Jump to content
  • 0

Reserva de Emergência: dúvidas sobre uma reserva mais alta

Pergunta

Postado (edited)

Boa tarde, pessoal.

Minha dúvida tem relação ao tamanho da reserva de emergencia e o quanto ter em um bancão e o quanto deixar rendendo numa
caixinha.

Ví em uma das aulas o Raul falando que profissionais liberais deveria ter 12 meses de reserva de emergência.
Seguindo essa lógica, com um gasto fixo que tenho para doze meses, deveria ter uma reserva acima de 100k em um bancão.

Não faz mais sentido deixar metade disso rendendo numa caixinha do Nubank - já que estamos com a SELIC
alta - e a outra metade num bancão tradicional?

Outra questão: se é possível tirar o dinheiro da caixinha na hora e transferir via PIX para uma outra conta em um bancão,
não faz sentido deixar o dinheiro todo lá rendendo?

Obrigado,

Editado por Eduardo Orige
Privacidade. Nao sabia que o topico era publico
  • Brabo 1

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
32 minutes ago, Eduardo Orige disse:

Outra questão: se é possível tirar o dinheiro da caixinha na hora e transferir via PIX para uma outra conta em um bancão,
não faz sentido deixar o dinheiro todo lá rendendo?

Ai que está o maior erro do investidor iniciante , é uma preocupação em fazer rendar uma grana que nem faz parte da carteira ! Este foco de procurar melhor rendimento seria com ativos da carteira e não com a reserva de emergência !

sim a selic está apetitosa , mas quando elas não estiver? Acredite vai te dar vontade de mexer na reserva !

cada tipo de investimento tem um propósito, a reserva é tipo um seguro. E ainda sim dá pra deixar em um bancão (com agência física ) , rendendo CDi 100%, onde você pode sacar via pix , caixa etc ! E em caso de problemas , tem onde ir resolver ! 

• Brabo 3
  • 1
Postado
8 horas atrás, Michele Menezes Luiz disse:

Bom dia, @Michele Menezes Luiz !

Acredito que o principal ponto do mercado pago é que ele não remunera necessariamente a taxa ofertada.

Vou deixar um post abaixo onde o moderador @Flavio Prado explica sobre:

• Me ajudou 1
  • 0
Postado

Boa tarde @Eduardo Orige, tudo bem?

Sua pergunta é interessante e muitos tem a mesma questão.

A reserva de emergência é um dinheiro para ser utilizado em caso de doença, custeio com tratamentos médicos, perda de renda e outros.  Dessa forma, ela deve ser líquida, ou seja, estar acessível a todo tempo.

O recomendado é que tenha pelo menos 1 mês da sua reserva de emergência em espécie em casa. Para que caso necessite de um valor urgentemente e o sistema financeiro esteja fora do ar, você tenha como se manter minimamente.

O restante do valor, pelo menos 50% dele deve estar em conta de um banco grande, na poupança mesmo. Esse banco deve ter agências espalhadas por todo o Brasil (Itaú, Caixa, Bradesco...), para que caso necessite sacar, ter o dinheiro em mãos, ou transferir, seja facilmente possível.

Os outros 50% podem sim estar no Tesouro Selic ou CDBs de liquidez diária (imagino que a caixinha do Nubank tenha liquidez diária, não a utilizo). O grande problema de deixar todo o valor rendendo no Tesouro ou CDB é que o resgaste é feito em horário comercial e em algumas ocasiões podem ficar até mesmo por dias fora do ar.

Imagine a seguinte situação, você perdeu a sua renda do dia pra noite, precisa pagar um medicamento caro de urgência, ao entrar no app do Nubank para resgatar sua reserva de emergência, percebe que por algum motivo qualquer (queda no sistema, bloqueio da conta, ou outro) não consegue realizar o resgaste. Em um banco tradicional você pelo menos pode ir na agência no dia seguinte e reclamar pessoalmente, já num banco digital, vai ter que entrar em contato com o suporte e aguardar. Além desse, há diversos outros exemplos possíveis.

Dessa forma, não se preocupe com a rentabilidade da sua reserva de emergência, pois ela é justamente para um momento em que você precisa rapidamente e deve ser o mais prontamente disponível e para isso só tem duas formas: ou tem o dinheiro físico, ou na conta corrente de um grande banco.

Espero ter contribuído, um abraço!

• Brabo 2
  • 0
Postado
28 minutes ago, Eduardo Orige disse:

Não faz mais sentido deixar metade disso rendendo numa caixinha do Nubank - já que estamos com a SELIC
alta - e a outra metade num bancão tradicional?

Não vejo sentido , no bancão você consegue 100% CDI c liquidez diária vinculado a sua conta ! É mais simples e você ainda cria relacionamento com o banco ! Outr saída seria metade num bancos e metade em tesouro selic na corretora!

espero q nunca tenha problemas com banco digital pq não tem agência pra você recorrer , ainda mais com uma reserva deste montante !

segurança x rendimento , reserva e pra ter liquidez 

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Isso é quase uma questão filosófica, o que normalmente o curso e os colegas podem fazer pra aconselhar é deixar claro os riscos embutidos em cada local.

Deixar dinheiro embaixo do colchão: desvalorizar, se estragar, alguém roubar.
Tesouro selic: liquidez limitada pelo horário e dia que vai solicitar, risco de greve, risco do sistema estar fora do ar.
Bancão "à prova de falencias": Sistema fora do ar, perder acesso à conta e ficar limitado ao horário de abertura da agencia.
Banco digital: sistema fora ar, perder ou ter o celular roubado.

Etc etc etc.

Minha opinião: se são 12 meses, deixa 1~2 meses em casa, outros pedaços no tesouro selic/bancão/banco digital.

Não existe um jeito mais certo que o outro, existe um jeito que mais vai se adequar à sua realidade.
Eu tenho pais vivos na mesma cidade que eu e amigos também que poderiam me socorrer se eu precisar de dinheiro, tem gente que não tem esse privilégio.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
43 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Não vejo sentido , no bancão você consegue 100% CDI c liquidez diária vinculado a sua conta ! É mais simples e você ainda cria relacionamento com o banco ! Outr saída seria metade num bancos e metade em tesouro selic na corretora!

espero q nunca tenha problemas com banco digital pq não tem agência pra você recorrer , ainda mais com uma reserva deste montante !

segurança x rendimento , reserva e pra ter liquidez 

Obrigado, pela resposta Henrique. Qual bancão eu consigo 100% CDI c liquidez diária?

A facilidade do Nubank é que mesmo com o mercado fechado, eu posso resgatar o dinheiro que está rendendo o 100% da selic a qualquer momento e transferir para um bancão, por exemplo.

Da mesma maneira, o resgate de grandes valores em bancões também precisam ser agendados, então em caso de uma real emergência, o mais eficaz seria utilizar dinheiro em espécie em casa, cheque talvez (muita gente ainda aceita em cidades menores) ou pix.

• 0
Postado
37 minutes ago, Thiago M Borges disse:

Isso é quase uma questão filosófica, o que normalmente o curso e os colegas podem fazer pra aconselhar é deixar claro os riscos embutidos em cada local.

Deixar dinheiro embaixo do colchão: desvalorizar, se estragar, alguém roubar.
Tesouro selic: liquidez limitada pelo horário e dia que vai solicitar, risco de greve, risco do sistema estar fora do ar.
Bancão "à prova de falencias": Sistema fora do ar, perder acesso à conta e ficar limitado ao horário de abertura da agencia.
Banco digital: sistema fora ar, perder ou ter o celular roubado.

Etc etc etc.

Minha opinião: se são 12 meses, deixa 1~2 meses em casa, outros pedaços no tesouro selic/bancão/banco digital.

Não existe um jeito mais certo que o outro, existe um jeito que mais vai se adequar à sua realidade.
Eu tenho pais vivos na mesma cidade que eu e amigos também que poderiam me socorrer se eu precisar de dinheiro, tem gente que não tem esse privilégio.

Sim Thiago, tudo tem um risco e acho que não há certo nem errado em nenhuma das opções.

• 0
Postado (edited)

Boa tarde @Eduardo Orige

Essa questão incomoda muito alunos.

Mas a verdade cruel, é que a Reserva de Emergência é um valor específico para se usar nos dias maus.

É necessário, e prudente ter uma quantia em dinheiro para quando tudo der errado.

E pode ser qualquer coisa.

Mas como não sabemos,  qual é essa coisa que pode acontecer, e como vai acontecer,  que se exige um preparo financeiro com antecedência para esses momentos.

E quem já passou por uma emergência,  valoriza muito mais esse ensinamento.

O motorista que furou o pneu, e o borracheiro só aceitava pagamento em dinheiro.

Alguém que ficou doente no domingo a noite, e o limite do cartão estava estourado, e não foi possível pagar a consulta.

Não entra nessa de querer rentabilizar todo o dinheiro,  pra todo tipo de coisa.

Seja precavido, que você estará fazendo o bem para você mesmo e para sua família.

Mesmo que seja difícil, guarde uma parte da sua reserva no Tesouro Selic, outra parte em um grande banco com agências físicas e atendimento feito por pessoas, e  disponibilidade  de caixas 24h, outra parte na sua casa em dinheiro vivo mesmo.

Vou deixar esse vídeo do Professor para lhe ajudar amadurecer esse conteúdo.

👍🏼

Editado por Elcimar Guimarães
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
  • 0
Postado

Olá,

o maior ensinamento que tive sobre reserva de emergência e acho q ajudará a responder sua pergunta, foi no mês passado, quando fui levar minha mãe ao neurologista pra avaliar um aneurisma.

Estava sentado aguardando a consulta com o médico, um cara extremamente conceituado.

Qdo vi uma senhora no outro sofá chorando e dizendo as seguintes palavras.

"Pode tirar os 150 mil da poupança agora. Minha filha precisa fazer a cirurgia urgente."

A filha dela de 38 anos, nunca teve absolutamente nada, segundo ela. Na segunda feira acordou e uma perna havia parado os movimentos. Fo para o hospital. Na terça feira a outra perna havia parado.

Precisava operar urgente. O hospital queria operar imediato. Ela queria o melhor médico na visão dela. O melhor médico era 150 mil. Ela tinha a reserva. A filha não.

E como foi aliviador pra ela, e pra mim, aprender com ela, q seu choro era de preocupação com a filha e apenas isso. Não de desespero por não ter dinheiro nesse momento.

• Brabo 1
  • Me ajudou 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...