Jump to content
  • 1

"Oportunidade de Investimento" por um acessor da XP

Pergunta

Postado

Bom dia meus caros!

Estou tentando convencer meu cunhado, que não entende nada de investimento a tomar cuidado com o "Acessor da XP" que atende ele. 
Ele ofereceu esse "Produto" para ele, gostaria de uma opnião/ajuda de vocês para fazer com que ele abra os olhos.

Um dos problemas é que ele começou a investir tem uns 3 meses, e ele está bem positivo, pegou apenas a subida da bolsa, o que é perigoso, fazendo com que ele confie ainda mais no acessor dele. 

P.S.: Estou aguardando liberar as aulas da proxima turma, ate chamei ele para entrar também, mas ele esta pensando ainda.

image.png.db510fef769340a677a29726ea789d5a.png

[Acessor XP] Oportunidade aqui de renda variável, atrelado a ação de PRIO3. com capital protegido, e ganho minimo de 5% no período.
Aqui no caso vc vai surfar a alta do ativo até 50%. Ultrapssou 50%, vc vai ter 38% de ganho. Caso fique negativo o papel, no minimo 5% vc ganha. Pela imagem fica mais facil de entender

[Acessor XP] A outra opção seria aumentarmos a exposição em inflação. 
Ainda estamos num momento super favorável para pegar ótimas taxas com possibilidade de ganho no secundário quando a curva chegar. 
Hoje estamos com uma debenture da vale, vencimento em 2036, e taxa de IPC-A + 6,050% (equivalente a IPC-A + 7,200%). Ou seja, vc ta pegando baixissimo risco com uma baita taxa.
[Acessor XP] dai ficaria 25k nessa operação de PRIO3 e 25k em inflação
[Acessor XP] Não to direcionando nada para o pós fixado, pq é a sua posição la no Sicredi
[Acessor XP] Nao necessariamente. A ideia inclusive, é sair antecipado
[Acessor XP] Estamos pegando uma taxa IPCA + 6 por exemplo. 
[Acessor XP] Com o fechamento da curva, podemos sair com ágio (por exemplo, se a taxa estiver sendo negociada a IPCA + 4)

• Brabo 2
  • Sad 1

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
50 minutes ago, Edwaldo Araujo Sales disse:

Bom dia meus caros!

Estou tentando convencer meu cunhado, que não entende nada de investimento a tomar cuidado com o "Acessor da XP" que atende ele. 
Ele ofereceu esse "Produto" para ele, gostaria de uma opnião/ajuda de vocês para fazer com que ele abra os olhos.

Um dos problemas é que ele começou a investir tem uns 3 meses, e ele está bem positivo, pegou apenas a subida da bolsa, o que é perigoso, fazendo com que ele confie ainda mais no acessor dele. 

P.S.: Estou aguardando liberar as aulas da proxima turma, ate chamei ele para entrar também, mas ele esta pensando ainda.

image.png.db510fef769340a677a29726ea789d5a.png

Bom dia @Edwaldo Araujo Sales !

"Prazer, eu sou o COE, um dos piores ativos do mundo".

Cara, triste ver isso, pois o negócio realmente é péssimo.

Vamos lá. Ele é uma aposta. Basicamente eles colocam condições onde se o ativo variar X você Y. E tem u atrativo que parece ser bom de mais para ser verdade é que se o ativo não valorizar ou até mesmo desvalorizar, você não perde nada. Só que isso na prática não é verdade. Os prazos que o dinheiro ficam nessas coisas costuma ser longo. Logo, é um dinheiro parado que na pior das hipóteses lhe é devolvido. Mas o valor devolvido é nominal. Não é corrigido. Ou seja, ele dá uma corroída pela inflação. E isso somado que normalmente as condições que se colocam para estes ativos são basicamente impossíveis de se acontecer.

Seu cunhado está com dinheiro parado sem render nada (até a poupança se sairia melhor nesse caso), quando um assessor oferece um produto as chances de ele estar oferecendo algo que é bom para o assessor e ruim para o cliente é de 99,99% e uma subida agora não quer dizer subida pra sempre. Fora que não sabemos se tem taxas embutidas nisso como IR, taxa de administração para a corretora fazer essas catira, etc. Essa rentabilidade que visualmente está aparecendo provavelmente não é a líquida.

• Brabo 4
  • 0
Postado

Vai ser difícil de convencer ele a não investir hein. Ainda mais para quem entrou em um mercado de "semi-alta".

Para um leigo, essa proposta faz todo sentido e parece muito atraente, – ainda mais depois de receber uma ligação do assessor, que praticamente faz uma lavagem cerebral. A pessoa passa a acreditar ser uma pessoa fora da curva, e não escuta outras opiniões. Ouvir seu conselho seria admitir que não sabe o que está fazendo, e o  ego dificilmente vai deixar isso acontecer.

Um caminho possível para ajuda-lo seria pedir para ele esperar um pouco até que você avance nas aulas e possa mostrar que estudando ele consegui investir de forma mais inteligente munido de argumentos que vai adquirir nas aulas.

Outra estratégia que pode ajudar é fazer com que ele se sinta no controle, assim o ego não fala tão alto. Tente dizer coisas como: 

“Eu entendo por que essa proposta parece interessante, mas será que não seria ainda melhor entender mais antes de entrar de cabeça?”

“Se você esperar um pouco e estudar junto comigo, a chance de acertar melhora muito. Que tal a gente revisar juntos e você decide com mais segurança depois?”

Espero de coração que você consiga ajudar ele a não entrar nessa. É triste de ver as poucas pessoas que têm a oportunidade e a coragem de investir serem passada para trás.

• 0
Postado
3 horas atrás, Edwaldo Araujo Sales disse:

heheh @Edwaldo Araujo Sales ele ouve o canto da sereia (assessor da XP) mas fica pensando ainda se aprender a gerir ou ao menos entender onde vai por o proprio dinheiro?  o cara deve esta tomando cha de fita, so pode.

Chama ele pra ver a aula inaugural com vc, poe ele do seu lado, ele nao vai pagar nada, so deixe ele assistir junto. Ai ele decide.

Mas antecipando, este caso da XP com COE esta ficando cada vez mais perigoso e mesmo com muitas pessoas alertando eles tem oferecidos ainda mais COEs, é a maior cilada possivel. Se seu cunhado por o dinheiro no tesouro SELIC e deixar la ele tera meljhor rentabilidade e ainda com a liberdade de ter liquidez caso precise da grana ou estude para saber onde melhor investir depois.

a XP é um Veneno um cancer no sistema financeiro, fuja enquanto é tempo

• Criar novo...