Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Boa tarde!

Entrei agora no mercado e notei que Petrobras e Banco do Brasil estão em queda nesta sexta-feira.

A BBAS3  já  vinha caindo durante o mês de maio, e agora parece que acentuou ainda mais.

Petrobras também estava demonstrando um declive no preço das ações, e hoje desceu para abaixo dos R$ 30,00 nessa tarde.

Coincidentemente são duas estatais, que podem estar indicando alguma coisa que possa estar prestes à acontecer.

Mas esse cenário que está se desenhado, será uma oportunidade de se posicionar, ou um momento de estar mais cauteloso e aguardar o desenrolar dos fatos?

🤔

Editado por Elcimar Guimarães
  • Brabo 1

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
4 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Essa inadimplência tão alta do Banco do Brasil, são apenas pessoas físicas ou também estão incluídos Pessoas Jurídicas?

Na apresentação eles dividem a carteira de crédito em pessoa física, pessoa jurídica e agronegócio, sendo o agro a maior parte da carteira que é bem equilibrada entre os três. Embora se ouça mais a respeito da inadimplência do agro (principalmente a notícia da Agrogalaxy que entrou em recuperação judicial que machucou bastante o fiagro BBGO11, fundo de investimento agrícola do Banco do Brasil) o saldo da carteira de estágio 3 é maior na pessoa física.

Vou anexar aqui o PDF da apresentação de resultados. Na fl. 20 tu pode ver como está distribuída a carteira

BANCO DO BRASIL1T25.pdf

Editado por Guilhano Farias De Melo
  • Brabo 1
  • 0
Postado
5 minutes ago, Guilhano Farias De Melo disse:

Na apresentação eles dividem a carteira de crédito em pessoa física, pessoa jurídica e agronegócio, sendo o agro a maior parte da carteira que é bem equilibrada entre os três. Embora se ouça mais a respeito da inadimplência do agro (principalmente a notícia da Agrogalaxy que entrou em recuperação judicial que machucou bastante o fiagro BBGO11, fundo de investimento agrícola do Banco do Brasil) o saldo da carteira de estágio 3 é maior na pessoa física.

Vou anexar aqui o PDF da apresentação de resultados. Na fl. 20 tu pode ver como está distribuída a carteira

BANCO DO BRASIL1T25.pdf 4 MB · 0 downloads

@Guilhano Farias De Melo

Você está bem atualizado.

Obrigado pela sua contribuição sobre esse meu questionamento.

Valeu.

👍🏼

• Brabo 1
  • 0
Postado
20 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Boa tarde!

Entrei agora no mercado e notei que Petrobras e Banco do Brasil estão em queda nesta sexta-feira.

A BBAS3  já  vinha caindo durante o mês de maio, e agora parece que acentuou ainda mais.

Petrobras também estava demonstrando um declive no preço das ações, e hoje desceu para abaixo dos R$ 30,00 nessa tarde.

Coincidentemente são duas estatais, que podem estar indicando alguma coisa que possa estar prestes à acontecer.

Mas esse cenário que está se desenhado, será uma oportunidade de se posicionar, ou um momento de estar mais cauteloso e aguardar o desenrolar dos fatos?

🤔

Acredito que as pessoas precisam deixar de lado a ESPECULAÇÃO, e focar no LONGO PRAZO.

O cenário para empresas publicas listadas na bolsa, que tem dedo do Governo no meio, isso sempre vai refletir no preço, logo vem eleição e isso vai refletir bastante, fazer balançar, qndo estiver posicionado nessas empresas que o governo detém algum poder de decisão, saiba que estão comprando o risco. Particularmente se querem ter empresas como Banco do brasil, Petrobrás, determinem % da carteira e façam os devidos estudos.

O Banco do brasil, outro dia era o queridinho dos GRANDES BANCOS, com recomendações, agora todos fazem seus recuos, o Bradesco outro dia era o vilão, agora é o queridinho, tem algo aí que eu como pessoa física não percebo, mas qndo alguém tá vendendo tem alguém comprando e vice-versa.

Banco do Brasil, questões recentes:

• Lucro abaixo do esperado
  • Aumento da inadimplência, especialmente no agronegócio
  • Impacto da Resolução CMN nº 4.966
  • Suspensão de projeções (guidance)

Para mim a Petrobrás, sempre vai ser um problema, uma que o Governo adora controlar o preço do combustível de maneira artificial, sendo que o petróleo é uma comodity, DOLARIZADA, ou seja, somos tomadores de preço e não formadores de preço, já que existem players muito mais poderosos que a Petrobrás, fora que ainda importamos petróleo refinado para produção de combustível, que deixa sempre mais oneroso para o povo brasileiro, lembrando que a Petrobras se desfez da sua participação na BR Distribuidora (atualmente Vibra Energia) entre 2019 e 2021, que por sua vez na bomba os preços não refletem imediatamente a realidade (SALVO QNDO VEM A ALTA), penso que aí em sua cidade tem vários postos de combustível e o preço é sempre muito próximo, já se questionou, pq?  

No fim, se a pessoa não for EMOCIONADA, comprar na alta, vender na baixa, não tem estomago para sentir as oscilações, interferências governamentais e entender o papel dessas empresas na sociedade, fica de fora, entretanto se for capaz de perceber o cenário, entender os ciclos, saber da interferência politica e por menores, vai comprando e seguindo em paz.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Boa tarde! 

Tenho as duas na carteira, e petrobras já foi minha maior posição, até ano passado, mas acabei vendendo uma parte boa pra recalibrar, já que não queria uma exposição tão grande na minha carteira, de uma empresa ciclica...

E vendi essa parte no momento, certo, na casa dos R$ 42,00 (petra3), e é a primeira vez desde 2023 que estou podendo comprar abaixo do meu preço médio.

BB também é a primeira vez que estou comprando abaixo do meu preço médio em quase 02 anos, e comprei muito pouco de lá pra cá, sendo que a última vez que aportei foi na queda que tocou a casa dos R$ 23,00, no final do ano passado/início desse ano.

Eu vejo esse momento como oportunidade, porém é necessário ir com cautela, porque podem cair mais, e por isso estou aportando aos poucos, mesmo já estando 3% no vermelho em BB (lembrando que no fundo do poço pode ter outro alçapão, e cair ainda mais).

Além disso, estamos perto de eleição, ano que vem já está na boca (já falta menos de 06 meses), e empresa estatal deve oscilar muito...

Se gostar das empresas, tiver estômago pra oscilação louca que deve vir pela frente (ficar rico num dia e pobre no outro 🤣🤣), a remuneração das duas, via dividendos será muito boa... BB capaz de remunerar em 8% mais ou menos (dependendo do seu pm, claro...), e petrobras acima de 10%.

O fato de serem estatais, também tem um lado positivo, apesar de tantos negativos... 😅

E esse lado positivo é o governo querendo dinheiro, até pra torrar ano que vem nas eleições, então nós, os pequenos, também pegamos esse vácuo e recebemos bons dividendos...

Em resumo, ir na paciência e calma, e no gerenciamento de risco, que se souber o que está fazendo pode dar bom, e se não souber, bem... É renda variável e as perdas podem ser enormes... 😅

Abraços!

• Brabo 1
  • 0
Postado
20 minutes ago, Thiago Cappi Da Cruz disse:

Boa tarde! 

Tenho as duas na carteira, e petrobras já foi minha maior posição, até ano passado, mas acabei vendendo uma parte boa pra recalibrar, já que não queria uma exposição tão grande na minha carteira, de uma empresa ciclica...

E vendi essa parte no momento, certo, na casa dos R$ 42,00 (petra3), e é a primeira vez desde 2023 que estou podendo comprar abaixo do meu preço médio.

BB também é a primeira vez que estou comprando abaixo do meu preço médio em quase 02 anos, e comprei muito pouco de lá pra cá, sendo que a última vez que aportei foi na queda que tocou a casa dos R$ 23,00, no final do ano passado/início desse ano.

Eu vejo esse momento como oportunidade, porém é necessário ir com cautela, porque podem cair mais, e por isso estou aportando aos poucos, mesmo já estando 3% no vermelho em BB (lembrando que no fundo do poço pode ter outro alçapão, e cair ainda mais).

Além disso, estamos perto de eleição, ano que vem já está na boca (já falta menos de 06 meses), e empresa estatal deve oscilar muito...

Se gostar das empresas, tiver estômago pra oscilação louca que deve vir pela frente (ficar rico num dia e pobre no outro 🤣🤣), a remuneração das duas, via dividendos será muito boa... BB capaz de remunerar em 8% mais ou menos (dependendo do seu pm, claro...), e petrobras acima de 10%.

O fato de serem estatais, também tem um lado positivo, apesar de tantos negativos... 😅

E esse lado positivo é o governo querendo dinheiro, até pra torrar ano que vem nas eleições, então nós, os pequenos, também pegamos esse vácuo e recebemos bons dividendos...

Em resumo, ir na paciência e calma, e no gerenciamento de risco, que se souber o que está fazendo pode dar bom, e se não souber, bem... É renda variável e as perdas podem ser enormes... 😅

Abraços!

Só complementando um pouco, eu vi a análise do Santander, dizendo que o BB não é mais um boa pagadora de dividendos...

Rapaz, até outro dia era a queridinha do mercado, e agora está assumindo o papel que o Bradesco estava desempenhando, que é o de grande vilão da bolsa...

Só que é nesses momentos de baixa que surgem oportunidades, o Raul mesmo falou um monte de Bradesco, e só tinha notícia ruim criticando o banco. Aí na hora que começa a se recuperar, que sobe a cotação, todo mundo volta a endeusar a ação...

Existem vários motivos pra se investir em BB e petra, e vários motivos pra não investir, a decisão cabe ao investidor ponderar tudo e tomar uma decisão consciente e mirando o longo prazo... 

O resto é só gente querendo tirar dinheiro do nosso bolso, estimular a compra na alta e a venda na baixa, pra tirarem aos poucos o dinheiro do investidor pequeno e pessoa física...

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse:

O Banco do brasil, outro dia era o queridinho dos GRANDES BANCOS, com recomendações, agora todos fazem seus recuos, o Bradesco outro dia era o vilão, agora é o queridinho, tem algo aí que eu como pessoa física não percebo, mas qndo alguém tá vendendo tem alguém comprando e vice-versa

E Brasil complicado esse nosso.

Quem tiver melhor preparado diante desses acontecimentos, 

e que vai conseguir se posicionar melhor, acredito eu.

• 0
Postado (edited)
1 hour ago, Thiago Cappi Da Cruz disse:

Acho que você realizou lucro na hora certa.

Se tivesse sido teimoso teria perdido dinheiro.

E muito bom quando se consegue acertar.

👍🏼

Editado por Elcimar Guimarães
  • 0
Postado
34 minutes ago, Thiago Cappi Da Cruz disse:

Rapaz, até outro dia era a queridinha do mercado, e agora está assumindo o papel que o Bradesco estava desempenhando, que é o de grande vilão da bolsa...

@Thiago Cappi Da Cruz O @Antonio De Matos Teixeira Neto

mencionou o mesmo fato que você.

Quando a BBAS3 fizer a curva e começar a subir, vão começar indicar ela novamente.

Quem se desesperou com a queda e vendeu, deve ter perdido dinheiro.

Acredito que ainda não está preparado para o se posicionar no mercado de ações.

Mas quem é Sardinha está muito melhor preparado para lidar com todos esses acontecimentos.

👍🏼

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 06/06/2025 at 15:22, Elcimar Guimarães disse:

Boa tarde!

🤔

Elcimar, 

Quando vejo palavras como "oportunidade", "se posicionar" ... isso não parece ser conversa de buy & hold kkkkkkk parece conversa de especulador.

Eu tenho comprado BBAS3 porque já tenho ele na carteira faz tempo, ele continua com os mesmos fundamentos, e o diagrama tem mandado sentar o pau... ai eu obedeço ! rsrsrs

Esta mandando eu comprar WEGE, BBSE, KLBN também... mas como BBAS caiu mais violenta o diagrama manda aportar mais nele.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado (edited)
2 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Eu ainda não tenho WEGE3 na minha carteira.

O P/VP está muito alto para eu entrar.

Para mim não compensa muito.

Então, WEG é uma ação que cresce muito, e de fato tem múltiplos mais esticados, mas deu uma boa queda recentemente, depois que ameaçou tocar os 60 reais, está quase nos 40 reais.

Tenho um percentual relativamentr pequeno, que comprei nessa queda recente.

Não vai pagar rios de dividendos, mas dependendo do preço que você entrar, além do yield on cost que pode ficar satisfatório (não foi dizer excelente), ela vai valorizar muito.

Tem vídeo no YouTube do Raul comentando isso inclusive, que WEG sempre foi cara, e que não é aquela grande oportunidade em termos de múltiplos, porém ela inova muito, e o que ela vende hoje não existia há 05 anos atrás - então o mercado tem grande expectativas, e quando ela não cumpre, como agora, dá essa queda...

Ela foi prejudicada por esse negócio das tarifações d9 trump, e ela inaugurou há pouco tempo uma fábrica no exterior que ainda não se alinhou totalmente na cadeia produtiva dela - tudo isso ajudou a abrir uma janela de oportunidade nela.

Em resumo, não estou recomendado, mas é uma empresa que vale a pena ser estudada, e se fizer sentido, quem sabe, incluir (eu mesmo dou preferência, nessa fase da construção do meu patrimônio, pra dividendos, então estou focando mais em BB e outras oportunidades que em WEG, mas comprei um pouquinho nesses preços atuais).

Mas, obviamente, nunca incluir porque alguém disse, de forma aleatória, pra incluir ela...

Editado por Thiago Cappi Da Cruz
  • Brabo 1
  • 0
Postado
4 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Eu ainda não tenho WEGE3 na minha carteira.

O P/VP está muito alto para eu entrar.

Para mim não compensa muito.

Então não vai colocar na carteira nunca rsrsrs, Wegezinha da massa ta sempre esticada...

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
11 horas atrás, Thiago Cappi Da Cruz disse:

Então, WEG é uma ação que cresce muito, e de fato tem múltiplos mais esticados, mas deu uma boa queda recentemente, depois que ameaçou tocar os 60 reais, está quase nos 40 reais.

@Thiago Cappi Da Cruz

Gostei muito da sua explicação.

Eu estava olhando mais para o P/VP mesmo.

Vou estudar um pouco mais ela, para conseguir ver como oportunidade.

Valeu.

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 06/06/2025 at 15:22, Elcimar Guimarães disse:

Boa tarde!

🤔

Estou aportando normalmente, nada de pânico nem de euforia. 

• 0
Postado

Eu criei um GPT personalizado para fazer análise de relatórios divulgados pelas empresas.

Com base nos relatórios trimestrais do ano passado e o primeiro desse ano, e com base na apresentação de resultados de 16 de maio, isto é o que o meu GPT me disse:

O Banco do Brasil demonstra fundamentos sólidos e alinhamento com a filosofia "buy & hold" de Philip Fisher. A empresa possui um histórico comprovado de crescimento e rentabilidade, impulsionado por um mercado endereçável significativo (especialmente no agronegócio e crédito consignado) e uma forte capacidade de inovação e adaptação. A gestão eficiente de custos e a posição de liderança em sustentabilidade e relacionamento com o cliente são vantagens competitivas duradouras. Embora haja falta de informações sobre a estabilidade da alta gestão e emissão de ações, os pontos fortes identificados na análise fundamentalista superam as lacunas, indicando que o ativo é viável para um investimento de longo prazo. A observação do aumento da inadimplência no agro e a revisão do guidance de alguns indicadores no 1T25 são pontos a serem monitorados, mas não comprometem a viabilidade de longo prazo no momento.

Isso bate com uma análise mais numérica do banco, que não perdeu fundamentos na semana passada...

• 0
Postado (edited)
On 08/06/2025 at 08:16, Elcimar Guimarães disse:

Kkk

@Marcelo R

Uma boa empresa mesmo.

Mas eu não queria comprar com esse P/VP tão alto.

Vou estudar uma estratégia que me ajude com a WEGE3.

Obrigado.

entao chegou a hora hahaha... o menor P/VP dos ultimos 5 anos. (já que você está usando esse fundamento)

isso não é uma recomendação de compra. apenas mostrando que wege sempre está nesses numeros altos, e atualmente o P/VP está menor.

CapturadeTela2025-06-09as08_21_37.png.c65a763adae00933b4b95b77eff10cfa.png

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • Criar novo...