Jump to content

Financiamento x Aluguel


Recommended Posts

Olá pessoal,
Estive pensando muíto sobre financiar o apartamento onde moro de aluguel, utilizei a calculadora financiamento x aluguel e me retorno que o ideal seria financiar e investir, porém me surgiram algumas dúvidas, digamos que eu opte por financiar, durante o periodo de financiamento faz mais sentido focar em amortizar o máximo possível e não investir ou fazer os 2 em paralelo ?
outra "idéia" que tive foi em construir um património que me rendesse o suficiente para cobrir a parcela do financiamente, mas não sei se nesse caso faz sentido visto que eu poderia utilizar a mesma renda para arcar com o valor do meu aluguel (a minha preocupação são os reajustes do valor do aluguel).
hoje consigo fazer um aporte mensal de 5 mil reais, dessa forma considerando o financiamento de um imóvel de 300 mil, pagaria uma parcela em torno de 2.4k o poderia usar uma parte na amortização e o restante continuar aportando,
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Acredito que se vc colocou os valores certos a própria calculadora já te trás a resposta, se no caso foi financiar e investir segue por esse caminho. Porém da uma confirmada se a taxa que vc irá pagar no financiamento realmente será menor que a taxa de retorno do teu investimento. Se a resposta for sim acredito que seja a melhor opção. Espero ter ajudado ;)
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que a calculadora que o Raul criou ajuda bem nisso, quanto a questão de fazer aportes ou amortizar a dívida, nesse caso acho que depende qual o retorno você conseguiria com os aportes x o CET que você vai conseguir no seu financiamento.
Acho que só escolher o que você for ganhar mais. Apesar que precisa considerar o fator do tempo para os juros compostos dos investimentos....
A calculadora ajuda muito, mas mesmo assim esse cálculo não é dos mais simples não....pelo menos pra mim, eu fiz umas simulações e tive praticamente as mesmas dúvidas que você.
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que a opção de amortizar ou investir vá depender do CET do seu financiamento. Minha cunhada tinha uma taxa altíssima, então ela e o marido passaram alguns "acampando" no próprio apt para usar todo o dinheiro que ganhavam para amortizar. Finalizaram em 5 anos, depois mobiliaram e agora só investem.
Eu e meu marido conseguimos uma ótima taxa para financiar o nosso, que compramos já mobiliado (não ficamos com parcela de marceneiro, por exemplo). Então optamos por pagar somente o valor da parcela e investir o restante para construir nosso patrimônio. Em alguns anos, os dividendos vão cobrir as parcelas.
Tudo vai depender da taxa que vc conseguir. :)
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que com os números a calculadora já tenha te dado a resposta da melhor opção viável financeiramente.
A questão é: Você quer morar nessa casa/apto até o fim do financiamento? Quer morar aí pra sempre? Se não, vai vender fácil e por um bom preço?
Você está em fase de desenvolvimento, que pode ter oportunidades em outras cidades, regiões, ou prefere a segurança do imóvel próprio.
Se mesmo com os números ainda tem dúvida, se faça esse mais algumas perguntas pra te clarear mais na decisão.

Link para compartilhar
Share on other sites

Sobre alugar ou financiar a calcular vê qual é mais adequeado financeiramente, mas acredito que o mais importante é o pessoal. Geralmente o aluguel vale mais a pena, mas eu, por exemplo, não me importo, simplesmente quero ter uma casa, afinal, o dinheiro serve pra isso, não vou ser o homem mais rico do cemitério haha. Veja suas prioridades, se você pode aportar 5k por mês com certeza pode comprar tranquilamente uma casa se quiser. Agora sobre as parcelas, eu investiria e pagaria as parcelas, ou se possível acumularia um patrimônio que possibilita o pagamento apenas com a renda passiva (eu tentarei fazer isso). Mas no geral é muito pessoal a resposta do dilema entre aluguel e financiamento.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...