Fabricio Nascimento De Araujo Postado Quarta-feira às 14:59 Postado Quarta-feira às 14:59 Fala sardinhas, bom dia. Como um bom brasileiro, estou fazendo minha declaração IRPF hoje (conversa fiada, fui desorganizado mesmo). Fiquei com uma dúvida, pois nos anos anteriores eu pagava um contador, e ao selecionar a aba de declaração pré preenchida, não apareceu em bens e direitos, as minhas ações e fundos imobiliários, entretanto na aba rendimentos não tributáveis apareceu alguns. A dúvida é, devo informar ação por ação na aba de bens e direitos? E referente ao preço, devo buscar o preço médio da época (2020/2021,2022 etc..), uma vez que pela filtragem identifiquei que não efetuei nenhuma compra em 2024? Espero ter sido claro na dúvida e desde já agradeço. PS: Estou fazendo a declaração sozinho pela primeira vez. 1
Fabricio Nascimento De Araujo Postado Quarta-feira às 15:01 Author Postado Quarta-feira às 15:01 Complementando.. Ou posso colocar o valor final atualizado, que aparece no relatório da B3?
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Quarta-feira às 15:03 Postado Quarta-feira às 15:03 3 minutes ago, Fabricio Nascimento De Araujo disse: Fala sardinhas, bom dia. Como um bom brasileiro, estou fazendo minha declaração IRPF hoje (conversa fiada, fui desorganizado mesmo). Fiquei com uma dúvida, pois nos anos anteriores eu pagava um contador, e ao selecionar a aba de declaração pré preenchida, não apareceu em bens e direitos, as minhas ações e fundos imobiliários, entretanto na aba rendimentos não tributáveis apareceu alguns. A dúvida é, devo informar ação por ação na aba de bens e direitos? E referente ao preço, devo buscar o preço médio da época (2020/2021,2022 etc..), uma vez que pela filtragem identifiquei que não efetuei nenhuma compra em 2024? Espero ter sido claro na dúvida e desde já agradeço. PS: Estou fazendo a declaração sozinho pela primeira vez. Na verdade vc vai informar os valor de 31/dezembro/2023 e 31/dezembro/2024, se não estou engando aparece esse dois itens a serem preenchidos.
Ricardo Ochoa Pachas Postado Quarta-feira às 15:51 Postado Quarta-feira às 15:51 51 minutes ago, Fabricio Nascimento De Araujo disse: A dúvida é, devo informar ação por ação na aba de bens e direitos? E referente ao preço, devo buscar o preço médio da época (2020/2021,2022 etc..), uma vez que pela filtragem identifiquei que não efetuei nenhuma compra em 2024? 🧾 1. É obrigatório declarar ação por ação na ficha de Bens e Direitos? Sim — você deve informar cada ativo individualmente, com o código correspondente: Código 31 – Ações (negociadas na B3) Código 73 – Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) Mesmo que não tenha comprado nada em 2024, se você mantinha essas posições em 31/12/2024, elas devem constar na sua declaração. 1 1
Ricardo Ochoa Pachas Postado Quarta-feira às 16:01 Postado Quarta-feira às 16:01 52 minutes ago, Fabricio Nascimento De Araujo disse: A dúvida é, devo informar ação por ação na aba de bens e direitos? E referente ao preço, devo buscar o preço médio da época (2020/2021,2022 etc..), uma vez que pela filtragem identifiquei que não efetuei nenhuma compra em 2024? Espero ter sido claro na dúvida e desde já agradeço. PS: Estou fazendo a declaração sozinho pela primeira vez. 💰 2. Qual valor informar? Você deve declarar o custo de aquisição, e não o valor de mercado. Isso significa o preço médio de compra + custos (como corretagem) que você teve quando comprou as ações ou cotas, independentemente da cotação atual ou do valor em 2024. Se você comprou em 2020, 2021 ou 2022, esse é o valor que deve constar na declaração. Se não houve movimentação em 2024, basta repetir os valores da “Situação em 31/12/2023” na coluna de “Situação em 31/12/2024”. 1 1
Ricardo Ochoa Pachas Postado Quarta-feira às 16:02 Postado Quarta-feira às 16:02 1 hour ago, Fabricio Nascimento De Araujo disse: Fala sardinhas, bom dia. Como um bom brasileiro, estou fazendo minha declaração IRPF hoje (conversa fiada, fui desorganizado mesmo). Fiquei com uma dúvida, pois nos anos anteriores eu pagava um contador, e ao selecionar a aba de declaração pré preenchida, não apareceu em bens e direitos, as minhas ações e fundos imobiliários, entretanto na aba rendimentos não tributáveis apareceu alguns. A dúvida é, devo informar ação por ação na aba de bens e direitos? E referente ao preço, devo buscar o preço médio da época (2020/2021,2022 etc..), uma vez que pela filtragem identifiquei que não efetuei nenhuma compra em 2024? Espero ter sido claro na dúvida e desde já agradeço. PS: Estou fazendo a declaração sozinho pela primeira vez. 📂 3. Onde lançar? Na ficha "Bens e Direitos", para cada ativo: Grupo: 04 – Aplicações e investimentos Código: 31 – Ações 73 – FIIs Discriminação: informe o nome da ação ou FII, quantidade, CNPJ da empresa ou fundo, e a corretora Situação em 31/12/2023: custo de aquisição total Situação em 31/12/2024: mesmo valor (caso não tenha comprado/vendido) 🧮 4. E os rendimentos? Dividendos vão na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" Juros sobre capital próprio (JCP) vão na ficha "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva" Lucros de venda com lucro acima de R$ 20 mil no mês devem ser apurados no programa GCAP e importados no IR 1 1
Ricardo Ochoa Pachas Postado Quarta-feira às 16:07 Postado Quarta-feira às 16:07 1 hour ago, Fabricio Nascimento De Araujo disse: PS: Estou fazendo a declaração sozinho pela primeira vez. Uma boa forma de aprender a fazer sua declaração é: ✔️ Pegar as declarações dos anos anteriores feitas pelo contador ✔️ Abrir o programa e refazer por conta própria em paralelo Foi assim que eu aprendi: fiz com contador por vários anos, depois comecei a me interessar e fiz por dois anos por conta própria em paralelo ao do contador. A partir do terceiro ano já fiz sozinho com confiança. Isso ajuda muito a identificar o que deve ser mantido, como lançar cada item, e te dá mais segurança para não depender de ninguém no futuro. 1
Fabricio Nascimento De Araujo Postado Quarta-feira às 16:28 Author Postado Quarta-feira às 16:28 18 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse: Uma boa forma de aprender a fazer sua declaração é: ✔️ Pegar as declarações dos anos anteriores feitas pelo contador ✔️ Abrir o programa e refazer por conta própria em paralelo Foi assim que eu aprendi: fiz com contador por vários anos, depois comecei a me interessar e fiz por dois anos por conta própria em paralelo ao do contador. A partir do terceiro ano já fiz sozinho com confiança. Isso ajuda muito a identificar o que deve ser mantido, como lançar cada item, e te dá mais segurança para não depender de ninguém no futuro. Amigo, ajudou demais. Exatamente oque estou fazendo agora, porem me deparei com essa falta de informação, em bens e direitos não tinha nenhuma ação informada, terei que fazer "do zero". Mas agradeço muito pela sua ajuda. 1
Bolívar Luiz Postado Quarta-feira às 21:24 Postado Quarta-feira às 21:24 6 horas atrás, Fabricio Nascimento De Araujo disse: Fala sardinhas, bom dia. Como um bom brasileiro, estou fazendo minha declaração IRPF hoje (conversa fiada, fui desorganizado mesmo). Fiquei com uma dúvida, pois nos anos anteriores eu pagava um contador, e ao selecionar a aba de declaração pré preenchida, não apareceu em bens e direitos, as minhas ações e fundos imobiliários, entretanto na aba rendimentos não tributáveis apareceu alguns. A dúvida é, devo informar ação por ação na aba de bens e direitos? E referente ao preço, devo buscar o preço médio da época (2020/2021,2022 etc..), uma vez que pela filtragem identifiquei que não efetuei nenhuma compra em 2024? Espero ter sido claro na dúvida e desde já agradeço. PS: Estou fazendo a declaração sozinho pela primeira vez. Fala, @Fabricio Nascimento De Araujo, boa noite. Sim, você deve informar ação por ação na ficha de bens e direitos. E sim, para o preço médio busque o valor de compra dos anos anteriores e faça o preço médio, como você não comprou nada em 2024 ai é só repetir o valor de 2023. Só reforçando o preço médio é feito pelo valor na data de aquisição e não pelo valor atual da ação. Ai se foram feitas diversas compras por exemplo no ano de 2022 tem que tirar o preço médio do ano e assim por diante.
Anderson Ribeiro Dos Santos Postado Quarta-feira às 22:38 Postado Quarta-feira às 22:38 (edited) Esse ano, qualquer informação de renda variável não está na declaração pré preenchida desse ano Editado Quarta-feira às 22:38 por Anderson Ribeiro Dos Santos
Recommended Posts