Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite, pessoal. Estou buscando investir em títulos de renda fixa no mercado secundário, visando taxas mais atrativas. No entanto, ainda tenho certa preocupação quanto ao risco de falência da instituição que emite o título, mesmo nos casos em que há cobertura do FGC.

Sempre que surge uma boa oportunidade, sinto a necessidade de pesquisar previamente sobre a instituição emissora. O problema é que, muitas vezes, nesse intervalo acabo perdendo a chance de adquirir o título, pois ele expira rapidamente.

Meu receio é que, caso a instituição quebre, embora exista a proteção do FGC, o processo de ressarcimento leve tempo, o que pode impactar minha rentabilidade. Diante disso, fico na dúvida: esse receio é justificável ou, considerando a proteção existente, eu deveria aproveitar melhor as oportunidades quando elas surgem?

• Brabo 2

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa noite @Bernardo Rohnelt Carrilho, tudo bem?

O tempo de ressarcimento do FGC é de cerca de uns 40 dias, podendo ir até 60 dias.

Ou seja, deixaria de ganhar 2 meses de rentabilidade.

A decisão vai do teu pensamento. Tem pessoas que gostam de investir em título de instituições que já conhecem os indicadores, outros apenas compram os títulos dentro da cobertura do FGC.

Se te deixa tranquilo, continue pesquisando, o que pode fazer é durante uns 3 dias, anotar as instituições dos CDBs que mais estão pagando e fazer uma análise delas. Monta uma tabela bem didática e assim quando surgir um CDB você irá conseguir rapidamente se o banco é "confiável" ou não.

Um abraço!

• Brabo 2
  • 0
Postado
18 horas atrás, Bernardo Rohnelt Carrilho disse:

Boa noite, pessoal. Estou buscando investir em títulos de renda fixa no mercado secundário, visando taxas mais atrativas. No entanto, ainda tenho certa preocupação quanto ao risco de falência da instituição que emite o título, mesmo nos casos em que há cobertura do FGC.

Sempre que surge uma boa oportunidade, sinto a necessidade de pesquisar previamente sobre a instituição emissora. O problema é que, muitas vezes, nesse intervalo acabo perdendo a chance de adquirir o título, pois ele expira rapidamente.

Meu receio é que, caso a instituição quebre, embora exista a proteção do FGC, o processo de ressarcimento leve tempo, o que pode impactar minha rentabilidade. Diante disso, fico na dúvida: esse receio é justificável ou, considerando a proteção existente, eu deveria aproveitar melhor as oportunidades quando elas surgem?

Boa tarde, @Bernardo Rohnelt Carrilho

Bom, nesse caso também compensa fazer análises prévias de algumas instituições, como Banco Master, para ter uma base maior de conhecimento que vai lhe ajudar a tomar decisões mais rápidas.

Também é uma boa ideia verificar a corretora por uns 3 dias para ir analisando os ativos antes de realizar a compra de algum.

Muitos títulos do mercado primário também são altamente atrativos e enquanto você vai se acostumando, não tem nada de errado em escolher o melhor deles também. 

Além do mais, o FGC não é muito demorado em ressarcir valores. Na página deles diz que leva de 30 a 60 dias, mas eles tem feito isso com uma velocidade cada vez mais rápida recentemente.

Abraços.

• Brabo 2
  • 0
Postado
20 horas atrás, Bernardo Rohnelt Carrilho disse:

Boa tarde, @Bernardo Rohnelt Carrilho !

Apenas complementando nossos amigos.

Não tem uma resposta certa neste ponto e não tem como fugir de que vai depender de pessoa para pessoa.

Por exemplo, para mim, se o emissor quebrasse e eu ficaria tranquilo em esperar 2 meses até reaver meu dinheiro e "perder" estes dois meses de rentabilidade, algo que eu não acho que faria um estrago grande pensando no tempo que já invisto e ainda irei investir.

Uma sugestão do que você pode fazer é já dar uma pesquisada nos emissores antes como disseram o pessoal. Pesquise por uns 2 ou 3 dias e veja quais emissores estão oferecendo títulos que lhe agradem. Em paralelo a isso, faça uma pesquisa, veja o banco data, acesse o RI dos bancos pois é muito comum bancos terem uma área de RI mesmo que não tenham capital aberto em bolsa. Eles divulgam informações de sua saúde financeira justamente para passar confiança e captar investidores com a emissão de seus títulos. Dessa forma, você já vê se o emissor lhe agrada, se está tranquilo investir nele pois mesmo tendo a proteção do FGC, se for um bom emissor, as chances de ele dar xabú no meio do caminho diminuem bem.

Seu receio é sim justificável. Afinal, ninguém aqui quer saber de perder dinheiro, né  Hahah

Por isso, entenda como é seu perfil, dê uma pensadinha em como é o seu apetite ao risco e qual decisão que lhe é mais confortável.

Sempre digo que todo investidor deve é estar tranquilo com sua decisões e quando deitar a cabeça no travesseiro a noite, a decisão tomada sobre onde aportou não lhe incomodar e tirar o sono. Quando você achar essa sua decisão, manda bala!

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 2
  • 0
Postado
21 horas atrás, Bernardo Rohnelt Carrilho disse:

Boa tarde @Bernardo Rohnelt Carrilho.

Quando eu comecei a investir utilizando o mercado secundário e o que me ajuda até hoje é focar em títulos com vencimentos curtos (menores que 6 meses) e investindo valores baixos (no máximo 5k) por titulo.

Além disso, eu pessoalmente prefiro títulos de letras (LCIs, LCAs, etc) por conta da isenção do IR.

Como estamos falando do mercado secundário, é mais complicado pesquisar as empresas no momento da seleção dos títulos pois aquela oferta pode acabar rapidamente, e no dia seguinte não aparecer novamente.

Assim como sugeriu o @João Vitor Bueno Da Silvao que possa fazer é também ver a lista dos títulos disponíveis no mercado primário, investigar as instituições e quando buscar no secundário só procurar pela instituições que você já pesquisou. Claro, esta forma também pode fazer com que você "deixe" de ganhar uma certa rentabilidade, mas faz parte do processo bem como o @Eddy Paulinicomentou acima.

Abs

• Brabo 2
  • Criar novo...