Jump to content
  • 0

Meu estudo sobre certas rentabilidades na bolsa

Pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Agora, se eu tivesse comprado ações da ITUB3 desde 2002 e investido R$ 1.000 apenas nos anos em que as ações caíssem 10% ou mais em comparação ao ano anterior, eu teria aportado R$ 1.000 em 5 anos (2003, 2009, 2012, 2016, 2021) cerca de 779,26% de valorização, mesmo assim eu perderia para o ibov

• 0
Postado

A questão é que poucas empresas superaram o Ibovespa ao longo do tempo, e muitas delas perderam até mesmo para o CDI, mesmo comprando nas baixas. Já os fundos imobiliários, pelo que observei, quase nenhum superou o CDI desde o seu lançamento, mesmo adotando a estratégia de comprar nas baixas.

• 0
Postado

Luiz Barsi e Warren Buffett... compraram ações que os alavancaram quando elas valiam muito pouco, mas não vamos considerar isso, pois são exceções. Além disso, como o Raul diz, o curso não é para te tornar milionário, mas sim para construir uma base sólida. Mesmo assim, não vejo mais sentido nisso, já que as 'boas empresas' não têm apresentado um bom desempenho.

• 0
Postado
7 minutes ago, Otavio Hayashi disse:

Luiz Barsi e Warren Buffett... compraram ações que os alavancaram quando elas valiam muito pouco, mas não vamos considerar isso, pois são exceções. Além disso, como o Raul diz, o curso não é para te tornar milionário, mas sim para construir uma base sólida. Mesmo assim, não vejo mais sentido nisso, já que as 'boas empresas' não têm apresentado um bom desempenho.

O Ibovespa reflete as ações mais negociadas. voce pegou duas empresas. 

Faz esse estudo com fundo de ações ativos no período (diversificação), que perceberá a diferenca.

existem vários índices.

Esse índice tende a traduzir melhor o comportamento dos investimentos em renda variável. iqt..dentre outros.

• 0
Postado (edited)
1 hour ago, Otavio Hayashi disse:

a vale tomou um cacete image.png.b939bbf677aa66abdf4d746d01bf5ff2.png

@Otavio Hayashi esse teu grafico ainda ta errado....o grafico correto a ser utilizado, teria que ser o ibovespa dolarizado (tanto é que desde de 2008 o ibosvepa não conseguiu recuperar seu topo - que foi em 2008) da uma olhada no etf EWZ...nunca se recuperou desde 2008...nesse teu grafico ta descorrelacionado com a realidade.

o ibovespa em 2025 (embora picos historicos  recorde do IbovespaBRL é nominal,  

na últimas semanas - em reais), nunca foi maior que o indice em 2008.

tem outros pontos que essa comparação não cabe...

depois da uma olhada no grafico do Markowitz...

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • 0
Postado
7 minutes ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

O Ibovespa reflete as ações mais negociadas. voce pegou duas empresas. 

Faz esse estudo com fundo de ações ativos no período (diversificação), que perceberá a diferenca.

existem vários índices.

Esse índice tende a traduzir melhor o comportamento dos investimentos em renda variável. iqt..dentre outros.

mas pode pegar uma carteira “boa” diversificada é fumo 

• HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
5 minutes ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

esse teu grafico ainda ta errado....o grafico correto a ser utilizado, teria que ser o ibovespa dolarizado (tanto é que desde de 2008 o ibosvepa não conseguiu recuperar seu topo - que foi em 2008) da uma olhada no etf EWZ...nunca se recuperou desde 2008...nesse teu grafico ta descorrelacionado com a realidade.

o ibovespa em 2025, nunca foi maior que o indice em 2008.

essa analise grafica é a prorpia da analitica auvp hahahaha, mas mesmo dolarizado ou não, então o fumo em ação esta sendo maior ainda se formos dolarizar o preço da ação tambem, faz sentido?

• Brabo 1
  • 0
Postado
28 minutes ago, Otavio Hayashi disse:

A questão é que poucas empresas superaram o Ibovespa ao longo do tempo, e muitas delas perderam até mesmo para o CDI, mesmo comprando nas baixas. Já os fundos imobiliários, pelo que observei, quase nenhum superou o CDI desde o seu lançamento, mesmo adotando a estratégia de comprar nas baixas.

Poucas? por que sera? entendo que basicamente por que de todas as empresas da Bolsa, nem 10% sao boas, e nem sempre o preço é uma boa referencia, pois no Ibovespa vc esta medindo altas e baixas de trades.

fiz uma selecao rapida sem analizar muito

image.png.ee3a5a718be3de3f8aad28cd96d52574.png

este tipo de analise é bem rasa @Otavio Hayashi seria com querer comparar memecoin com BTC

image.png

• Brabo 1
  • 0
Postado
7 minutes ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

esse teu grafico ainda ta errado....o grafico correto a ser utilizado, teria que ser o ibovespa dolarizado (tanto é que desde de 2008 o ibosvepa não conseguiu recuperar seu topo - que foi em 2008) da uma olhada no etf EWZ...nunca se recuperou desde 2008...nesse teu grafico ta descorrelacionado com a realidade.

o ibovespa em 2025, nunca foi maior que o indice em 2008.

eu estou aqui para tentar entender mesmo sabe, porque olhando assim numa visão a longo prazo não ta fazendo sentido pra mim quero que algume me de a luz. 

• 0
Postado
Just now, Henrique Magalhães disse:

Poucas? por que sera? entendo que basicamente por que de todas as empresas da Bolsa, nem 10% sao boas, e nem sempre o preço é uma boa referencia, pois no Ibovespa vc esta medindo altas e baixas de trades.

fiz uma selecao rapida sem analizar muito

image.png.ee3a5a718be3de3f8aad28cd96d52574.png

este tipo de analise é bem rasa @Otavio Hayashi seria com querer comparar memecoin com BTC

image.png

sim sim mas rentabilidade passada não quer dizer rentabilidade futura, vou comprar weg hj a 30 de pl?

• 0
Postado (edited)
9 minutes ago, Otavio Hayashi disse:

essa analise grafica é a prorpia da analitica auvp hahahaha, mas mesmo dolarizado ou não, então o fumo em ação esta sendo maior ainda se formos dolarizar o preço da ação tambem, faz sentido?

o grafico propriamente dito- em reais está certo_.mas a interpretação comparativa é que esta errada.

• 0
Postado
1 minute ago, Otavio Hayashi disse:

eu estou aqui para tentar entender mesmo sabe, porque olhando assim numa visão a longo prazo não ta fazendo sentido pra mim quero que algume me de a luz. 

nem ao ceu nem ao inferno.... @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo se for pra comparar empresas brasileira, seria em real mesmo. No caso da analise do @Otavio Hayashi ela por si so já nao faz sentido.

Primeiro que precisa ler a composiçao e as regras para as empresas se manterem no Ibovespa (de tempos em tempos a composição muda), Ibovespa mede empresas mais nagociadas e nao empresas por qualidade, lucro etc.

Empresas geram lucro, distribuem dividendo, ou reinvestem em seu crescimento, e a cada fato relevante, ou fator que impacta o mercado pode fazer o preco oscilar pra cima ou pra baixo, mas isso nao muda a qualidade da empresa.

Estudar olhando esta visão seria melhor enfiar dinheiro num ETF e esquecer la, pois se o mercado é expansionista, voce vera sempre ao longo dos anos seu numero subindo, independente se tem qualidade ou nao ali. ou Renda fixa, mais basico ainda...

Sobre comparar empresa a empresa entendo que esta seria uma das coisas que o diagrama nos liberta,ja que pontuamos as empresas com nostas de resistencia, e os aportes sao direcionados por estas notas x nossa posicao atual, ou seja, se a empresa fica barata vc adquite mais posicoes, se ela cresce muito, vc nao paga caro, isso ao longos dos anos, fazendo certinho mes a mes me parece que é mas inteligente, vc tera uma media boa a seu favor. Talvez vc nao bata o melhor indice, mas ja sai do mediano. 

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
5 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

nem ao ceu nem ao inferno.... @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo se for pra comparar empresas brasileira, seria em real mesmo. No caso da analise do @Otavio Hayashi ela por si so já nao faz sentido.

Primeiro que precisa ler a composiçao e as regras para as empresas se manterem no Ibovespa (de tempos em tempos a composição muda), Ibovespa mede empresas mais nagociadas e nao empresas por qualidade, lucro etc.

Empresas geram lucro, distribuem dividendo, ou reinvestem em seu crescimento, e a cada fato relevante, ou fator que impacta o mercado pode fazer o preco oscilar pra cima ou pra baixo, mas isso nao muda a qualidade da empresa.

Estudar olhando esta visão seria melhor enfiar dinheiro num ETF e esquecer la, pois se o mercado é expansionista, voce vera sempre ao longo dos anos seu numero subindo, independente se tem qualidade ou nao ali. ou Renda fixa, mais basico ainda...

Sobre comparar empresa a empresa entendo que esta seria uma das coisas que o diagrama nos liberta,ja que pontuamos as empresas com nostas de resistencia, e os aportes sao direcionados por estas notas x nossa posicao atual, ou seja, se a empresa fica barata vc adquite mais posicoes, se ela cresce muito, vc nao paga caro, isso ao longos dos anos, fazendo certinho mes a mes me parece que é mas inteligente, vc tera uma media boa a seu favor. Talvez vc nao bata o melhor indice, mas ja sai do mediano. 

não faz sentido é ver o indice ibovespa em picos em 2025 (no grafico que ele mandou)...sendo que a bolsa não esta no seu pico....

quando voce coloca um grafico (ibovespa no maximo historico - grafico que o colega mandou) isso é falso...pq não está sendo negociado no seu volume maximo...o maximo foi em 2008. apenas isso que quis mostrar. .. pq o grafico me chamou atenção...me assutei com esse pico em 2025, dá a sesnsação que nos recuperamos de 2008.  ahahaha

• 0
Postado
53 minutes ago, Otavio Hayashi disse:

Supunhetamos que tivéssemos comprado R$ 1.000,00 em ITUB3 em 2002 e investido R$ 100,00 por mês até os dias atuais (reenvestindo os dividendos). Essa seria a rentabilidade dele. (abaixo do ibovespa)
image.png.e98cc8527651043e00bd0e8a26bdf0d1.png

Just now, Celso Scherer Filho disse:

Os dados que você utilizou considera só a valorização do ativo, ou também inclui os dividendos reinvestidos na empresa? 🤔

os dividendos sendo reenvestidos

• 0
Postado
2 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

então é esse o ponto, por que correr risco na renda variavel sendo que existe a renda fixa?

• 0
Postado
5 minutes ago, Otavio Hayashi disse:

sim sim mas rentabilidade passada não quer dizer rentabilidade futura, vou comprar weg hj a 30 de pl?

Compra IBOV entao, da pra ver que voce nao estudou direito o modulo 04. esta comparando alho com bugalhos.

a WEG é pra mostrar que mesmo quando todos dizem que ela esta cara, ela ainda tem espaco pra crescer, mas nao tem so weg ali, a weg de longe seu uma surra (no seu jeito de analisar em todos os ativos?)?

BTG , Engie , Brasil Agro, 

abaixo mais uns exemplos, seguindo sua logica, ate a combalida Mdia encosta no IBOV

image.png.d154aac3ed52b2593b43cb52af8b4c57.png

• Criar novo...