Jump to content
  • 0

Renda Fixa - GrupoEuro17 - Risco alto demais?

Pergunta

Postado

Salve galera, beleza? Vocês já ouviram falar do Grupo Euro17?

Em 2024 recebi uma ligação do meu ex-gerente de conta PJ no Santander (o cara trocou de empresa para o Grupo Euro17), oferecendo um investimento de renda fixa debenturizada, inicialmente falei que não tinha interesse e ele perguntou se podia só enviar o espelho da oferta, quando abri o negocio fiquei surpreso, segue os termos:

- Mínimo de 24 meses:

- CDI 193%

- 1,50% a.m

- IR Regressivo (acima de 720 dias - 15)

Liguei para o corno na hora e pedi para agendar uma visita na empresa, um prédio na Av. Brigadeiro Faria Lima, todos os andares cheio de funcionários, me receberam numa sala bem legal e conversei tanto com quem fez a proposta quanto o gerente dele, a operação deles é basicamente uma crefisa piorada, pega capital e empresta para a classe D e C com juros altíssimos geralmente descontando diretamente de benefícios (em tese inadimplência baixa - spread gigante), além disso fazem empréstimos empresariais, tive uma informação de insider que a Portuguesa FC tá devendo pros caras e atrasando os pagamentos. 

Okay, a empresa é real, se identifica como securitizadora, o site é organizado, mandam declaração de IR, fiz um aporte de 200mil para 36 meses e assinei os contratos, porém como os termos foram muito bons fico com a sensação constante que cai em golpe ou essa merda vai quebrar e vou me lascar.

O que vocês acham? to fodido? vale a pena? afobei?

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Fala Renato, tranquilo?

Olha, entendo que você tem um apetite de risco mais alto e está disposto a correr alguns riscos em busca de retornos maiores. Mas, sinceramente, uma oferta com retorno próximo de 30% ao ano (CDI 193%) já acende um alerta vermelho pra mim. Rentabilidade alta geralmente anda de mãos dadas com risco elevado.

Não conheço o Grupo Euro17, mas o que você descreveu parece mais uma operação de crédito agressiva (tipo “Crefisa turbinada”, como você mesmo falou). Isso pode até funcionar enquanto a engrenagem gira, mas o risco de calote ou quebra é real especialmente se estão fazendo operações com clubes de futebol endividados e tomadores com perfil de crédito mais frágil.

Agora, tudo depende de quanto esse investimento representa do seu patrimônio. Se esses 200 mil forem, sei lá, 5% ou menos da sua carteira, pode ser que esteja dentro do seu perfil de risco e diversificação. Mas se for uma fatia maior, aí o risco de impacto é bem relevante.

Você fez um pouco do dever de casa: visitou a empresa, analisou documentos, conheceu o pessoal. Isso já é mais do que muita gente faz. Mas se a sensação de “entrei em fria” está persistente, talvez seja um sinal de que faltou uma análise mais fria antes de fechar.

Torço pra que dê tudo certo, mas na próxima, tenta dar uma respirada antes de investir e, se possível, diversifica em produtos mais sólidos pra equilibrar a carteira.

Se alguém aqui conhecer mais a fundo o Euro17, tomara que complemente com mais detalhes.

• 0
Postado
12 horas atrás, Renato Alves Pereira disse:

Salve galera, beleza? Vocês já ouviram falar do Grupo Euro17?

Em 2024 recebi uma ligação do meu ex-gerente de conta PJ no Santander (o cara trocou de empresa para o Grupo Euro17), oferecendo um investimento de renda fixa debenturizada, inicialmente falei que não tinha interesse e ele perguntou se podia só enviar o espelho da oferta, quando abri o negocio fiquei surpreso, segue os termos:

- Mínimo de 24 meses:

- CDI 193%

- 1,50% a.m

- IR Regressivo (acima de 720 dias - 15)

Liguei para o corno na hora e pedi para agendar uma visita na empresa, um prédio na Av. Brigadeiro Faria Lima, todos os andares cheio de funcionários, me receberam numa sala bem legal e conversei tanto com quem fez a proposta quanto o gerente dele, a operação deles é basicamente uma crefisa piorada, pega capital e empresta para a classe D e C com juros altíssimos geralmente descontando diretamente de benefícios (em tese inadimplência baixa - spread gigante), além disso fazem empréstimos empresariais, tive uma informação de insider que a Portuguesa FC tá devendo pros caras e atrasando os pagamentos. 

Okay, a empresa é real, se identifica como securitizadora, o site é organizado, mandam declaração de IR, fiz um aporte de 200mil para 36 meses e assinei os contratos, porém como os termos foram muito bons fico com a sensação constante que cai em golpe ou essa merda vai quebrar e vou me lascar.

O que vocês acham? to fodido? vale a pena? afobei?

Também não conheço esse grupo, mas as operações deles devem ser extremamente agressivas pra uma rentabilidade absurda dessa. Qual o tempo mínimo de investimento? Saúde financeira da empresa? Dívida? ROIC? etc.

Pesquisou o CNPJ e se ele é autorizado a trabalhar nesse ramo? Reputação? ANBIMA, registro.br, etc? 

Você aportou R$200mil nisso?

• Criar novo...