Jump to content
  • 0

Demissão, Noivado e empresa

Pergunta

Postado

Olá Sardinhas, recentemente fiquei noivo e com isso veio muitos planos, até então eu tinha um emprego "estável" e para ajudar na construção do dinheiro que precisava levantar para casar e adquirir tudo que vem com o casamento, decidi fazer um curso e prestar serviços aos finais de semana. Estava indo tudo certo, conseguia conciliar na boa o CLT e a renda extra aos fins de semana, até que veio uma maré ruim na empresa e eu juntamente om outros colegas de setor, fomos desligados da empresa.

Hoje a minha renda extra se tornou renda principal por hora, entretanto essa renda extra me paga mais que o trabalho CLT que eu tinha antes. Seria uma boa escolha pegar parte do dinheiro da rescisão e aportar na empresa? Vejo potencial no ramo que atuo porém em dias tenho serviço e em outros não.

Qual seria o melhor caminho nesse momento de construção da minha vida a dois? Empreender nessa "Renda extra" ou retornar ao CLT? 

As poucas contas que tenho eu consigo pagar facilmente, tenho apenas um financiamento veicular no valor de 619, atualmente moro com minha mãe ainda e a ajudo com um pouco das despesas por aqui.

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
7 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá Sardinhas, recentemente fiquei noivo e com isso veio muitos planos, até então eu tinha um emprego "estável" e para ajudar na construção do dinheiro que precisava levantar para casar e adquirir tudo que vem com o casamento, decidi fazer um curso e prestar serviços aos finais de semana. Estava indo tudo certo, conseguia conciliar na boa o CLT e a renda extra aos fins de semana, até que veio uma maré ruim na empresa e eu juntamente om outros colegas de setor, fomos desligados da empresa.

Hoje a minha renda extra se tornou renda principal por hora, entretanto essa renda extra me paga mais que o trabalho CLT que eu tinha antes. Seria uma boa escolha pegar parte do dinheiro da rescisão e aportar na empresa? Vejo potencial no ramo que atuo porém em dias tenho serviço e em outros não.

Qual seria o melhor caminho nesse momento de construção da minha vida a dois? Empreender nessa "Renda extra" ou retornar ao CLT? 

As poucas contas que tenho eu consigo pagar facilmente, tenho apenas um financiamento veicular no valor de 619, atualmente moro com minha mãe ainda e a ajudo com um pouco das despesas por aqui.

Oi, anônimo. Sinto muito quanto ao seu antigo emprego!

Acredito que o aconselhável pra tocar o próprio negócio é ter um planejamento adequado e uma reserva de emergência de pelo menos 1 a 2 anos disponível.

Não entendo muito da sua realidade, se a empresa já está em um momento bom para crescer por conta focando 100% nela, mas é difícil para eu te dizer o que fazer ou não fazer com as informações que tenho.

• Brabo 1
  • 1
Postado

Opa, parabéns pelo noivado – isso já é um marco enorme! Seu momento é desafiador, mas também cheio de oportunidades.

Alguns pontos pra te ajudar a pensar com mais clareza:

1. Renda variável X estabilidade

Você disse que a renda extra agora paga mais que seu antigo CLT, o que é ótimo. Mas também mencionou que ela é irregular. A renda média pode ser boa, mas a previsibilidade é baixa e isso importa muito em momentos de grandes compromissos (casamento, sair da casa da mãe, talvez filhos mais à frente).

Você tem caixa suficiente para aguentar meses fracos sem se endividar ou comprometer planos importantes?

Se a resposta for não, talvez a solução seja manter a renda extra como atividade principal por agora, sem mexer em todo o dinheiro da rescisão, e ao mesmo tempo buscar uma nova colocação CLT, de preferência que ofereça flexibilidade pra continuar com a renda extra no fim de semana.

2. Investir na empresa? Com que objetivo e retorno?

Colocar parte da rescisão na renda extra só faz sentido se:

• Você já entende bem o retorno esperado desse investimento (ex: comprar equipamento, marketing, estrutura)
  • Você tem alguma previsibilidade de demanda
  • E principalmente: o dinheiro investido vai te gerar mais receita ou estabilidade real

Ou seja: evite investir só por confiança ou intuição. Tenha um plano claro com retorno esperado, prazos, riscos e cenário ruim já desenhado.

3. Construção da vida a dois

Você está num momento de transição importante na vida pessoal. Isso exige base financeira mais sólida, porque compromissos vão aumentar (casa, casamento, eventualmente filhos). O que você precisa agora é de estabilidade mínima + crescimento progressivo.

Por isso, talvez o melhor caminho não seja um "ou CLT ou empreendedor", mas sim:

• Um plano de médio prazo que una os dois por um tempo
  • Use a renda extra como trampolim, não como única base por enquanto
  • E use a rescisão com parcimônia, guardando parte como reserva estratégica (especialmente se ainda não tiver 3 a 6 meses de despesas guardados)

Por outro lado vai ter sua esposa para auxiliar e juntos vão poder crescer e desenvolver esses sonhos e desejos.

Em resumo: sim, pode valer a pena empreender, mas com estrutura e reservas. E isso não te impede de buscar CLT ao mesmo tempo. O erro seria tomar uma decisão baseada só no momento atual, sem projetar os riscos dos próximos 12-24 meses.

Espero que tenha sucesso na sua jornada!

Até mais!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

cara, se a renda extra se tornou um negócio, e você vê potencial, foco na sua empresa,

quanto ao dinheiro, como você esta em um momento de incertezas, eu colocaria parte deste dinheiro como reserva de emergência. 

quanto ao casamento, planeja bem os gastos, para não ficar endividado, afinal casamento custa caro. :classic_biggrin:

e claro, já que você vai iniciar uma vida a dois, converse sobre metas e objetivos, e como vocês vão fazer para 

adquirir "tudo que vem com o casamento", sem fazer loucuras, nem dividas de preferencia.

quando o casal investe junto fica mais fácil alcançar os objetivos.

12 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Vejo potencial no ramo que atuo porém em dias tenho serviço e em outros não.

nos dias que não há serviço, pense em como buscar serviço, visitar alguns clientes, talvez ligar oferecendo um serviço, fazer algum anuncio, divulgar de alguma forma.

como o amigo citou:

4 horas atrás, Gabriel Ramos#5886 disse:

Ou seja: evite investir só por confiança ou intuição. Tenha um plano claro com retorno esperado, prazos, riscos e cenário ruim já desenhado.

não invista todo o seu dinheiro sem ter um bom planejamento e estuda bem qual o potencial de retorno.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Anônimo 

Encontrei um vídeo do Professor aqui para você ter um segundo ponto de vista da situação.

Não fica bravo com o título da capa.

Ele é extremamente sincero.

Espero que lhe ajude.

👍🏼

• Criar novo...