Jump to content

Pergunta

Postado

Recentemente venho estudando sobre os diversos sites de IA e suas aplicabilidades, somado com a nova promoção da Google de Gemini Pro para estudantes, me veio a oportunidade de testar e de fato pude comprovar que é uma das melhores do mercado, especialmente pela ferramenta do Deep Research. Pode ser bastante útil para quem quiser fazer um panorama geral a respeito das empresas já aplicado para o Método Scuttlebutt, mas é importante falar que, apesar de útil, não é totalmente substituível pela busca manual, até porque você acaba aprendendo mais a respeito da empresa e consegue fazer uma melhor decisão.
Para testar, usei uma empresa que já tinha feito recentemente as buscas sobre ela, a Engie. A princípio, achei bem bom o relatório. É óbvio que teve algumas limitações, como por exemplo a questão de que a maior parte das pesquisas foi tirada do RI da empresa, mas como tinha dito anteriormente, esse relatório pode ser útil se for levado em conta como um suplemento ou uma forma um pouco mais rápida de entender as camadas mais rasas da empresa.
O que vocês acham? É um pouco de delírio meu ou realmente é viável usar isso aí? Tive essa ideia por estar usando demais o Gemini Pro, ele está se provando uma ótima IA. Sei que outras inteligências artificiais fazem isso, apenas usei a que eu tinha.

• Brabo 1

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

Bom dia @Vinícius Roberto Bomfim Lima

A era da Inteligência Artificial chegou,  e não tem como negar ese fato.

A capacidade de processamento de dados somada a estruturação das informações,  entregue para o usuário de forma humana e tudo feito com poucos cliques é de uma praticidade sem igual.

Não, não é errado usar AI para estudar os ativos, e muitos já estão fazendo isso, seja pela falta de tempo, ou por não ter um conhecimento muito profundo em analisar os indicadores e muitos outros fatores que Inteligência artifical ajuda o usuário a resolver.

Acredito que futuramente, e pode ser até que já tenha,  surgiram AI, dedicadas ao uso no mercado financeiro em todas as áreas de atuação de investimentos.

Como uma ferramenta auxiliar para ajudar entender os números e organizar as informações e esclarecer algumas dúvidas,  não é errado o uso da AI.

Agora sim, é errado usar a inteligência artifical, como fator principal na tomada de decisão. 

Pois dessa forma o usuário está negligenciando todo o conhecimento,  experiência e perspicácia que se necessita para atuar no mercado financeiro.

Imagine se essa comunidade não fosse composta por humanos.

Se fossem apenas assistentes virtuais dando respostas.

Acredito que você nem estaria aqui.

Então é muito benéfico o uso da Inteligência Artificial,  mas nunca se pode ignorar o fator humano e delegar totalmente o seu uso para tomada de decisão. 

👍🏼

Editado por Elcimar Guimarães
  • Brabo 2
  • 0
Postado
1 hora atrás, Vinícius Roberto Bomfim Lima disse:

Recentemente venho estudando sobre os diversos sites de IA e suas aplicabilidades, somado com a nova promoção da Google de Gemini Pro para estudantes, me veio a oportunidade de testar e de fato pude comprovar que é uma das melhores do mercado, especialmente pela ferramenta do Deep Research. Pode ser bastante útil para quem quiser fazer um panorama geral a respeito das empresas já aplicado para o Método Scuttlebutt, mas é importante falar que, apesar de útil, não é totalmente substituível pela busca manual, até porque você acaba aprendendo mais a respeito da empresa e consegue fazer uma melhor decisão.
Para testar, usei uma empresa que já tinha feito recentemente as buscas sobre ela, a Engie. A princípio, achei bem bom o relatório. É óbvio que teve algumas limitações, como por exemplo a questão de que a maior parte das pesquisas foi tirada do RI da empresa, mas como tinha dito anteriormente, esse relatório pode ser útil se for levado em conta como um suplemento ou uma forma um pouco mais rápida de entender as camadas mais rasas da empresa.
O que vocês acham? É um pouco de delírio meu ou realmente é viável usar isso aí? Tive essa ideia por estar usando demais o Gemini Pro, ele está se provando uma ótima IA. Sei que outras inteligências artificiais fazem isso, apenas usei a que eu tinha.

Fala Vinícius, tudo bem?

Eu uso o Investigar do ChatGPT, acho que tem a mesma função do Gemini que citou, e gosto muito. Testei também o Manus e gostei.

• 0
Postado
9 horas atrás, Vinícius Roberto Bomfim Lima disse:

@Vinícius Roberto Bomfim Lima Eu acho que concordo em gênero, número e grau com você. Rs

Não dá pra demonizar as I.As, mas devemos nos lembrar que elas são ferramentas para auxiliar nossos estudos e pesquisas, não ferramentas para substituir nossos estudos e pesquisas, pois manualmente não só é melhor para aprofundar, mas também para desenvolver nossas habilidades intelectuais.

Abraços!

• 0
Postado

Eu meio que também estou usando, não cheguei ainda na parte de estudar empresas, mas estou estudando os setores, e a IA tem sido uma excelente organizadora e buscadora de informações, onde eu não saberia procurar, uma coisa que eu faço é pegar o resultado gerado, e mando outras IAS verem se está correto... Se tiver consenso então a informação é verdadeira, se há apenas uma objeção de apenas uma, eu investigo isso manualmente, não sei se tô fazendo certo kkkkkkkk, eu uso a deep research da perplexity, ganhei um ano de graça pela vivo, e simplesmente achei maravilhosa, a mesma faz um relatório extenso para responder apenas uma pergunta sua...

• 0
Postado
Just now, Vitor Ferreira Vila Nova disse:

Eu meio que também estou usando, não cheguei ainda na parte de estudar empresas, mas estou estudando os setores, e a IA tem sido uma excelente organizadora e buscadora de informações, onde eu não saberia procurar, uma coisa que eu faço é pegar o resultado gerado, e mando outras IAS verem se está correto... Se tiver consenso então a informação é verdadeira, se há apenas uma objeção de apenas uma, eu investigo isso manualmente, não sei se tô fazendo certo kkkkkkkk, eu uso a deep research da perplexity, ganhei um ano de graça pela vivo, e simplesmente achei maravilhosa, a mesma faz um relatório extenso para responder apenas uma pergunta sua...

Uma dica para você que está estudando empresa, pega todos os relatórios dela, e usa para alimentar a IA, mande ela te dar a resposta somente com base em todos aqueles documentos da empresa, se perceber ou desconfiar de alguma incoerência e só pedir para ela da onde ela tirou aquilo, e verificar manualmente, acredito que assim seja um meio mais viável de usar a IA

• 0
Postado
9 horas atrás, Vinícius Roberto Bomfim Lima disse:

Sua abordagem não é delírio. O uso de IA como suplemento para o Método Scuttlebutt é viável , especialmente para:

• Triagem inicial de empresas, No entanto, não substitui totalmente a análise manual , pois:, Identificação de tendências macroeconômicas ou setoriais, Validação rápida de dados quantitativos (ex.: dividendos, P/VP). Fontes não oficiais (ex.: entrevistas, visitas técnicas) são essenciais para entender a gestão e os riscos qualitativos.

"Contextualização crítica (ex.: impacto de regulamentações) ainda depende de expertise humana". 

Exemplo Prático (Engie): O relatório do Gemini Pro pode ter acelerado a coleta de dados financeiros e operacionais, mas a avaliação de riscos específicos (ex.: transição energética, dependência de contratos regulatórios) exigiria análise manual complementar 

Recomendações:

1. Combine IA com Scuttlebutt Manual: Use a IA para estruturar dados básicos e direcionar sua pesquisa, mas complemente com fontes primárias (ex.: contato com a empresa, análise de concorrentes) 
  2. Priorize Modelos Especializados: O Gemini Pro, com foco em pesquisa profunda, é mais adequado que outras IAs genéricas para esse tipo de análise 
  3. Atenção a Vieses: Verifique se a IA não está replicando vieses de fontes ou dados desatualizados (ex.: relatórios do RI podem omitir problemas recentes) 
  4. Portanto, sua estratégia é eficaz , desde que a IA seja usada como aliada , não como substituta da diligência humana.
  • Criar novo...