Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia, pessoal. Edson Bastos aqui, turma 45, no começo do começo. Terminei a primeira passada no Módulo 1 no final de semana passado e iniciando uma primeira revisão nas aulas do módulo antes de seguir em frente. Já tinha visto algum conteúdo aberto do Raul sobre RE e vi também o que está disponível dentro do curso e dentro desse módulo.  É o seguinte: eu comecei a montar a RE, mas pela renda atual, devo levar uns 5 meses pra completar apenas o primeiro mês da RE (Custo fixo + conforto). Eu tô juntando esse valor em espécie em casa. Já entendi que RE é RE e fazer ela render é algo secundário. Mas nesse caso, o $ vai ficar esses 6 meses parado em casa, claro se não tiver nenhuma emergência nesse período. Esse tempo "parado" é algo com o que devo me preocupar agora e buscar uma proteção pra esse dinheiro, ou para o meu caso como ainda tô de alevino da sardinha, não fará diferença e toca o jogo como está? ou seja, vai juntando em casa mesmo, quando completar um mês de RE, daí bora pro bancão? Sei que é uma coisa basicona pra maioria, mas, no ponto onde estou, é a tarefinha escolar atual, rsrsrs. Valeu, turma!

• Brabo 2

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

bom dia, um ponto a ser considerado ao meu ver, é que a reserva de emergência não deveria conter os gastos de conforto pq em uma real emergência você não vai se preocupar com isso.

quanto a como guardar esse dinheiro, acho que você poderia PROPORCIONALMENTE ir guardando conforme a sugestão que o @Raul mesmo dá.

• 3 meses em casa
  • 3 meses CC/Poupança de um bancão
  • 6 meses Tesouro Selic
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Edson, parabéns pela dedicação. É assim mesmo de grão em grão a galinha enche o papo.

Olha, se não ta devendo nada para ninguém e não vai precisar sair correndo da polícia kkk, eu recomendaria colocar na conta. Não sei quanto dinheiro tem ai, mas na conta se você precisar é só passar no débito ou sacar.

Se por algum motivo precisa de dinheiro físico, guarda uma parte em físico, mas acredito que esse caso seja mais uma exceção que uma regra hoje em dia.

Até mais!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Obrigado, @Lucas Mathus Schweizer e @Gabriel Ramos#5886. Vou refletindo aqui e ouvindo os demais também. De fato estou no começo da RE mesmo. Saí do funcionalismo público recentemente e estou vivendo como autônomo. Mesmo com as tribulações comuns e o frio na espinha do começo de um novo ciclo, considero que as coisas estão indo bem, em relação à oferta de serviços e alguns contratos que começam a chegar. Mesmo assim, permaneço com cautela e os pés no chão. Eu comecei a fazer metade em casa e metade no bancão, na corrente mesmo. Vou pensando aqui nas sugestões e contribuições de vocês, e aprendendo aos poucos. Valeu!

• Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Edson Magalhães Bastos Júnior disse:

Bom dia, pessoal. Edson Bastos aqui, turma 45, no começo do começo. Terminei a primeira passada no Módulo 1 no final de semana passado e iniciando uma primeira revisão nas aulas do módulo antes de seguir em frente. Já tinha visto algum conteúdo aberto do Raul sobre RE e vi também o que está disponível dentro do curso e dentro desse módulo.  É o seguinte: eu comecei a montar a RE, mas pela renda atual, devo levar uns 5 meses pra completar apenas o primeiro mês da RE (Custo fixo + conforto). Eu tô juntando esse valor em espécie em casa. Já entendi que RE é RE e fazer ela render é algo secundário. Mas nesse caso, o $ vai ficar esses 6 meses parado em casa, claro se não tiver nenhuma emergência nesse período. Esse tempo "parado" é algo com o que devo me preocupar agora e buscar uma proteção pra esse dinheiro, ou para o meu caso como ainda tô de alevino da sardinha, não fará diferença e toca o jogo como está? ou seja, vai juntando em casa mesmo, quando completar um mês de RE, daí bora pro bancão? Sei que é uma coisa basicona pra maioria, mas, no ponto onde estou, é a tarefinha escolar atual, rsrsrs. Valeu, turma!

Boa tarde, xará @Edson Magalhães Bastos Júnior !

E bem vindo à comunidade!

Apenas complementando nossos amigos.

Os seis meses que o valor em espécie em casa ficará parado não precisa se preocupar. Se você conseguir juntar o quanto antes um bom montante, pelo menos uns 6 meses da reserva (e no seu caso particularmente acho ideal ter 12 meses, ao menos digo por experiência própria por eu ser PJ e não ter uma valor fixo de renda, a tranquilidade é muito maior) já fica mais tranquilo e sempre que preciso você pode direcionar um pouco dos valores de seus aportes para compor a reserva. Não serão alguns meses que vão te prejudicar ao longo dos anos que você vai investir.

Mais vale ter uma boa reserva e evitar qualquer tipo de dor de cabeça maior do que achar que uns meses vão fazer uma diferença gritante nos investimentos.

Espero que agregue ao tema!

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
21 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, xará @Edson Magalhães Bastos Júnior !

E bem vindo à comunidade!

Apenas complementando nossos amigos.

Os seis meses que o valor em espécie em casa ficará parado não precisa se preocupar. Se você conseguir juntar o quanto antes um bom montante, pelo menos uns 6 meses da reserva (e no seu caso particularmente acho ideal ter 12 meses, ao menos digo por experiência própria por eu ser PJ e não ter uma valor fixo de renda, a tranquilidade é muito maior) já fica mais tranquilo e sempre que preciso você pode direcionar um pouco dos valores de seus aportes para compor a reserva. Não serão alguns meses que vão te prejudicar ao longo dos anos que você vai investir.

Mais vale ter uma boa reserva e evitar qualquer tipo de dor de cabeça maior do que achar que uns meses vão fazer uma diferença gritante nos investimentos.

Espero que agregue ao tema!

Valeu, xará @Eddy Paulini. De fato, preciso trabalhar bem esse fundamento agora. Ter calma e ir montando essa reserva como prioridade zero. 12 meses dá uma segurança maior sem dúvida. Com PJ nascente e essa nova experiência, pra não ficar ansioso demais, pensei em focar nos 6 primeiros meses, que já vai levar um bom tempo...Ou seja, provavelmente eu termine o curso e só aplique e experimente muitos conhecimento que estão lá, mais pro futuro. Mas é isso mesmo. Vou em frente aqui com a RE...essa semana já teve aporte nela, graças a Deus. Obrigado pela ajuda.

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...