André Machado Postado ontem às 12:40 Postado ontem às 12:40 Olá caros, Suponhamos que você tenha alcançado o tão sonhado número mágico em sua conta, os dividendos estão fluindo, todo mês as mensagens chegando sobre o recebimento do pagamento, a pergunta que fica é: Você ainda continuaria trabalhando em algo ou ficaria apenas vivendo dos dividendos? 2
Post popular Sergio Tanaka Postado ontem às 12:52 Post popular Postado ontem às 12:52 trabalharei a vida inteira, o q muda eh no que irei trabalhar ficar sem trabalhar eu nao vejo sentido pra mim 5 1
Mateus Souza Postado ontem às 12:55 Postado ontem às 12:55 Cara, sigo o mesmo pensamento do amigo Sérgio. No máximo, trocaria minha área de atuação por uma que despertasse mais interesse, mesmo que com pouca remuneração. É estranho pensar nisso sem ter chegado lá, mas, para mim, continuaria como estou e só adicionaria alguns confortos à vida e algumas viagens. Fora isso, nada mais. 4
Post popular Gabriel Ramos#5886 Postado ontem às 12:58 Post popular Postado ontem às 12:58 Depende do que você chama de trabalho. kkk Talvez a gente não precisasse mais levantar cedo por obrigação ou correr atrás de dinheiro. Mas ainda assim, acho que trabalharíamos por amor, por propósito, por quem caminha ao nosso lado. Eu, por exemplo, tiraria algumas ideias antigas do baú. Me uniria a gente com os mesmos sonhos que os meus, e tentaria tornar o sonho realidade. Estaria mais presente com quem amo. Viveria num ritmo mais calmo, mais humano. A verdade é que ainda haveria trabalho, sim. Mas não aquele que arranca pedaços da gente em troca de salário. Seria um trabalho com alma esforço que tem sentido, suor que constrói liberdade que alimenta a alma. Então… eu diria: sim, eu trabalharia. Mas não do mesmo jeito. Ou talvez… não trabalharia. Mas ainda assim, faria tanto. 4 1
Elcimar Guimarães Postado ontem às 13:00 Postado ontem às 13:00 Bom dia @André Machado Gostaria muito que esse dia chegasse logo. kkkkk Acho que a melhor parte seria não ter que trabalhar apenas para ganhar dinheiro ou por necessidade de sobrevivência. Mas não ter mais a preocupação de ter que ganhar dinheiro para pagar contas, seria então possível poder se dedicar à alguma coisa que se tem vontade de realizar na vida. Algumas pessoas já tem essa experiência no seu próprio trabalho. Então acredito que elas continuariam trabalhando sim. 1 1
Post popular Felipe Braz Sant'anna Postado ontem às 13:05 Post popular Postado ontem às 13:05 Eu pensava assim quando era mais jovem, agora estou com 56 e eu acho que se de fato tivesse uma renda de dividendos que me desse uma vida tranquila com alguma folga eu não ia ter mais um trabalho formal, mas de toda forma teria que encontrar outros interesses como hobbies, trabalho comunitário, cuidar da casa, pois ficar o dia todo sem ter o que fazer é pedir para ter doenças. 8
Post popular Henrique Magalhães Postado ontem às 13:22 Post popular Postado ontem às 13:22 33 minutes ago, André Machado disse: Olá caros, Suponhamos que você tenha alcançado o tão sonhado número mágico em sua conta, os dividendos estão fluindo, todo mês as mensagens chegando sobre o recebimento do pagamento, a pergunta que fica é: Você ainda continuaria trabalhando em algo ou ficaria apenas vivendo dos dividendos? @André Machado acredito que a resposta nunca sera igual pra todos. Vou dar um exemplo real , um exemplo de como eu pensava antes e com penso hoje. a) exemplo real, meu falecido pai aposentou com 51 anos, ele trabalhava desde os 12 anos (na verdade desde os 9), enfim aposentou cedo (parcial e depois integral), porem com 51 anos ele tinha um chacara que ele adorava cuidar, na verdade ele faz tudo la, desde a casa ate plantas, horta, enfim tudo mesmo. E nesta fase ele conheceu sua primeira neta, ou seja ele teve tempo integral pra cuidar , levar ela onde precisasse, enfim ele foi o famoso Vô Heroi, e 8 depois a segunda neta (e ele que sonhava ter filhas mas teve 3 meninos, recebeu logo 2 netas). Bom ele faleceu em 2022, e virou ao menos 16 anos curtindo a chacara e as netas de forma intensa, e eu vejo que esta foi a maior riqueza que ele teve. Uma vez perguntei se ele nao queria montar um escritorio de contabilidade (memso que em sociedade com alguem) quando ele se aposentou, e ele me disse "nao quero mais esquentar a cabeça tendo obrigação de me atualizar toda hora com isso, ja vi isso a vida toda". Pergunta? ele deixou de trabalhar? Nao, o trabalho dele era a chacara e as netas principalmente, e este trabalho ele teve o poder de escolher pq tinha a renda dele (passiva do INSS, mas era passiva). b) eu antes da AUVP - imaginava chegar numa renda passiva e nao precisar trabalhar pra ninguem c) eu apos AUVP - estou pensando em reduzir a carga horaria de trabalho em algum momento mas não parar, mas poder escolher em que trabalhar fiz textao no a) pq acho a escolha do meu pai Foda, e demorei para entender isso, ele escolheu uma Riqueza que nao tem preço (e antes dos 51 ele trabalhava feito um camelo, nao pegava ferias nem nada, e eu nunca achei que ele fosse sussegar. Hoje agradeço a Deus por ele ter feito isso, ele literalmente foi o homem mais rico do cemitério, mas a Riqueza dele não era dinheiro. Obs: na fase de viver de renda, nao serao apenas dividendos, provavelmente tera que optar mais por renda fixa para ter previsibilidade. 8 4
Bruno Alex Pereira Rodrigues Postado ontem às 13:51 Postado ontem às 13:51 (edited) Continuaria trabalhando, mas com liberdade de escolha Muitos que atingem o “número mágico” dizem que não param de trabalhar — apenas escolhem melhor com o que e com quem querem trabalhar. Por quê? Trabalho dá propósito. Ficar 100% ocioso pode gerar tédio, depressão e até perda de identidade. Contribuir ainda importa. Mesmo com renda passiva, muitos desejam causar impacto, criar algo, ensinar ou empreender. Novos projetos surgem. Liberdade financeira pode abrir portas para trabalhos que antes não eram viáveis, como arte, educação, voluntariado, viagens com causa etc. No final de tudo não é sobre nunca mais trabalhar, mas sobre nunca mais precisar trabalhar por OBRIGAÇÃO. A pergunta talvez devesse ser: "Se você não precisasse mais de dinheiro vindo do trabalho obrigatório a seu sustento, o que você escolheria fazer com seus dias?" Essa resposta diz mais sobre propósito do que sobre carreira. No meu caso, eu jamais conseguiria viver sem trabalhar, nem que seja apenas com os meus próprios investimentos, tirando algumas horas por dia para estudar o mercado, realocar valores e ativos, eu sou um Desenvolvedor de Software, acostumado a longas horas pensando e resolvendo problemas, ficar ocioso sem resolver problemas reais, seria a "Uma morte intelectual" para mim. Editado ontem às 14:18 por Bruno Alex Pereira Rodrigues Ajuste de parágrafos. 4
Gabriel Coelho Peres Postado ontem às 13:55 Postado ontem às 13:55 Estou sempre procurando achar o trabalho dos sonhos, aquilo que sempre quis fazer e que consiga nesse momento de estabilidade fazer em horários reduzidos.. Acho que a vida sem um trabalho fique muito vazia e improdutiva, mas nesse momento será importante fazer algo que de fato seja prazeroso e me de liberdade de tempo para curtir a família, afinal, nesse momento o resultado financeiro do trabalho já não será o foco e sim o motivo para viver e ser útil! Porém caso esse momento demore muito a chegar, talvez ja considere uma idade boa de parar e curtir os netos se ja for esse o tempo..... 4
Post popular Charles T Postado ontem às 13:57 Post popular Postado ontem às 13:57 Mente vazia, oficina do diabo. O homem precisa se ocupar com algo. O sentimento de utilidade e produção de algo é importante. 4 1
Post popular Marcelo Ferraz Dos Santos Postado ontem às 14:00 Post popular Postado ontem às 14:00 Eu pessoalmente, se alcançasse hoje esse objetivo: Iria procurar um trabalho perto de casa, em algo que eu possa dizer que eu goste de fazer, de preferência meio período para poder cuidar e curtir o meu filho que hoje tem 6 anos, e continuaria trabalhando até perder o interesse ou até decidir me aposentar. Acho que ainda tenho muito a entregar para me aposentar hoje só porque atingi o patamar desejado. 5
Daniel S Postado ontem às 14:01 Postado ontem às 14:01 nunca faz sentido parar total, tem gente que até adoece ou perde o propósito com isso existe, claro, uma equação custo v. benefício onde as horas dedicadas para a gestão, mesmo que não ultra-ativa, do teu portfolio de investimentos irá trazer mais dinheiro que um salário ou dividendos retirados de uma empresa, num bom planejamento financeiro esse seria o caminho ideal que permite que a pessoa mude o conceitual do que é trabalhar em algo o outro extremo (que é uma naba) é ser obrigado a fazer o que não gosta por dinheiro, a famosa frase que o dinheiro compra o poder de dizer não, a liberdade de tirar uns sabáticos de vez em quando e se dedicar para outros projetos e interesses mas parar nunca! 4
Daniel S Postado ontem às 14:06 Postado ontem às 14:06 13 minutes ago, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse: A pergunta talvez devesse ser: "Se você não precisasse mais de dinheiro vindo do trabalho obrigatório a seu sustento, o que você escolheria fazer com seus dias?" Essa resposta diz mais sobre propósito do que sobre carreira. Aqui tá o xis-tudo da questão mesmo... sem entrar muito na filosofia da coisa tem gente que dá um jeito de fazer isso sem o tal numero magico em mente. A tríade "saude, dinheiro, tempo" é foda! 4
Post popular Fabio Augusto De Araujo Postado ontem às 14:07 Post popular Postado ontem às 14:07 cara eu sou clt kkkkkkkkkkkkkkk quando chegar esse dia eu quero viver da arte e fazer cochileta russa, jogar fora todo despertador que ha em casa e trabalhar so em algum projeto meu que seja tranquilo pra fazer e varios hobbys não remunerados mesmo 4 2
Leonardo Martins Barcelos Postado ontem às 14:13 Postado ontem às 14:13 (edited) Não conseguiria viver sem trabalhar ou não fazer alguma coisa. Mesmo atingindo a liberdade financeira, continuaria trabalhando... toda pessoa tem que viver fazendo alguma coisa. Só viveria despreocupado com contas a pagar.. Editado ontem às 14:24 por Leonardo Martins Barcelos 4
William Redig Postado ontem às 14:22 Postado ontem às 14:22 Trabalhar ou para de trabalhar? Não encaro isso dessa forma. Como muitos expressaram acima, também sempre trabalhei, e muito e não me vejo feliz, de "papo para ar" e por muito tempo na mesma frase. Poder escolher no que vai trabalhar; quer seja no planejamento de projetos, acompanhamento da execução sem envolvimento direto com o processo - coisa que realmente gosto de fazer; quer seja "estragando meus netos", ajudando e e passando mais tempo com meus filhos e netos, viajando mais, tudo isso é uma forma de trabalho. Encaro a liberdade financeira como o "poder de dizer não" para tudo aquilo que você não quer fazer. A "questã", como gosta de falar o nosso amigo e mentor @Raul, não é sobre ter grana ou não (se bem que isso também é muito importante), mas a liberdade de fazer o que te der na telha. No fundo no fundo, tudo isso que mencionei: viagens, passear o ocupar tempo com familia, cuidar da casa, fazer projetos e bolar soluções para probemas, tudo isso me apetece, e muito, e é como pretendo me ocupar depois do número mágico atingido. 4
Post popular André Machado Postado ontem às 19:32 Author Post popular Postado ontem às 19:32 (edited) @Henrique Magalhães, @Sergio Tanaka, @William Redig, @Leonardo Martins Barcelos, @Fabio Augusto De Araujo, @Daniel S, @Marcelo Ferraz Dos Santos, @Charles T, @Gabriel Coelho Peres, @Bruno Alex Pereira Rodrigues, @Felipe Braz Sant'anna, @Elcimar Guimarães, @Gabriel Ramos#5886 e @Mateus Souza, Muito obrigado pelas contribuições, foram de grande valia. Essa questão apareceu enquanto eu estava lecionando uma aula de filosofia, falando sobre as virtudes cardeais, e entramos no conceito de riqueza, o que consiste ser rico? No que consiste riqueza? Aproveite para mostrar um pouco do ensino da AUVP, familiarizando os alunos com o ambiente da economia e do investir. Bom ter essa linha de raciocínio, pois foi exatamente o que muitos falaram. Comentei que a concepção de trabalho e riqueza vai variar conforme a idade e a cultura. Meu sogro e pai, querem aproveitar a neta, eu, 36 anos, procuro algo onde possa diminuir o ritimo de horas, e ter que bater ponto, começando a ser mais efetivo em trabalhos onde posso exercer meus valores, princípios, em ideias que estão no papel ou no sonho, e alguém mais novo vai querer construir patrimônio, mas no final eu disse: "O trabalho dignifica o homem...." Obrigado por tudo. Editado ontem às 19:39 por André Machado 8 2
William Redig Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás 1 minute ago, André Machado disse: @Henrique Magalhães, @Sergio Tanaka, @William Redig, @Leonardo Martins Barcelos, @Fabio Augusto De Araujo, @Daniel S, @Marcelo Ferraz Dos Santos, @Charles T, @Gabriel Coelho Peres, @Bruno Alex Pereira Rodrigues, @Felipe Braz Sant'anna, @Elcimar Guimarães, @Gabriel Ramos#5886 e @Mateus Souza, Muito obrigado pelas contribuições, foram de grande valia. Essa questão apareceu enquanto eu estava lecionando uma aula de filosofia, falando sobre as virtudes cardeais, e entramos no conceito de riqueza, o que consiste ser rico? No que consiste riqueza? Aproveite para mostrar um pouco do ensino da AUVP, familiarizando os alunos com o ambiente da economia e do investir. Bom ter essa linha de raciocínio, pois foi exatamente o que muitos falaram. Comentei que a concepção de trabalho e riqueza vai variar conforme a idade e a cultura. Meu sogro e pai, querem aproveitar a neta, eu, 36 anos, procuro algo onde possa diminuir e comece a ser mais efetivo em valores, princípios, ideias e alguém mais novo vai querer construir patrimônio, mas no final eu disse: "O trabalho dignifica o homem...." Obrigado por tudo. Oi @André Machado, Esse conceito de riqueza é uma métrica bem subjetiva. Por um lado, não ter que se preocupar com dinheiro é algo muito bom - tenho certeza que todos concordam - mas ser dono do seu tempo e poder dispôr dele como bem entender, com grana no bolso é que vai fazer a real diferença. Por exemplo, tem alguns influenciadores de internet que conquistaram uma conta gordinha no banco, com muitas vezes a quantidade de dinheiro necessária para poder viver o resto da vida sem ter que trabalhar. Por outro lado, a carreira de influenciado inclui uma rotina de fazer lives, gravar vídeos e ser meio que escravo de uma rotina que nem sempre vai estar entre o que o influenciador gostaria mesmo de estar fazendo. Por exemplo, pega o nosso querido Raul. Por mais que ele goste de fazer lives, dar aulas, gravar os programas todos da AUVP, tenho convicção que muitas vezes ele gostaria de não fazer as lives ou não participar dos programas, mas ele tem compromisso com os alunas todas as 2as feiras nas aulas ao vivo, tem uma "obrigação" de publicar pelo menos um vídeo por dia, de versar sobre os "assuntos do momento". Na hora que parar de fazer isso, ou na hora que delegar essa atribuição para uma outra pessoa, vai ser sua audiência caindo e o poder e as conquistas passadas de influenciador de sucesso minguarem. Daí o paradoxo e a verdadeira liberdade vai ser encontrar o equilíbrio entre grana no banco e liberdade para curtir a vida com desejar. No caso do Raul, ele é ainda muito jovem e está mesmo na idade de ralar. Tenho certeza que em muito pouco tempo terá já acumulado uma fortuna bem grande que pode bancar ele com todos os seus luxos por tempo indeterminado, mas quando isso acontecer, seu poder de influencer e posição no mercado vai ser alterados. Quando um influenciador sai de cena, imediatamente entra outro em seu lugar, pois os "olhos que assistem videos no youtube" ou alunos querendo adquirir educação financeira e aprender sobre investimentos não vai diminuir, pelo contrário, a tendência é de aumento. Enfim, enrolei, enrolei, enrolei, dando a minha opinião sobre liberdade para concluir que, na maior parte das vezes, quem tem a liberdade na grana acumulada não a tem no seu domínio do tempo. Vida que segue.... 2
Elcimar Guimarães Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás 15 minutes ago, André Machado disse: @Henrique Magalhães, @Sergio Tanaka, @William Redig, @Leonardo Martins Barcelos, @Fabio Augusto De Araujo, @Daniel S, @Marcelo Ferraz Dos Santos, @Charles T, @Gabriel Coelho Peres, @Bruno Alex Pereira Rodrigues, @Felipe Braz Sant'anna, @Elcimar Guimarães, @Gabriel Ramos#5886 e @Mateus Souza, Muito obrigado pelas contribuições, foram de grande valia. Essa questão apareceu enquanto eu estava lecionando uma aula de filosofia, falando sobre as virtudes cardeais, e entramos no conceito de riqueza, o que consiste ser rico? No que consiste riqueza? Aproveite para mostrar um pouco do ensino da AUVP, familiarizando os alunos com o ambiente da economia e do investir. Bom ter essa linha de raciocínio, pois foi exatamente o que muitos falaram. Comentei que a concepção de trabalho e riqueza vai variar conforme a idade e a cultura. Meu sogro e pai, querem aproveitar a neta, eu, 36 anos, procuro algo onde possa diminuir o ritimo de horas, e ter que bater ponto, começando a ser mais efetivo em trabalhos onde posso exercer meus valores, princípios, em ideias que estão no papel ou no sonho, e alguém mais novo vai querer construir patrimônio, mas no final eu disse: "O trabalho dignifica o homem...." Obrigado por tudo. Show! 👍🏼 2
Sergio Tanaka Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás riqueza eh mto relacionado a sucesso o que eh sucesso para o joao nao significa q eh sucesso para o tiao 2
Recommended Posts