faz muita subscrição e bonificação, gerando valor de outras formas que não só via dividendos.

Ela, outro dia, estava na casa dos 8/9 reais, e agora já está em 11.

A itausa também lateraliza muito, ela não costuma dar aquela valorizacao tao grande, como o Itau fez.

É difícil sugerir qual a ação pegar, porque depende de N fatores, como foco em crescimento/diversificação de portfólio - eu mesmo jamais investiria em Alpargatas, setor de varejo, mas via Itausa estou fazendo isso. Quem sabe quando a SELIC cair melhore, e acabe compesando.

Já o Itaú tem sido banco mais eficiente, está bem precificado, mas pode subir mais se continuarem com o bom trabalho.

Investindo diretamente nele você retirar outras empresas como varejo e transporte/concessionária (como a CCR).

Enfim, realmente não é possível te dar "a resposta", mas eu invisto em Itausa (o que não quer dizer que você deva, necessariamente, fazer o mesmo).

• Brabo 3
  • 0
Postado
8 horas atrás, Sérgio Da Luz Daher disse:

Olá, pessoal!

Oi Sérgio,

Você já recebeu boas análises que destacam diferenças de estrutura, riscos e perfis entre Itaú e Itaúsa, mas há um ponto ainda pouco explorado: o efeito da alavancagem operacional da holding e a leitura de múltiplos com mais cuidado.

Enquanto o Itaú representa diretamente a atividade bancária - com lucros consistentes, retorno sobre patrimônio elevado e forte distribuição de dividendos - a Itaúsa opera como uma ponte estratégica que conecta esse resultado a outras iniciativas, como as participações em Alpargatas, Dexco e Aegea. Isso significa que a holding carrega uma espécie de “alavancagem operacional qualitativa”: ela potencializa o valor do banco com base na expectativa de gerar valor também fora dele. Isso é bom, mas também adiciona uma camada de risco, já que essas empresas fora do setor bancário têm performances muito mais voláteis e, em muitos casos, dependem de ciclos econômicos específicos. O múltiplo de preço sobre lucro (P/L) da Itaúsa, por exemplo, costuma parecer atrativo, mas está mascarado por ganhos não recorrentes ou efeitos contábeis vindos das controladas. O mesmo vale para o preço sobre valor patrimonial (P/VP), que é naturalmente mais baixo em holdings.

No fim, quem compra Itaú compra um banco lucrativo e bem gerido. Quem compra Itaúsa está apostando que a gestão da holding continuará acertando não só com o banco, mas também com os demais investimentos - e que esses outros negócios vão destravar valor no longo prazo. Portanto, ao escolher entre os dois, mais importante do que olhar qual está "barato" ou "eficiente" agora, é refletir sobre o quanto você está disposto a aceitar uma exposição indireta ao Itaú com diversificação e mais risco estratégico.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • Criar novo...