Anderson Mangueira Postado ontem às 19:22 Postado ontem às 19:22 Caros: Alguém por aqui pode me ajudar e sugerir uma método de estudos pras aulas da AUVP? Sou da turma 39, e ainda não consegui me organizar em tempo e método adequado, para prosseguir nas aulas do curso. Alguém por aqui teve essa dificuldade? Aceito sugestões: MELHORES DIAS. MELHOR HORA. QUANTAS VEZES POR SEMANA. ATÉ QUANTAS VEZES POR MÊS. DESDE JÁ GRATO! ANDERSON MANGUEIRA Ouça e desfrute: radio.velashow.com 2
Post popular Marcelo Ferraz Dos Santos Postado ontem às 19:47 Post popular Postado ontem às 19:47 Salve Anderson, meu companheiro de turma. Cara, é difícil te falar sobre melhores dias, melhor hora, etc. Vai da rotina de cada um. No meu caso eu não tive pressa para acabar em 2 meses, acho que demorei uns 4. Fui fazendo uma aula por dia, quando chegava do serviço, ali no horário que eu tinha livre depois de por meu filho pra dormir. Nos finais de semana quando tinha uma horinha livre (e vontade de estudar, diga-se de passagem) fazia uma aula, ou duas dependendo da duração da aula. E assim foi até eu terminar o curso, acho que final de fevereiro ou começo de março. Ainda acho que tenho espaço para refazer as aulas, mas ainda não arranjei tempo e disposição para fazer as aulas do conteúdo técnico que eu gostaria de fazer antes de refazer as aulas da grade normal. Quanto às aulas de geopolítica e acompanhamento de setores que são um pouco mais leves, eu já ouvi mais de uma vez durante o meu serviço, como trabalho no computador o dia todo tenho esse benefício de poder ficar de fone ouvindo o que eu quiser. Faça isso, veja qual horário você funciona melhor de manhã ou à noite, separe uma horinha do seu dia e faça uma aulinha por dia. Desse jeito você vai acabar as aulas e quando perceber vai estar querendo mais aulas kkkk Se não der certo pra você, separa uns 2 ou 3 dias da semana que forem mais sossegados pra você pra fazer uma ou 2 aulinhas nesses dias. O importante é sair da inércia. Abraço, espero ter ajudado! 6
Elcimar Guimarães Postado ontem às 20:04 Postado ontem às 20:04 (edited) Boa tarde @Anderson Mangueira Eu fiquei muito preocupado em conseguir concluir o curso dentro das 8 semanas. Então quando chegava do trabalho, tomava um banho me alimentava, descansava umas duas horas, e ia assistir as aulas. E no final de semana eu focava mais, por ter mais tempo livre. Você pode, depois de assistir a última aula, de um módulo, já iniciar a leitura do E-book do mesmo módulo. E acabando de ler já fazer a prova. Dessa forma o conteúdo estará mais fixo na memória, ajudando a ter um melhor resultado. Mas não desanima não. O @Rafael Antunes Teixeira Silva, teve que interromper o curso, mas depois voltou se dedicou e concluiu. Então insiste e não desiste, que você vai conseguir também. 👍🏼 Editado ontem às 20:05 por Elcimar Guimarães 3
Anderson Mangueira Postado ontem às 20:56 Author Postado ontem às 20:56 1 hour ago, Marcelo Ferraz Dos Santos disse: Salve Anderson, meu companheiro de turma. Cara, é difícil te falar sobre melhores dias, melhor hora, etc. Vai da rotina de cada um. No meu caso eu não tive pressa para acabar em 2 meses, acho que demorei uns 4. Fui fazendo uma aula por dia, quando chegava do serviço, ali no horário que eu tinha livre depois de por meu filho pra dormir. Nos finais de semana quando tinha uma horinha livre (e vontade de estudar, diga-se de passagem) fazia uma aula, ou duas dependendo da duração da aula. E assim foi até eu terminar o curso, acho que final de fevereiro ou começo de março. Ainda acho que tenho espaço para refazer as aulas, mas ainda não arranjei tempo e disposição para fazer as aulas do conteúdo técnico que eu gostaria de fazer antes de refazer as aulas da grade normal. Quanto às aulas de geopolítica e acompanhamento de setores que são um pouco mais leves, eu já ouvi mais de uma vez durante o meu serviço, como trabalho no computador o dia todo tenho esse benefício de poder ficar de fone ouvindo o que eu quiser. Faça isso, veja qual horário você funciona melhor de manhã ou à noite, separe uma horinha do seu dia e faça uma aulinha por dia. Desse jeito você vai acabar as aulas e quando perceber vai estar querendo mais aulas kkkk Se não der certo pra você, separa uns 2 ou 3 dias da semana que forem mais sossegados pra você pra fazer uma ou 2 aulinhas nesses dias. O importante é sair da inércia. Abraço, espero ter ajudado! Boa Marcelão me ajudou sim! Obrigado por sua dika. Vlw mesmo! Abcs! 1
Anderson Mangueira Postado ontem às 20:59 Author Postado ontem às 20:59 53 minutes ago, Elcimar Guimarães disse: Boa tarde @Anderson Mangueira Eu fiquei muito preocupado em conseguir concluir o curso dentro das 8 semanas. Então quando chegava do trabalho, tomava um banho me alimentava, descansava umas duas horas, e ia assistir as aulas. E no final de semana eu focava mais, por ter mais tempo livre. Você pode, depois de assistir a última aula, de um módulo, já iniciar a leitura do E-book do mesmo módulo. E acabando de ler já fazer a prova. Dessa forma o conteúdo estará mais fixo na memória, ajudando a ter um melhor resultado. Mas não desanima não. O @Rafael Antunes Teixeira Silva, teve que interromper o curso, mas depois voltou se dedicou e concluiu. Então insiste e não desiste, que você vai conseguir também. 👍🏼 Obrigado Elcimar pela contriibuição e seu relato. 1
Antonio Victor Costa Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás Olá Anderson, acho q vc vai saber mais da sua rotina melhor do que qualquer um aqui. Aí vc saberá onde pode encaixar um tempo livre. Mas principalmente acredito que é importante vc ver o aprendizado e o curso como uma prioridade. Quando isso acontecer acho q naturalmente o tempo surgirá. Me lembro como se fosse hj na aula em q o Raul fala..."use seu tempo livre pra coisas úteis" Cara isso pra mim foi um divisor. O curso realmente fez sentido pra mim. Vc diminui tempo de navegação de tela, de atividades em geral que não agregam e foca no q importa. Vc vai ver, se fizer uma análise profunda, achará tempo e reorganizará sua rotina. 2
Antonio Victor Costa Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás Mas o importante pra mim é q tem q ser continuo. Comigo funcionou fazer pelo menos todo dia, aí entra na sua rotina. Nem q seja aquele dia q vc veja só 20 min. Tinha dia q eu via uma aula depois dos filhos dormirem e tal. Mas qdo vc engrenar, vai sentir falta qdo nao fizer. 1
Anderson Mangueira Postado 22 horas atrás Author Postado 22 horas atrás 1 hour ago, Antonio Victor Costa disse: Olá Anderson, acho q vc vai saber mais da sua rotina melhor do que qualquer um aqui. Aí vc saberá onde pode encaixar um tempo livre. Mas principalmente acredito que é importante vc ver o aprendizado e o curso como uma prioridade. Quando isso acontecer acho q naturalmente o tempo surgirá. Me lembro como se fosse hj na aula em q o Raul fala..."use seu tempo livre pra coisas úteis" Cara isso pra mim foi um divisor. O curso realmente fez sentido pra mim. Vc diminui tempo de navegação de tela, de atividades em geral que não agregam e foca no q importa. Vc vai ver, se fizer uma análise profunda, achará tempo e reorganizará sua rotina. Boa Vitor! Obgdo!
Daniel S Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás 3 horas atrás, Anderson Mangueira disse: Caros: Alguém por aqui pode me ajudar e sugerir uma método de estudos pras aulas da AUVP? Sou da turma 39, e ainda não consegui me organizar em tempo e método adequado, para prosseguir nas aulas do curso. Alguém por aqui teve essa dificuldade? Aceito sugestões: MELHORES DIAS. MELHOR HORA. QUANTAS VEZES POR SEMANA. ATÉ QUANTAS VEZES POR MÊS. DESDE JÁ GRATO! ANDERSON MANGUEIRA Ouça e desfrute: radio.velashow.com Faaaala meu querido Grande o trabalho da rádio vela show incentivando os esportes náuticos hein, sou fã e entusiasta (hoje sem barco rsrsrs) Cara sou da turma 39 tbm e pra mim funcionou maratonar o curso durante um tempo off, mas foi o que me atendeu bem e gosto demais do tema então deu certo. Segue firme!! Boa sorte! 2
Abraão Moura Santiago Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás Fala, amigo, eu tô na mesma, comecei bem e fiz +ou- metade do curso, porém acabei tendo outras demandas e tive que dar uma pausa, porque eu não estava conseguindo focar no conteúdo do curso enquanto tinha outros problemas pra resolver. Estou pensando em rever as aulas a partir do módulo 1 para relembrar o conteúdo de maneira mais acelerada, se você quiser podemos ser colegas nessa jornada. Assumir o compromisso publicamente geralmente ajuda e com companhia é melhor ainda, começamos com metas pequenas ou até nem precisamos estabelecer uma meta, pra quando alcançarmos a meta, a gente dobrar a meta. 🫠 Tenta começar com pelo menos 1 vídeo por dia na hora do almoço (geralmente é o horário que a galera tem livre); Busca fechar pelo menos metade de 1 módulo ou 1 módulo por semana (começa caminhando mesmo); Caso queira podemos entrar 1 vez na semana e compartilhar o que aprendemos aqui nesse tópico! PS.: Acredito que teria que entrar em detalhes sobre sua rotina pra galera poder ajudar de maneira mais eficiente, lembrando que temos até novembro pra concluir (se não me engano). Tamo junto! 🦾 1
Isis Dhiandra De Albuquerque Farias Postado 20 horas atrás Postado 20 horas atrás Oi Anderson! Como pessoal falou acima, você vai precisar identificar na sua rotina quais dias e horários você tem tempo para assistir o curso. Caso você tenha mais de um horário, tenta usar aquele que costuma ter um pico de disposição. Eu geralmente funciono melhor pela manhã antes do trabalho, então eu uso esse horário. Sugiro que, dentro da sua realidade, você faça um pequeno planejamento com metas e se comprometa com isso, leve a sério. São "só" 30 minutos, respeite esses 30 minutos que você planejou, com o passar do tempo você terá somado tantos "30 minutos" que terá concluído tudo. Algumas vezes terá motivação, mas outras vezes terá apenas disciplina e compromisso. Força que dá certo! Parece papo de coach, mas é só de uma ex-concurseira kkkkkk 1
Anderson Mangueira Postado 19 horas atrás Author Postado 19 horas atrás 2 horas atrás, Daniel S disse: Faaaala meu querido Grande o trabalho da rádio vela show incentivando os esportes náuticos hein, sou fã e entusiasta (hoje sem barco rsrsrs) Cara sou da turma 39 tbm e pra mim funcionou maratonar o curso durante um tempo off, mas foi o que me atendeu bem e gosto demais do tema então deu certo. Segue firme!! Boa sorte! Pô obrigado por seu conselho e comentário sobre a rádio, se quiser pedir música, clica lá e deixe seu contato, abcs!
Matheus P S Postado 14 horas atrás Postado 14 horas atrás 11 horas atrás, Anderson Mangueira disse: Caros: Alguém por aqui pode me ajudar e sugerir uma método de estudos pras aulas da AUVP? Sou da turma 39, e ainda não consegui me organizar em tempo e método adequado, para prosseguir nas aulas do curso. Alguém por aqui teve essa dificuldade? Aceito sugestões: MELHORES DIAS. MELHOR HORA. QUANTAS VEZES POR SEMANA. ATÉ QUANTAS VEZES POR MÊS. DESDE JÁ GRATO! ANDERSON MANGUEIRA Ouça e desfrute: radio.velashow.com Oi Anderson, Vou te dizer como eu estudo de maneira geral. Eu começo a trabalhar às 8h. Trabalho de maneira híbrida, três dias no escritório e dois dias de casa (geralmente segunda e sexta). Nos dias em que trabalho de casa, geralmente acordo por volta de 6h15 e estudo até mais ou menos 7h20-7h30. Aì a esposa já acordou e é o momento de parar para Fazer o café da manhã (eu que faço todo dia) pra poder começar a trabalhar às 8h (tenho flexibilidade, às vezes começo um pouquinho depois, não tem problema). Em alguns dias, quando a esposa acorda mais cedo, eu inverto - faço o café primeiro e depois estudo. Nos dias em que trabalho no escritório, a rotina é mais ou menos a mesma, mas acordo mais cedo, por volta de 5h45. Isso porque saio de casa 7h30-7h35 para chegar no trabalho às 8h. Mas o "esquema" de mais ou menos 1h de estudo é o mesmo. Nesses dias nem sempre consigo fazer a minha hora fechada de estudo, às vezes são 40 min, mas mando ver. Ah, aos sábados também mantenho a rotina, mas tento acordar um pouco mais tarde - mas a horinha de estudo tá lá. Aos domingos tiro pelo menos 30 min, mas sabe como é - domingo é mais de relax, hehehe. Tem dois pontos que considero muito relevantes: Rotina e constância. Isso é essencial para você manter o ritmo. E, ao meu ver, tem de ser com horário fixo. Se a gente ficar naquela de "quando der tiro um tempinho pra estudar", nunca vamos avançar. Por isso que estabeleci esse horário de manhã, que pra mim é o melhor porque acordo "refrescado" e aproveito ao máximo. Não gosto de estudar à noite, especialmente porque entendo que é momento de relaxar e prefiro deixar a mente mais leve (mas isso é de cada um, claro). Compreensão familiar. Não sei se você tem família ou não. No meu caso, tive uma conversa (séria) com minha esposa e deixei claro que isso é algo do qual não abro mão. Claro que houve resistência no início, mas depois ela compreendeu e agora não reclama mais quando deixo as louças do café da manhã na pia e vou estudar (porque ela sabe que vou colocar depois na máquina, porque se não colocar o couro come kkk). Brincadeiras à parte, conversar com familiares e deixar claro que aquele é o "seu" momento é fundamental, na minha visão, pra definir as expectativas de todos. Espero ter ajudado! 2
Daniel.uramg Postado 6 horas atrás Postado 6 horas atrás Anderson eu entrei praticamente por agora mas conseguir definir um horário dedicado foi um pouco complicado devido a rotina. No meu caso o que eu estou tentando estabelecer: Como trabalho pra mim mesmo, durante o dia eu perco bastante o foco (aliás, o que estou fazendo aqui em vez de trabalhar?), então eu planejei procrastinar menos durante todo o dia, e a partir das 17h eu encerro as atividades do trabalho e estudo até as 18h aqui mesmo no meu trabalho, pois em casa com mulher, cachorro e menino fica mais difícil. Tenho conseguido? Parcialmente, se fosse 100% eu não estaria aqui agora de manhã haha, mas em uma semana já consegui concluir um módulo, então está até ok! Veja um horário que você consegue estabelecer melhor, talvez a primeira atividade do dia antes de trabalhar, no horário de almoço, antes de dormir, mas tente planejar um horario fixo todo dia que quando vira rotina fica mais fácil. Boa sorte e bons estudos! 1
Anderson Mangueira Postado 4 horas atrás Author Postado 4 horas atrás 1 hora atrás, Daniel.uramg disse: Anderson eu entrei praticamente por agora mas conseguir definir um horário dedicado foi um pouco complicado devido a rotina. No meu caso o que eu estou tentando estabelecer: Como trabalho pra mim mesmo, durante o dia eu perco bastante o foco (aliás, o que estou fazendo aqui em vez de trabalhar?), então eu planejei procrastinar menos durante todo o dia, e a partir das 17h eu encerro as atividades do trabalho e estudo até as 18h aqui mesmo no meu trabalho, pois em casa com mulher, cachorro e menino fica mais difícil. Tenho conseguido? Parcialmente, se fosse 100% eu não estaria aqui agora de manhã haha, mas em uma semana já consegui concluir um módulo, então está até ok! Veja um horário que você consegue estabelecer melhor, talvez a primeira atividade do dia antes de trabalhar, no horário de almoço, antes de dormir, mas tente planejar um horario fixo todo dia que quando vira rotina fica mais fácil. Boa sorte e bons estudos! Massa demais Daniel! Irei usar alguns exemplos! Obrigado por seu relato. Forte Abc! Ouça radio.velashow.com
Anderson Mangueira Postado 4 horas atrás Author Postado 4 horas atrás 9 horas atrás, Matheus P S disse: Oi Anderson, Vou te dizer como eu estudo de maneira geral. Eu começo a trabalhar às 8h. Trabalho de maneira híbrida, três dias no escritório e dois dias de casa (geralmente segunda e sexta). Nos dias em que trabalho de casa, geralmente acordo por volta de 6h15 e estudo até mais ou menos 7h20-7h30. Aì a esposa já acordou e é o momento de parar para Fazer o café da manhã (eu que faço todo dia) pra poder começar a trabalhar às 8h (tenho flexibilidade, às vezes começo um pouquinho depois, não tem problema). Em alguns dias, quando a esposa acorda mais cedo, eu inverto - faço o café primeiro e depois estudo. Nos dias em que trabalho no escritório, a rotina é mais ou menos a mesma, mas acordo mais cedo, por volta de 5h45. Isso porque saio de casa 7h30-7h35 para chegar no trabalho às 8h. Mas o "esquema" de mais ou menos 1h de estudo é o mesmo. Nesses dias nem sempre consigo fazer a minha hora fechada de estudo, às vezes são 40 min, mas mando ver. Ah, aos sábados também mantenho a rotina, mas tento acordar um pouco mais tarde - mas a horinha de estudo tá lá. Aos domingos tiro pelo menos 30 min, mas sabe como é - domingo é mais de relax, hehehe. Tem dois pontos que considero muito relevantes: Rotina e constância. Isso é essencial para você manter o ritmo. E, ao meu ver, tem de ser com horário fixo. Se a gente ficar naquela de "quando der tiro um tempinho pra estudar", nunca vamos avançar. Por isso que estabeleci esse horário de manhã, que pra mim é o melhor porque acordo "refrescado" e aproveito ao máximo. Não gosto de estudar à noite, especialmente porque entendo que é momento de relaxar e prefiro deixar a mente mais leve (mas isso é de cada um, claro). Compreensão familiar. Não sei se você tem família ou não. No meu caso, tive uma conversa (séria) com minha esposa e deixei claro que isso é algo do qual não abro mão. Claro que houve resistência no início, mas depois ela compreendeu e agora não reclama mais quando deixo as louças do café da manhã na pia e vou estudar (porque ela sabe que vou colocar depois na máquina, porque se não colocar o couro come kkk). Brincadeiras à parte, conversar com familiares e deixar claro que aquele é o "seu" momento é fundamental, na minha visão, pra definir as expectativas de todos. Espero ter ajudado! Rapá! Minha rotina por conta da rádio é bem diferent, durmo sempre muito tarde, por volta da 3 da manhã, mas tirei bons exemplos de sua rotina e vou tentar aplicar. Obgdo por ajudar. Grato! Ouça radio.velashow,com abcs!
Anderson Mangueira Postado 4 horas atrás Author Postado 4 horas atrás 16 horas atrás, Isis Dhiandra De Albuquerque Farias disse: Oi Anderson! Como pessoal falou acima, você vai precisar identificar na sua rotina quais dias e horários você tem tempo para assistir o curso. Caso você tenha mais de um horário, tenta usar aquele que costuma ter um pico de disposição. Eu geralmente funciono melhor pela manhã antes do trabalho, então eu uso esse horário. Sugiro que, dentro da sua realidade, você faça um pequeno planejamento com metas e se comprometa com isso, leve a sério. São "só" 30 minutos, respeite esses 30 minutos que você planejou, com o passar do tempo você terá somado tantos "30 minutos" que terá concluído tudo. Algumas vezes terá motivação, mas outras vezes terá apenas disciplina e compromisso. Força que dá certo! Parece papo de coach, mas é só de uma ex-concurseira kkkkkk Oi Isis, obrigado por sua participação e ajuda. Vou tentar aplicar essa regra, de pelo menos 30 minutos conforme sugerido. Forte abc! Ouça radio.velashow.com
Anderson Mangueira Postado 4 horas atrás Author Postado 4 horas atrás 16 horas atrás, Abraão Moura Santiago disse: Fala, amigo, eu tô na mesma, comecei bem e fiz +ou- metade do curso, porém acabei tendo outras demandas e tive que dar uma pausa, porque eu não estava conseguindo focar no conteúdo do curso enquanto tinha outros problemas pra resolver. Estou pensando em rever as aulas a partir do módulo 1 para relembrar o conteúdo de maneira mais acelerada, se você quiser podemos ser colegas nessa jornada. Assumir o compromisso publicamente geralmente ajuda e com companhia é melhor ainda, começamos com metas pequenas ou até nem precisamos estabelecer uma meta, pra quando alcançarmos a meta, a gente dobrar a meta. 🫠 Tenta começar com pelo menos 1 vídeo por dia na hora do almoço (geralmente é o horário que a galera tem livre); Busca fechar pelo menos metade de 1 módulo ou 1 módulo por semana (começa caminhando mesmo); Caso queira podemos entrar 1 vez na semana e compartilhar o que aprendemos aqui nesse tópico! PS.: Acredito que teria que entrar em detalhes sobre sua rotina pra galera poder ajudar de maneira mais eficiente, lembrando que temos até novembro pra concluir (se não me engano). Tamo junto! 🦾 Abraão, seria muito legal te acompanhar nos estudos, mas minha rotina por conta da rádio é muito adversa. Durmo sempre muito tarde e tb acordo por volta das 9 - 10 no máx. Fico me arrastando cansado até prox ao meio dia. Só depois de bastante cafeína ressucito. Mas, obgdo por sua ajuda e relato. Ouça radio.velahow.com
Rafael Antunes Teixeira Silva Postado 2 horas atrás Postado 2 horas atrás 22 horas atrás, Elcimar Guimarães disse: Boa tarde @Anderson Mangueira Eu fiquei muito preocupado em conseguir concluir o curso dentro das 8 semanas. Então quando chegava do trabalho, tomava um banho me alimentava, descansava umas duas horas, e ia assistir as aulas. E no final de semana eu focava mais, por ter mais tempo livre. Você pode, depois de assistir a última aula, de um módulo, já iniciar a leitura do E-book do mesmo módulo. E acabando de ler já fazer a prova. Dessa forma o conteúdo estará mais fixo na memória, ajudando a ter um melhor resultado. Mas não desanima não. O @Rafael Antunes Teixeira Silva, teve que interromper o curso, mas depois voltou se dedicou e concluiu. Então insiste e não desiste, que você vai conseguir também. 👍🏼 Na verdade, eu enrolei mesmo. 😂😂😂 1
Felipe Braz Sant'anna Postado 2 horas atrás Postado 2 horas atrás No meu caso eu procurava assistir todos os dias (menos na segunda que tinha a live) a noite após jantar - tirei o horário que ficava vendo filme ou videozinhos da internet pelo estudo, em geral fazia de 1 a 2 horas por dia, e no fim de semana tentava fazer um pouco mais (nem sempre conseguia) - depois de terminar não aguentava mais ver a cara do Raul. Depois fiquei tentando colocar o curso em prática e dava uma revisitada nos vídeos. Eu acho que o ideal é criar uma rotina como se fosse um curso presencial, pode ser 30min / 1h, mas algo que você tenha um compromisso, se não qq coisa vira desculpa para não fazer o curso.
Recommended Posts