Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal, nem sei por onde começo(Pelo começo dah). Acabei de terminar todos os modulos da Auvp, e com isso olhei para minha carteira, que comecei em 2022 kkk com dicas de youtube, ai o que acontece é que olhava um video achava interessante e comprava com a seguinte ideia comprar e nunca vender(Buy and hold sem saber o que era kk), e junto com isso quanto mais diversificado melhor pois não cairiam todos os ativos juntos numa eventual crise(e também deixava metade do que tinha em renda fixa e metade em renda variavel kk mais uma vez sem conhecer o Método Burro). E vim fazendo isso até o final do ano passado, que foi quando atingi o valor de 50 mil investidos(Contando renda fixa e variável junto), aí percebi que estava fazendo alguma coisa errado, pq pensando no longo prazo eu nunca declarei nada, nem me preocupei com isso, que foi quando decidi comprar o curso da AUVP, assisti tudo e veio a resposta, para variar eu estava fazendo tudo errado. Agora para clarear o que eu fiz: atualmente com 45 mil em renda variável e 30 mil em renda fixa, dos 45 mil investido em renda variável eu tenho 91 ativos diferentes(entre eles tem Fiis, Ações e ETFs), com o curso vi que deveria ter bem menos, pois não dá para acompanhar todos os ativos, e sem contar que quando eu for declarar vai dar um puta trabalho kk ai agora vem a minha dúvida. É melhor eu vender tudo, e escolher os ativos que quero investir começando do zero ou selecionar os que quero ficar e vender os outros(Só lembrando, que eu fazia muitas compras separadas no decorrer do mês, então para eu pegar todas as notas de corretagem, de todos os meses desde 2022, para achar o preço médio seria um pouco trabalhoso para fazer uma declaração dos ativos). Se aguém puder me ajudar? E me desculpe se tiver colocado a dúvida no local errado achei que tinha a ver com renda variavel.

• Brabo 2
  • Sad 2
  • Você é pobre premium 2

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa noite @Mauricio Bronicki Leal, tudo bem?

Primeiramente, pelo que entendi, você não declarou IR nos anos anteriores, para essa situação seria interessante procurar um contador para se orientar.

Sobre o número de ativos, 91. Eu faria o seguinte: determinaria sem pensar neles, qual será minha carteira de ações, FIs e se quiser e fizer sentidos, ETFs.

Após isso, compararia qual estarão na minha carteira "nova", que você montou baseado nos seus conhecimentos adquiridos nas aulas.

Depois, iria por eliminação, das piores pras melhores. Faz um ranking numa tabela ou algo do tipo. Baseie-se para rankear no valor que possui de cada ativo e nos fundamentos da empresa.

Os piores ranqueados, aqueles ativos que tem pouca quantidade (em reais) e não tem bons fundamentos, eu venderia.

Os que tem valor considerável e com fundamentos interessantes, mesmo que não estejam na sua "nova carteira", eu manteria, mas não investiria mais.

Os meio-termo, avaliaria caso a caso. Aí irá caber a você decidir se vende para investir em outro ativo ou fica com ele.

De qualquer forma, não venda tudo. Separei o joio do trigo. Fique com os bons ou até mesmo ou mais ou menos, venda os muito ruins ou que tem pouca quantidade para que possa simplificar sua vida ao declarar nos próximos anos.

Isso seria o que eu faria no seu lugar, espero ter contribuído, um abraço!

• Brabo 3
  • 0
Postado (edited)
On 29/05/2025 at 21:16, Mauricio Bronicki Leal disse:

. É melhor eu vender tudo, e escolher os ativos que quero investir começando do zero ou selecionar os que quero ficar e vender os outros(Só lembrando, que eu fazia muitas compras separadas no decorrer do mês, então para eu pegar todas as notas de corretagem, de todos os meses desde 2022, para achar o preço médio seria um pouco trabalhoso para fazer uma declaração dos ativos). Se aguém puder me ajudar? E me desculpe se tiver colocado a dúvida no local errado achei que tinha a ver com renda variavel

Boa noite @Mauricio Bronicki Leal

Se você seguir as recomendações do @Eddy Paulini, já estará mais perto de solucionar esse problema.

Você mencionou que já concluiu o Curso da AUVP,  mas mesmo assim te recomendo a revisar o Módulo 7 aulas 4, 5 e 6 para amadurecer o conteúdo que você precisará colocar em prática.

Sobre o imposto de Renda,  não tem como escapar.

Eu sugiro fazer uma planilha para anotar cada compra que você fez

Eu sei que no Banco Inter é bem fácil de consultar as notas de corretagem e o extrato da conta corrente, mas em outros eu desconheço  a utilização.

Entra também no site da B3  e baixa o relatório de cada ano para você ir juntando as informações.

Quando for fazer a declaração, eu recomendo baixar o programa do Imposto de Renda no computador, pois é bem mais completo de utilizar e preencher as informações.

E tenha calma, não adianta se desesperar.

Vai fazendo um pouco todo dia, que daqui a pouco você já vai ter resolvido esse problema.

Espero que consiga solucionar tudo.

Até mais!

😎👍🏼

Editado por Elcimar Guimarães
  • 0
Postado

Boa noite!
Rapaz, me surpreendeu demais! 91 ativos com insistência kkkk, mesmo aprendendo apenas no youtube, sempre ouvi alguns conselhos sobre quantidades de investimentos (tanto sobre a diversificação, quanto o excesso dela), seu caso me surpreendeu porque nunca deve ter escutado esse conselho kkkkk.
Assim como os amigos acima disseram, escolha alguns, mantenha em carteira e desfaça dos demais, tudo dentro da sua estratégia, de resto é lembrar e rir 😁.
Sobre sua declaração, caso queira, sou contador, posso te auxiliar nisso, mas busque um, melhor coisa! Evita fadiga e novos erros, ainda mais com o nosso leão querido! 😅 

Abraços e sucesso!

• Criar novo...