Jump to content
  • 0

Pergunta

Postado

Amigos, Noa noite

Sou novato (Turma 45) e tenho minha reserva de emergência em um CDB de liquidez diária no Banco Inter. Recentemente fui demitido de uma estatal onde trabalhei por 17 anos. Só tenho esse valor guardado. Nada em renda variável.

Seria uma boa idéia transferir essa reserva aqui para o BTG Pactual? Já abri a conta corrente e de investimentos e também já recebi o cartão de débito.

Se sim, qual a forma certa de fazer e qual o investimento mais indicado para essa finalidade?

Observação: É preciso que tenha liquidez diária, uma vez que estou sem emprego no momento e preciso todo mês sacar.

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

Boa noite!

Tbm sou da turma 45, mas se conseguir te ajudar em algo... 

Como vc já abriu a conta no BTG, tentaria transferir a custódia(para não incorrer em IR ao resgatar, se possível). Pelo portal da B3 é muito simples. Eu fiz dos meus investimentos da XP para o BTG, foi rapidinho e tudo digital sem taxa alguma!

Não sei se nesse caso seria possível a transferência de custódia...

Se achar complicado; faça o resgate do valor, transfira pro BTG e invista no CDB de liquidez diária! 

Agora, outros investimentos não saberia lhe dizer... os mais entendidos lhe dirão, com certeza!

Espero poder ter-lhe ajudado com o mínimo! 

Tmj! 

2 horas atrás, Ricardo Machado Silva disse:

Amigos, Noa noite

Sou novato (Turma 45) e tenho minha reserva de emergência em um CDB de liquidez diária no Banco Inter. Recentemente fui demitido de uma estatal onde trabalhei por 17 anos. Só tenho esse valor guardado. Nada em renda variável.

Seria uma boa idéia transferir essa reserva aqui para o BTG Pactual? Já abri a conta corrente e de investimentos e também já recebi o cartão de débito.

Se sim, qual a forma certa de fazer e qual o investimento mais indicado para essa finalidade?

Observação: É preciso que tenha liquidez diária, uma vez que estou sem emprego no momento e preciso todo mês sacar.

Editado por Hiago Assis
  • Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Ricardo Machado Silva disse:

Amigos, Noa noite

Oi Ricardo,

Não vejo dificuldade alguma nessa transferência. Bastaria resgatar o valor do CDB do Inter para sua conta neste banco, fazer um PIX do valor para o BTG, e pronto.

Vai ter ali alguma questão referente a impostos, e talvez você tenha de pagar alguma coisa quando resgatar do CDB atual. Então vale a pena dar uma olhadinha para não perder muito.

Agora, se você tiver valores em outros CDBs que não sejam de liquidez diária, aí é um pouco mais complicado. Pelo site da B3 ainda não é possível fazer portabilidade de renda fixa, então você teria de entrar em contato tanto com o BTG quanto com o Inter para solicitar esta mudança (e os relatos são de que o Inter dificulta um pouco as coisas).

Se houver alguma outra dúvida é só chamar.

Espero ter ajudado!

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
20 horas atrás, Ricardo Machado Silva disse:

Amigos, Noa noite

Boa noite, @Ricardo Machado Silva.

Um cuidado que acho interessante tomar é que já houveram registros de alunos que fizeram uma transferência de um CDB de liquidez diária e quando ele chegou no outro banco tinha ficado com juros no vencimento, perdendo a característica de liquidez diária (que é a mais importante em uma reserva de emergência). 

Vamos então revisar alguns conceitos fundamentais sobre a reserva de emergência:

A função da reserva de emergência não é render, pois não é um investimento. A reserva de emergência é uma forma de proteção do seu patrimônio e do seu bem-estar que vai ser poupada com o único objetivo de atender você e seus dependentes em situações imprevistas ou emergenciais. Por isso, a maior parte (pelo menos uns 50%) deve estar na conta corrente de um bancão varejo com um número abundante de agências físicas espalhadas por todo o território nacional.

Já a outra metade, recomendo que deixe uma parte em dinheiro físico. Se restar algo, aí sim fica a seu critério escolher uma ou mais das seguintes opções:

• Tesouro Selic;
  • Poupança;
  • Caixinha de bancos com liquidez imediata ou diária;
  • CDB de liquidez diária emitido por um bancão (não custodiado. Emitido.) e coberto pelo FGC,

Note que mesmo quando aportadas em algum título de investimento, ele deve ser de segurança máxima (proteção do FGC ou título emitido pelo governo) e liquidez diária ou, preferencialmente, imediata 24/7 independente de render menos que outros títulos.

A reserva deve atender no mínimo 6 meses da somatória dos seus custos fixos e prazeres médios. Por causa da inflação, o valor ideal da reserva sempre vai aumentar com o tempo, o que significa que é uma ideia interessante que os rendimentos da parte alocada alguma aplicação sejam usados para manter o montante atualizado.

• Criar novo...