AO investir em CDBs, tenho me deparado com várias opções de aplicação que vencem 10, 15 dias, às vezes até 5 dias antes de completarem 361 dias de aplicação, o que resulta em maior quantidade de imposto, uma vez que a diferença desses 5 dias podem me resultar em 22,5% de imposto, ao invés de 20% (apartir de 361 dias investidos).
Não consigo entender o porque os bancos fazem isso. Qual o propósito disso??? A maioria das aplicações terminam poucos dias antes de atingirem o próximo passo de menor taxa de imposto. Parece até sacanagem.
Até fui num site de contagem de datas pra ver se eu estava correta, e davam 357 dias, 355...
Pergunta
Bianca Behrens
AO investir em CDBs, tenho me deparado com várias opções de aplicação que vencem 10, 15 dias, às vezes até 5 dias antes de completarem 361 dias de aplicação, o que resulta em maior quantidade de imposto, uma vez que a diferença desses 5 dias podem me resultar em 22,5% de imposto, ao invés de 20% (apartir de 361 dias investidos).
Não consigo entender o porque os bancos fazem isso. Qual o propósito disso??? A maioria das aplicações terminam poucos dias antes de atingirem o próximo passo de menor taxa de imposto. Parece até sacanagem.
Até fui num site de contagem de datas pra ver se eu estava correta, e davam 357 dias, 355...
Top Posters For This Question
3
2
2
DIAS POPULARES
4/Jun
7
Top Posters For This Question
Bianca Behrens 3 posts
Flavio Prado 2 posts
Thiago M Borges 2 posts
DIAS POPULARES
4/Jun 2025
7 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Bianca Behrens provavelmente é porque na primeira emissão do CDB o vencimento estava com 370 dias, por exemplo, e conforme os dias vão passando e o estoque disponibilizado pelo Emissor não se esgota,
Thiago M Borges
Não são títulos do mercado secundário? No caso são títulos que era de outra pessoa e ela decidiu se desfazer, sobrando esse prazo até o vencimento. CDBs curtos assim eu costumo ignorar, só pego alguma
Thiago M Borges
É o caso que o Flavio explicou então, perdão
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts