Jump to content

Pergunta

18 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Tive dificuldade de transferência de ativos entre corretoras, abri chamado no BACEN mas acho que não ajudou. Quando abri no reclame aqui, tive resposta no dia seguinte e consegui resolver na mesma semana.

Se estivesse no seu lugar iria pedir da corretora o contrato e todos os termos do COE e mediante leitura buscar uma possível brecha. 

Como o risco/retorno do COE é muito ruim, o melhor a fazer é sair o quanto antes.

• 2
Postado
On 07/06/2025 at 16:11, Wallison Jorge disse:

Blz Srs, tenho 245k em um COE na XP, e não consegui fazer a transferência de custódia pela B3, pedi ajuda a meu assessor de investimentos da XP, mas fui ignorado kkk, alguém dos Srs já passou por essa situação e pode me ajudar?

@Wallison Jorge complementando os colegas, se o COE foi estruturado pela XP, provavelmente é um título que não pode ser transferido para outra Corretora, pois é um título exclusivo da Corretora atual. O ponto é verificar a possibilidade de saída versus a manutenção do título até o vencimento para saber o que seria menor pior.

Vale lembrar que esta impossibilidade de transferir a custódia não se limite a COE, pode ser qualquer título que seja exclusivo na Corretora atual e portanto a Corretora nova não tem ele no portifólio. E também por acontecer de, por exemplo, um CDB de liquidez diária quando for para a Corretora nova ele passa a ser um CDB com recebimento no vencimento. Isto ocorre porque a Corretora atual "garante" a liquidez diária enquanto o CDB estiver com ela.

Espero ter ajudado.

• 0
Postado
1 hora atrás, Wallison Jorge disse:

Blz Srs, tenho 245k em um COE na XP, e não consegui fazer a transferência de custódia pela B3, pedi ajuda a meu assessor de investimentos da XP, mas fui ignorado kkk, alguém dos Srs já passou por essa situação e pode me ajudar?

Wallison, infelizmente COE é nabo... não vai adiantar transferir (se é que pode) porque é uma operação "construída" pela corretora... no caso se você transferir não sei se vai fazer diferença.

Já ouvi dizer, que existe possibilidade de negociar algum tipo de "saída" do COE antes da hora... caso eles pensem que sua grana vai continuar com eles, girando a carteira loucamente.

Se conseguir negociar uma recompra e/ou desistência do COE, sem muito prejuízo ou com prejuízo minimizado, talvez valha a pena a tentativa.

Esta preso nesta zica até quando ? qual era a aposta/promessa ?

• Brabo 1
  • 0
Postado
18 horas atrás, Wallison Jorge disse:

Olá, em consulta ao site da xp, não encontrei uma informação especifica sobre a saída de COE, mas no que se refere a entrada, tem a informação de que é somente COE emitidos pela XP.

image.png.f2e434ea3d67a87d39d83980de46f943.png
https://www.xpi.com.br/portabilidade/

• Me ajudou 1
  • 0
Postado (edited)

Bom dia!

Rapaz, quando li COE, achei que estivesse brincando... 1/4 de milhão nesse negócio...

Rapaz, você deveria era processar a XP, pergunte quanto é o rebate desse negócio, separe outros documentos (como prints de conversas, e-mail, além de notícias de mídias especializadas explicando porque COE é ruim, e porque os assessores indicam, e o motivo é pra enganar os clientes), e manda pra um advogado, pra construir uma tese pro processo de que foi enganado, e pedir seu dinheiro de volta, com correção monetária desde o dia que você aplicou esse negócio, além dr danos morais.

Os juros são a partir da citação (o dia que eles recebem a cartinha da alegria, descobrindo que o que enfiaram em você, você vai enfiar de volta neles), e atualmente os juros de débitos judiciais são, em regra (nem sempre é essa regra, pois tem exceções), é a SELIC deduzido o IPCA - digamos, pra facilitar a contar apenas, que a SELIC tenha sido de 15%, e o IPCA 5%; logo, você vai receber 10% de juros desde a citação + IPCA desde o desembolso.

Mesmo com os honorários do advogado, considerando que você ainda vai pedir danos morais por ter sido lesado, é provável que dê mais dinheiro se você ganhar a ação do que se esperar esse negócio ir até o final....

Espera por espera, melhor processar e ainda fazer eles sangrarem com custos do processo (advogado deles, custas judiciais, etc).

Mas veja um bom advogado que você confie.

Rapaz, dá uma tristeza ler isso que você falou, e não é te culpando, é tristeza porque isso é um mau-caratismo imenso que fizeram com você, e eu poderia ter caído, se tivesse ouvido gente desse naipe, quando comecei a investir...

Editado por Thiago Cappi Da Cruz
  • Brabo 1
  • 0
Postado
23 horas atrás, Marcelo R disse:

Wallison, infelizmente COE é nabo... não vai adiantar transferir (se é que pode) porque é uma operação "construída" pela corretora... no caso se você transferir não sei se vai fazer diferença.

Já ouvi dizer, que existe possibilidade de negociar algum tipo de "saída" do COE antes da hora... caso eles pensem que sua grana vai continuar com eles, girando a carteira loucamente.

Se conseguir negociar uma recompra e/ou desistência do COE, sem muito prejuízo ou com prejuízo minimizado, talvez valha a pena a tentativa.

Esta preso nesta zica até quando ? qual era a aposta/promessa ?

Este COE vence em novembro de 2027, nele eu recebo meu valor de investimento inicial mais 45% mais a alta do ativo no período. Mas é como vc disse, é um nabo kkkk, obrigado pela resposta.

• 0
Postado
5 horas atrás, Thiago Cappi Da Cruz disse:

Rapaz, dá uma tristeza ler isso que você falou, e não é te culpando, é tristeza porque isso é um mau-caratismo imenso que fizeram com você, e eu poderia ter caído, se tivesse ouvido gente desse naipe, quando comecei a investir...

Fala @Thiago Cappi Da Cruzlogico que o amigo @Wallison Jorge tem culpa sim. Não podemos passar a mão nisso. 

Ele assinou e leu o contrato de compra do COE (se é assim que chama) processar a corretora porque ele comprou um ativo ruim??? não vejo dessa maneira.

O amigo comprou algo porque quis.. tem os termos contratos etc etc...

• 0
Postado
3 minutes ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

Fala @Thiago Cappi Da Cruzlogico que o amigo @Wallison Jorge tem culpa sim. Não podemos passar a mão nisso. 

Ele assinou e leu o contrato de compra do COE (se é assim que chama) processar a corretora porque ele comprou um ativo ruim??? não vejo dessa maneira.

Sim, á época parecia ser uma boa opção, Selic estava baixa, e eu queria alocar esse valor, como na ocasião em que fiz o aporte não tinha perspectiva de investir mensalmente, escolhi esse COE devido a rentabilidade garantida de 45%, mais a alta do ativo. Hoje me arrependo, porque consigo compreender que existem infinitas opções melhores...

• 0
Postado
5 minutes ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

Opa, fala @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo

Então, a questão é que existe uma relação de consumo configurada, aplicando-se o Código de Defesa do Consumidor...

Existe um contrato, claro, mas esse tipo de contrato é de adesão, e consequentemente unilateral, onde o consumidor tem pouquíssimo poder de barganha, quando tem... E as cláusulas que são abusivas, são nulas de pleno direito.

O consumidor também é considerado hipossuficiente perante o fornecedor, além do direito a informação ser um direito básico dele, e uma obrigação do fornecedor.

Lógico que, num processo, tudo depende de prova (e tambem do entendimento de quem está julgando), por isso disse pra separar notícias explicando que o COE é um investimento ruim, onde a comissão de quem indica é elevada, existindo um conflito de interesse.

Além disso, as conversas no chat da plataforma, e-mails, WhatsApp, também servem de prova.

Claro que isso tudo precisa ser repassado com o advogado dele, pra esclarecer os riscos inerentes de tudo...

Mas olhando, ainda que por alto, já dá pra visualizar sim um embasamento pra esse tipo de pleito que mencionei

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 minutes ago, Wallison Jorge disse:

Sim, á época parecia ser uma boa opção, Selic estava baixa, e eu queria alocar esse valor, como na ocasião em que fiz o aporte não tinha perspectiva de investir mensalmente, escolhi esse COE devido a rentabilidade garantida de 45%, mais a alta do ativo. Hoje me arrependo, porque consigo compreender que existem infinitas opções melhores...

@Wallison Jorge Compreendo, mas quis dar uma sugestão de uma possibilidade do que pode ser feito, do ponto de vista jurídico. Porém, outra opção é só transferir a custódia desse ativo em particula, ou nem isso, esquece lá, e no fim você saca o que ganhar...

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
Just now, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

entendo @Thiago Cappi Da Cruz mas não vejo dessa forma. existem muitos produtos ruins no mercado. Compra quem quer. 

consorcio é tão ruim quanto COE.

faz quem quer... processar uma instituição porque alguém fez coe ou consorcio eu vejo com loucura demais..mas entendo seu ponto de vista

@Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo

Sem dúvidas o consórcio é ruim, e respeito sua opinião sobre a questão do entendimento, até porque direito e a justiça são exatamente assim, às vezes a gente não concorda com a opinião do outro (seja petição inicial da parte adversária, ou a defesa do adversário, ou até a sentença do juiz).

Mas, eu digo isso com um viés técnico, que existe possibilidade de se construir uma tese possível de êxito na justiça, se bem embasada por outras provas (a contratação, por si só, de um ativo ruim, de fato não vai fazer ele ganhar nada).

Apesar de não ter ajuizado nenhuma ação de COE, já ajuizei algumas de consórcio, e com prova documental (print de whatsapp, e-mails, áudios de vendedor) e/ou testemunhal (outra pessoa que estava lá, no dia, ouvindo tudo), dizendo que o vendedor/correto do banco induziu o cliente a crer que que era certo levar o bem desejado (nesse caso dos meus processos foram veículos), independentemente de dar o maior lance ou não, você prova que consumir foi mal informado (pra não dizer enganado), e induzido ao erro. 

Logo, eles receberam de volta o valor dado de lance (mas que não foram contemplados com a carta de crédito), além de danos morais...

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

boa @Thiago Cappi Da Cruz se voce souber fazer, vai ganhar dinheiro fazendo essas petiçoes viu hahaha...o tanto de gente que tem COE...olha ai um bate papo aqui gerando oportunidade de geração de renda. haha

faz um topico ai na comunidade de quem tem coe e junta todos..e mete essas petiçoes. 

Então, a ideia é boa, o problema é o código de ética da OAB, que fazendo um tópico assim, se um colega sardinha printar e mandar pro conselho de ética, no mínimo vai dar uma dor de cabeça pra explicar... 😅

Mas é isso, vai depender dos detalhes, de fato não é só chegar e falar "o produto é ruim" tem que tá com tudo bem fechado pra ter uma chance real de êxito...

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
On 07/06/2025 at 16:11, Wallison Jorge disse:

Já tentou ir pelo site da XP em Produtos -> Portabilidade -> Saída e seguir o processo da página?

• 0
Postado

Sinceramente, portabilidade do COE para que se vc já entendeu que foi um mal negócio? ... vou repetir aqui oq falei em outro post: o melhor é buscar os canais de atendimento da corretora para entender quais taxas e valor eles irão oferecer na venda do COE, é chato e eles não irão facilitar a sua vida.

Tendo essa informação em mãos, faça a conta se vale segurar até 2027 ou aceitar as condições atuais.

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
17 horas atrás, Artur Barbosa disse:

Já tentou ir pelo site da XP em Produtos -> Portabilidade -> Saída e seguir o processo da página?

Já tentei sim, mas lá não aparece esta opção, então pedi ajuda ao meu assessor de lá e estou aguardando retorno, caso não dê certo a transferência de custódia, está tudo bem, vida que segue kkkk, fica de aprendizado!!!

• Brabo 1
  • Criar novo...