Jump to content

Pergunta

Postado

Atualmente estou no modulo 4 e assistindo as aulas e montando o diagrama do cerrado notei que a pergunta quanto ao indicador de ROE estava em 5%, mas atualmente em uma pesquisa breve e na minha carteira eu notei que os ROE das empresas estão em plena maioria com mais de 10%. Gostaria de saber se isso é algo de momento ou se esse ajuste faz sentido, tendo em vista que caso seja algo de momento logo todas estariam com um ponto negativo quanto á essa pergunta do diagrama do cerrado.

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
9 horas atrás, Gian Carlos disse:

Atualmente estou no modulo 4 e assistindo as aulas e montando o diagrama do cerrado notei que a pergunta quanto ao indicador de ROE estava em 5%, mas atualmente em uma pesquisa breve e na minha carteira eu notei que os ROE das empresas estão em plena maioria com mais de 10%. Gostaria de saber se isso é algo de momento ou se esse ajuste faz sentido, tendo em vista que caso seja algo de momento logo todas estariam com um ponto negativo quanto á essa pergunta do diagrama do cerrado.

@Gian Carlos

Complementando nossos amigos,

As perguntas do Diagrama do Cerrado tem como objetivo dar nota para a resiliência de uma empresa. O ROE em 5% foi estabelecido como padrão por pegar aí uma média da inflação brasileira até hoje, se não me engano. Contudo, se você considera que esse número não represente força ou segurança o suficientes, fica a seu critério alterá-la.

Contudo, vale ressaltar que só porque a maioria das empresas que você observou estavam acima disso não significa necessariamente que está baixo demais, apenas que elas atendem esse critério específico (e até pessoal) de segurança.

Abraços.

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 04/06/2025 at 07:57, Gian Carlos disse:

@Gian Carlos , o ROE é a grosso modo, a rentabilidade da empresa baseada no patrimônio.

A selic hoje está 14,75%. Então, você investir em algo que esteja abaixo disso seria somente por questão de compreensão dos fundamentos e custo benefício. "Que também é falado nas aulas do módulo 4".

Se a empresa está com o ROE, acima de 10% e abaixo de 14,75%, quer dizer que está rentabilizando o patrimônio abaixo da selic, caso essa empresa não tenha bons fundamentos, dívida líquida sobre ebitida baixa, margem líquida boa (dependendo do segmento) melhor fechar a empresa e botar tudo na selic.

• Brabo 1
  • Criar novo...