Jump to content

Pergunta

Postado

AO investir em CDBs, tenho me deparado com várias opções de aplicação que vencem 10, 15 dias, às vezes até 5 dias antes de completarem 361 dias de aplicação, o que resulta em maior quantidade de imposto, uma vez que a diferença desses 5 dias podem me resultar em 22,5% de imposto, ao invés de 20% (apartir de 361 dias investidos).

Não consigo entender o porque os bancos fazem isso. Qual o propósito disso??? A maioria das aplicações terminam poucos dias antes de atingirem o próximo passo de menor taxa de imposto. Parece até sacanagem.

Até fui num site de contagem de datas pra ver se eu estava correta, e davam 357 dias, 355... 

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 minute ago, Bianca Behrens disse:

AO investir em CDBs, tenho me deparado com várias opções de aplicação que vencem 10, 15 dias, às vezes até 5 dias antes de completarem 361 dias de aplicação, o que resulta em maior quantidade de imposto, uma vez que a diferença desses 5 dias podem me resultar em 22,5% de imposto, ao invés de 20% (apartir de 361 dias investidos).

Não consigo entender o porque os bancos fazem isso. Qual o propósito disso??? A maioria das aplicações terminam poucos dias antes de atingirem o próximo passo de menor taxa de imposto. Parece até sacanagem.

Até fui num site de contagem de datas pra ver se eu estava correta, e davam 357 dias, 355... 

Não são títulos do mercado secundário? No caso são títulos que era de outra pessoa e ela decidiu se desfazer, sobrando esse prazo até o vencimento. CDBs curtos assim eu costumo ignorar, só pego algumas vezes LCIs ou LCAs por serem isentos de IR.

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 minutes ago, Bianca Behrens disse:

@Bianca Behrens provavelmente é porque na primeira emissão do CDB o vencimento estava com 370 dias, por exemplo, e conforme os dias vão passando e o estoque disponibilizado pelo Emissor não se esgota, o prazo vai diminuindo dia após dia. Não vejo como sacanagem, apenas uma eventualidade.

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 minute ago, Thiago M Borges disse:

Não são títulos do mercado secundário? No caso são títulos que era de outra pessoa e ela decidiu se desfazer, sobrando esse prazo até o vencimento. CDBs curtos assim eu costumo ignorar, só pego algumas vezes LCIs ou LCAs por serem isentos de IR.

Não é do mercado secundário.

• 0
Postado
45 minutes ago, Bianca Behrens disse:

não sei, pois são títulos daqueles que esgotam rápido, acho difícil ser estoque, pois esse tipo de investimento com taxa alta esgota nos primeiros minutos.

Obrigada!!!

@Bianca Behrens todos os títulos possuem "estoque", quando falamos do mercado secundário, normalmente o estoque é baixo, pois são de outros investidores que compraram R$1mil, R$3mil, R$10mil lá na emissão e estão colocando à venda, então vai rápido. Quando são títulos do mercado primário, ou seja, quando o Emissor coloca à venda estamos falando de R$1milhão, R$2milhões disponíveis e até bem mais que isto.

De qualquer maneira, esta diminuição nos dias até o vencimento acontece nos dois mercados, pois na prática não importa qual mercado é, o vencimento não muda. Eventualmente o que pode ocorrer é o Emissor lançar mais um "lote" e colocar o vencimento uns dias a mais para aquele novo lote, mas a partir daí os dias passam e o prazo diminui para aquele "lote".

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • Criar novo...