Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Boa noite caros companheiros, venho a tempo montando uma análise referente aos Etf, venho concluindo minha carteira no Brasil chegando perto dos 100 mil, a ideia é investir para longo prazo, 25 anos mínimo, pois tenho 32 anos hoje, aportes nos etf variando de 300 a 500 dólares por mês 

Preciso de uma ajuda ver se estou no caminho certo e algumas dúvidas no final da lista. 

Estou aberto a toda e qualquer opinião 

IVV EUA 30%

VXUS GLOBAL 25%

REET RENDA FIXA GLOBAL 10%

FLIN INDIA 10%

MCHI CHINA 10%

VHT SAUDE 10%

ICNL ENERGIAS RENOVÁVEIS 5%

Quero adicionar um Etf de tecnologia o QQQ

No estudo pensei em adicionar o DAX (Alemanha) e o FEZ (zona do euro), mas encontrei o VXUS e optei por tirar esses dois citados acima 

O que vocês acham? 

Editado por Claudinei Quiossi

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Show, muito obrigado pelas dicas, vou rever tudo que me passou, pois realmente quero me aposentar tranquilamente, pois hoje também não possuo tempo para ficar acompanhando, quero fazer escolhas certas para só manter os aportes a longo dos anos

Agradecido pelo tempo dedicado 

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Claudinei Quiossi disse:

Show, muito obrigado pelas dicas, vou rever tudo que me passou, pois realmente quero me aposentar tranquilamente, pois hoje também não possuo tempo para ficar acompanhando, quero fazer escolhas certas para só manter os aportes a longo dos anos

Agradecido pelo tempo dedicado 

Estamos juntos meu querido, precisando é só chamar.

• 0
Postado
On 09/06/2025 at 04:16, Claudinei Quiossi disse:

Boa noite caros companheiros, venho a tempo montando uma análise referente aos Etf, venho concluindo minha carteira no Brasil chegando perto dos 100 mil, a ideia é investir para longo prazo, 25 anos mínimo, pois tenho 32 anos hoje, aportes nos etf variando de 300 a 500 dólares por mês 

Preciso de uma ajuda ver se estou no caminho certo e algumas dúvidas no final da lista. 

Estou aberto a toda e qualquer opinião 

IVV EUA 30%

VXUS GLOBAL 25%

REET RENDA FIXA GLOBAL 10%

FLIN INDIA 10%

MCHI CHINA 10%

VHT SAUDE 10%

ICNL FENERGIAS RENOVÁVEIS 5%

Quero adicionar um Etf de tecnologia o QQQ

No estudo pensei em adicionar o DAX (Alemanha) e o FEZ (zona do euro), mas encontrei o VXUS e optei por tirar esses dois citados acima 

O que vocês acham? 

Bom dia, @Claudinei Quiossi. Primeiramente, todos os ETFs que você escolheu são bons ETFs, contudo não estou certo de que eles funcionam tão bem todos juntos numa mesma carteira.

IVV e QQQ juntos é redundante. São basicamente as mesmas companhias, mas o QQQ reúne as 100 maiores enquanto o IVV diversifica mais além, nas 500 maiores.

Vejo que gosta de energias renováveis é um setor que eu acredito vai continuar crescendo bastante.

O VXUS tem praticamente tudo o que o FLIN, MCHI e ICLN no portfólio, contudo os pesos são bem diferentes, afinal, o VXUS é muito mais diversificado do que todos esses separados. Por exemplo, apesar de ter 97,1% das holdings que também estão no FLIN, o peso dessas holdings no VXUS é apenas uma fração do que são no ETF indiano.

image.png.7d4c8ca7e5774674c1a535a1d79cf8ad.png

O que eu aconselho analisar é o quanto de exposição você quer ter e em quais setores e países e quais ETFs em quais proporções te ajudam melhor a atingir isso. Você quer ter uma diversificação maior no mundo todo ou quer focar em alguns mercados que acha mais atraentes?
Também considere se você pretende fazer stock picking internacionalmente ou está mais interessado somente em ETFs.

• 0
Postado

@Bolívar Luiz bom dia, primeiramente agradeço pelo tempo dedicado 

Eu queria focar em países como china, índia, Alemanha, por acreditar que no futuro vão trazer valorização, mas fico na dúvida entre realmente escolher etf global por ter quase todas as empresas do mundo, ou focar em países específicos, porque provavelmente a rentabilidade será diferente entre um global e um Etf local

Também questão de Etf do setor de saúde, acredito com o envelhecimento da população iram se valorizar no longo prazo, aí se investir em Etfs global acabo perdendo essa rentabilidade alta talvez, o que você acha?

Stock picking tenho certa dificuldade ainda de analisar, tanto pelo pouco conhecimento e pouco tempo disponível 

Obrigado e abraço pela ajuda 

• 0
Postado
6 horas atrás, Claudinei Quiossi disse:

@Bolívar Luiz bom dia, primeiramente agradeço pelo tempo dedicado 

Eu queria focar em países como china, índia, Alemanha, por acreditar que no futuro vão trazer valorização, mas fico na dúvida entre realmente escolher etf global por ter quase todas as empresas do mundo, ou focar em países específicos, porque provavelmente a rentabilidade será diferente entre um global e um Etf local

Também questão de Etf do setor de saúde, acredito com o envelhecimento da população iram se valorizar no longo prazo, aí se investir em Etfs global acabo perdendo essa rentabilidade alta talvez, o que você acha?

Stock picking tenho certa dificuldade ainda de analisar, tanto pelo pouco conhecimento e pouco tempo disponível 

Obrigado e abraço pela ajuda 

@Claudinei Quiossi Sim, quanto mais diversificado, mais "na média" você fica, isso não é ruim mas vejo que passou do ponto que você almeja. Seria melhor buscar um foco maior nos pontos de exposição que você está interessado ao invés de buscar se expor em todo lugar ao mesmo tempo, na minha opinião.

Quanto ao stock picking, entendo bem. Citei como uma possibilidade ao longo prazo, considerando uma análise bastante lenta, mesmo.

Forte abraço!

• Criar novo...