Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia!

Muito antes de ouvir falar na AUVP eu já tinha um controle de gastos doméstico. Nessa época eu era empregado da maior empresa de energia elétrica do pais. Pós privatização, perdi meu cargo.

Hoje minhas despesas são sustentadas por uma renda proveniente de uma previdência fechada na qual eu investi por 22 anos. Mas, para manter o plano de saúde para mim, minha esposa e meus pais (todos nós acima de 57 anos, custo de 6,5 k mensal), a renda da previdência não é suficiente para cobrir todos os gastos fixos e alguns confortos. Tenho que recorrer aos rendimentos  de uma renda fixa que mantenho num ¨BANCÃO". Na maioria das vezes faço retirada de 40% dos rendimentos, isso me permite manter uma vida com um mínimo do mínimo de conforto e dignidade aceitável. 

Hoje a minha maior preocupação é manter o plano de saúde de meus velhos (76 e 81 anos, respectivamente. Um privilégio ainda tê-los aqui). Não tenho a intenção de ficar sem o plano de saúde, mesmo que para isso eu tenha que abrir mão de vários outros benefícios que minha atual renda poderia me proporcionar. Logo terei que manter essas retiradas até conseguir um novo emprego fixo, ou conseguir aposentar pelo INSS. Tenho 58 anos.

TÁA..e daí? o que isso tudo tem a ver com a planilha do Orçamento Doméstico disponível na AUVP?

Sério, na minha situação atual não consegui achar um enquadramento possível na planilha da AUVP.

Até eu conseguir um novo emprego fixo a parcela Liberdade Financeira estará em branco. Na minha opinião, sem essa parcela não faz sentido o preenchimento.

Estou errado sobre minhas colocações? 

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Olá Ângelo.

Independente de utilizar ou não o sistema da AUVP, é importante sempre refinar e melhorar o máximo possível o seu controle pessoal. Não digo o "máximo possível" virar um sovina não rsrsrs, me refiro a facilidades para acompanhamento.

Eu mesma, por exemplo, mantenho uma planilha automatizada com fórmulas, gráficos e dashboards que me permitem uma rápida visualização e acompanhamento intuitivo. Após assistir a aula de orçamento doméstico resolvi revisar algumas classificações como, por exemplo, criei a categoria liberdade financeira e dentro dela coloquei mais bem separado o que antes chamava de meta1, meta 2,etc Achei que melhorou o acompanhamento.

No seu caso talvez seja bom revisar a visualização da sua planilha dando ênfase/destaque para os valores de plano de saúde. Uma outra boa dica da AUVP (na minha opinião) foi utilizar os domingos para os lançamentos. Eu particularmente concentrava os lançamentos após o vencimento das maiores despesas domésticas, mas demorava muito. Agora estou fazendo aos domingos e realmente está mais rápido, tenho levado 10 minutos.

Acho que é isso, você não precisa "se enquadrar" ou se obrigar a utilizar o sistema. Importante é manter uma organização que, além de fazer sentido para você, facilite e te proporcione a maior clareza e facilidade de acompanhamento do seu orçamento e investimentos.

Tenho certeza que em pouco tempo, sendo tão dedicado e organizado como aparenta, você conseguirá uma nova renda, boa sorte.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Olá Ângelo, a planilha de  gastos da AUVP é apenas uma forma de organização financeira, que permite avaliar os suas saídas e entras. Eu utilizo o serviço do Finanças+ do app do BTG, que vincula tudo com o open finance.

Agora, considerando o que vc relatou, utilizar um sistema, seja qual for de controle de gastos é importante ainda mais pq hoje vc possui um gasto maior que sua renda, colocando na ponta do lápis pode ser que veja alguns furos que podem ajudar a melhorar a situação. 

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 08/06/2025 at 11:00, Ângelo Alves Leal disse:

Bom dia!

Muito antes de ouvir falar na AUVP eu já tinha um controle de gastos doméstico. Nessa época eu era empregado da maior empresa de energia elétrica do pais. Pós privatização, perdi meu cargo.

Hoje minhas despesas são sustentadas por uma renda proveniente de uma previdência fechada na qual eu investi por 22 anos. Mas, para manter o plano de saúde para mim, minha esposa e meus pais (todos nós acima de 57 anos, custo de 6,5 k mensal), a renda da previdência não é suficiente para cobrir todos os gastos fixos e alguns confortos. Tenho que recorrer aos rendimentos  de uma renda fixa que mantenho num ¨BANCÃO". Na maioria das vezes faço retirada de 40% dos rendimentos, isso me permite manter uma vida com um mínimo do mínimo de conforto e dignidade aceitável. 

Hoje a minha maior preocupação é manter o plano de saúde de meus velhos (76 e 81 anos, respectivamente. Um privilégio ainda tê-los aqui). Não tenho a intenção de ficar sem o plano de saúde, mesmo que para isso eu tenha que abrir mão de vários outros benefícios que minha atual renda poderia me proporcionar. Logo terei que manter essas retiradas até conseguir um novo emprego fixo, ou conseguir aposentar pelo INSS. Tenho 58 anos.

TÁA..e daí? o que isso tudo tem a ver com a planilha do Orçamento Doméstico disponível na AUVP?

Sério, na minha situação atual não consegui achar um enquadramento possível na planilha da AUVP.

Até eu conseguir um novo emprego fixo a parcela Liberdade Financeira estará em branco. Na minha opinião, sem essa parcela não faz sentido o preenchimento.

Estou errado sobre minhas colocações? 

Boa tarde, @Ângelo Alves Leal.

Como o nosso amigo @Lucas Silveira Tosi bem colocou, a planilha da AUVP é uma ferramenta de organização financeira, pois entendemos que nossos alunos precisam de uma que seja clara e de fácil uso. Contudo, se você já tem seu próprio método funcional de controle de gastos, tudo bem utilizá-lo ao invés da nossa ferramenta.

• 0
Postado

Tirando a fonte dos teus rendimentos da equação fica mais simples de pensar.

Olhe pro teu orçamento mensal como "entradas" e "saídas".

se a entrada vem da prev, dos 40% de rendimento ou de alguma outra fonte, continua sendo uma entrada.

e quanto as despesas com seus pais, trate como faria com filhos. eles são seus dependentes e as despesas entram de acordo com as categorias.

eu particularmente faço tudo em planilha, não uso o sistema. mas é a mesma classificação e a mesma mecânica.

• Criar novo...