Post popular William Redig Postado Segunda-feira às 15:05 Post popular Postado Segunda-feira às 15:05 E ai S@rdinhas! Quanto você é remunerado pelo seu trabalho? Quanto tempo você precisa trabalhar para ganhar R$ 100,00? No começo da vida profissional, marcando ponto ou com horário fixo, essa conta é fácil: O líquido que cai na sua conta por mês, dividido pelo número de horas que você trabalhou. Se quiser tornar a conta mais precisa, acrescenta também o tempo de ida e volta para o trabalho e refaz as contas: Por exemplo: Você trabalha 8 horas por dia, de segunda a sexta e em 22 dias úteis você trabalhou 176 horas. Liquido na sua conta, caiu 4500 reais (o mínimo para frequentar a AUVP). Dividindo 4500 reais por 176 horas = 25,57/hora. Se acresentar 1h por dia de tempo em trânsito de ida e volta ao local de trabalho, as horas passam de 176 para 198 horas e o R$/hora cai para 22,73. Para converter esses 25,57 ou 22,73 R$/hora para tempo gasto para ganhar 100,00 vai dar 3,91h e 4,40h, respectivamente. Tempo necessário para ganhar 100 reais. Ao longo da nossa vida profissional, é normal que o seu salário aumente, fazendo com que você ganhe 100,00 em menos tempo. Essa medida de horas para ganhar 100,00 torna-se útil também para comparar rentabilidade de serviços executados, sendo um critério justo de comparação. Vamos supor que você seja desenvolvedor de sistemas. Orçou fazer um sistema em 10 horas estimou que quer ganhar R$ 200,00/hora para executar a tarefa, então na teria vai ganhar 100,00 em 30 minutos, mas ao longo da tarefa, faz/refaz/conserta/muda/altera/valida, terminou gastando 15 horas em vez das 10 orçadas. Seu custo-100 aumentou de 30 minutos para 45 minutos. Importante fazer a apuração pela realidade para: 1. Não se enganar; 2. Ir montando uma memória de eficiência - quanto eu previ e quanto foi a realidade de tempo gasto. Eu trabalho com gerência de infra-estrutura de TI. Entre as tarefas que tenho que executar diariamente estão: Verificar se meus backups diários rodaram, se os processos noturnos automatizados todos executaram, se tem algum alerta de malware ou defeito em servidores e/ou estações de rede que requeiram manutenção corretiva ou preventiva, entre muitas outras. A Preguiça em Ação como Ferramenta de Eficiência e diminuição do tempo para ganhar R$ 100,00. Não sei vocês, mas eu não gosto de rotina. Ter que fazer as mesmas coisas todos os dias é algo que me irrita bastante. Gosto de ter meu tempo livre para ser criativo e bolar solução para problemas dos meus clientes. Uma frase simples tirada da lista de tarefas, tal como "Verificar se meus backups diarios rodaram" quer dizer, na realidade, ver se cerca de 30 jobs de backups diários em vários servers rodaram certinho. Cada job gera um relatório a cada execução, informando se deu certo ou não. Para saber que algo falhou ou terminou com aviso, é relativamente fácil, basta olhar o email do relatório que vai ter um Warning ou Failure no assunto, em vez de Success. Agora, e se um backup não rodar? Pode ser porque um servidor estava desligado, ou tenha faltado energia na hora do backup ou outro motivo qualquer. O que vai acontecer é que eu deveria ter recebido 30 reports, mas só chegaram 28. Quais os 2 que estão faltando? Imagina ter que contar se chegaram 30 emails todos os dias e pior, se não chegaram 30, quais estão faltando? Rotinha bem chama. Mesmo se aplica para processos noturnos automatizados, saude dos servidores, etc... Olha o tempo para ganhar 100,00 aumentando a cada vez que algo dá ruim..... Eu bolei um sisteminha para conseguir me dar um raio-x de todo o processo. Batizei ele de X9, pois ele me "entrega de bandeja" tudo que deu errado. O funcionamento é bem simples - Simples é SEMPRE melhor!! Funcionamento: Todos esses processos automatizados enviam um email de status de execução para um endereço de monitoria. No assunto do email tem o identificador do job, o servidor/computador onde rodou e o status que pode ser sucesso, aviso ou falha. No X9 tem um cadastro de Jobs, contendo o identificador, a frequência de execução (diário, semanal, mensal, a cada N horas...) A cada 1 hora, o X9 busca novos e-mails que chegaram na mailbox da monitoria e atualiza os arquivos com a data de última execução e o status obtido. Com o processamento das informações, cada job ganha um status que pode ser: Verde - Tudo certo Amarelo - com Avisos Preto - Job falhou Vermelho - Atrasado Com as informações acima o X9 monta um dashboard mostrando somente o que é relevante, numa tela simples e clara: Bolinha amarela me mostra os jobs que terminaram com alertas e no detalhe tem a data da ultima execução com alerta Bolinha preta indica que terminou com erro Bolinha vermelha indica que está atrasado e ela é combinada com o status na última execução. Com essas informações eu consigo saber, entre as 150 tarefas monitoradas o que precisa de atenção e ainda, clicando em cima da data, o X9 me mostra o conteúdo do relatório do job, mostrando o motivo do(s) erro(s). Nesse exemplo abaixo, é um job que copia arquivos de uma filial para a matriz e como o arquivo não foi atualizado na filial, não havia motivo para copiar: Resumindo tudo, com essa "operação preguiça", de querer ficar no "todo dia ele faz tudo sempre igual, acorda as 6 horas da manhã", eu bolei uma solução onde consigo monitorar muito mais, com mais precisão, livre de trabalho manual, livre de erros e omissões, tendo um relatório diário de tudo que precisa da minha atenção. As horas diárias que seriam gastas nessa tarefa ficam livres para outras coisas mais produtivos, tais como bolar novos métodos de conseguir fazer mais com menos trabalho e assim melhorando mais e mais o R$ ganhos/hora trabalhada e diminuindo o tempo necessário para ganhar 100 reais. Fora isso, eu ganho em escala, podem implantar esse método de controle em vários clientes. Viva a minha preguiça!! Deu trabalho uma vez, para bolar e executar a solução, agora é só colher o frutos. Esse acima foi um exemplo apenas, eu bolei, escolhi e uso várias ferramentas que me alertam dos problemas e com isso o tempo livre para bolar novas coisas só aumenta. E vocês? Alguém mais busca automatizar as rotinas e assim aumentar a sua produtividade sem depender de pessoas ou do seu próprio trabalho rotineiro? Comentei aí!! 2 1 5
Sergio Tanaka Postado ontem às 01:25 Postado ontem às 01:25 (edited) Minha vida é praticamente 3 pilares, troubleshooting, performance e automação nao vou entrar no merito do q q daria pra fazer de diferente pq a criatividade vai longe. maaaaaaas vamos imaginar uma versao 2025? fiquei com vontade de brincar no cenario, acho divertido essas discussoes 1. cada um destes jobs vomitam o output raw sem tratamento algum dentro de algum bucket ou pasta de um filesystem qqer 2. assim que um arquivo cai neste bucket/diretorio, um job dispara uma analise do chatgpt para aquele arquivo q acabou de cair, normalizando esse dado para uma tabela em um banco qqer (exatamente os dados conforme estao no seu print) 3. uma terceira ferramenta (pode ser o gpt) vai ler os dados normalizados nessa tabela te mostrando os dados compilados e sumarizados exatamente pro q vc precisa A grande graça de IA é que vc pode usar dados de qqer jeito, tudo baguncado, ela q se foda pra entender e da pra viajar mais ainda, pegar uma ferramenta de monitoramento para saber o q fazer com aqueles jobs q falharam, seja tentar novamente, seja somente avisar para que o retry seja manual da pra ir longe, mas uma coisa eu percebi, essa mentalidade de automacao e performance foi o q me alavancou na carreira, tempo todo mundo tem a mesma quantidade, a diferenca eh q nao temos tempo para fazer tudo, temos q otimizar. e o mais legal de tudo isso? da pra fazer tudo isso praticamente sem codigo, eh uma suruba de webhooks praticamente. curti o que vc fez, hj trabalhando praticamente 100% com cloud, fez com q backups saissem da minha lista de preocupacoes kkkkkkkk Editado ontem às 01:27 por Sergio Tanaka 2
William Redig Postado 18 horas atrás Author Postado 18 horas atrás 8 horas atrás, Sergio Tanaka disse: Minha vida é praticamente 3 pilares, troubleshooting, performance e automação nao vou entrar no merito do q q daria pra fazer de diferente pq a criatividade vai longe. maaaaaaas vamos imaginar uma versao 2025? fiquei com vontade de brincar no cenario, acho divertido essas discussoes 1. cada um destes jobs vomitam o output raw sem tratamento algum dentro de algum bucket ou pasta de um filesystem qqer 2. assim que um arquivo cai neste bucket/diretorio, um job dispara uma analise do chatgpt para aquele arquivo q acabou de cair, normalizando esse dado para uma tabela em um banco qqer (exatamente os dados conforme estao no seu print) 3. uma terceira ferramenta (pode ser o gpt) vai ler os dados normalizados nessa tabela te mostrando os dados compilados e sumarizados exatamente pro q vc precisa A grande graça de IA é que vc pode usar dados de qqer jeito, tudo baguncado, ela q se foda pra entender e da pra viajar mais ainda, pegar uma ferramenta de monitoramento para saber o q fazer com aqueles jobs q falharam, seja tentar novamente, seja somente avisar para que o retry seja manual da pra ir longe, mas uma coisa eu percebi, essa mentalidade de automacao e performance foi o q me alavancou na carreira, tempo todo mundo tem a mesma quantidade, a diferenca eh q nao temos tempo para fazer tudo, temos q otimizar. e o mais legal de tudo isso? da pra fazer tudo isso praticamente sem codigo, eh uma suruba de webhooks praticamente. curti o que vc fez, hj trabalhando praticamente 100% com cloud, fez com q backups saissem da minha lista de preocupacoes kkkkkkkk Legal as suas conotações. Já tenho isso rodando há uns 5 ou 6 anos e chegou num estágio de maturação que não requer manutenção de código nem iterações manuais de qualquer natureza. Mencionando backups, eles sempre funcionam, mas o restore... aí o buraco é mais embaixo. Eu tenho uma sequencia de jobs que passa a semana restaurando backups praticamente o dia todo. Restaura em uma VM, manda o resultado para o X9 classificar. Com isso, eu tenho a tranquilidade de saber que se/quando eu precisa restaurar algo, o processo vai funcionar suave. Impressionante o que eu aprendi sobre backup e restore enquanto estava montando o robô dos restores em sequência; a quantidade de coisas que dão errado no restore mas que passam suave no backup. Sempre que comento sobre esse teste de restore as pessoas ficam impressionadas e descobri que são pouquíssimos os lugares onde esse teste é feito, apesar de ser extremamente importante para paz de espírito que "ter backup" traz. Gravar e não ler depois pode trazer problemas enormes numa situação crítica. Verdade seja dita, os backups são gravados em 3 mídias diferentes, em sites diferentes (nuvem + 2 storages em sites diferenetes interligados por fibra ótica) mas eu só testo os backups locais, testar a nuvem demoraria muito tempo. Ferramentas boas e adequadas fazem toda a diferença nesse processo. Enquanto usar IA no processo parece ser uma ótima ideia, será que me daria a mesma paz de espírito que uma análise "manual" feita por um código dedicado? (digo manual, mas é automatizado). 1
Marcelo R Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás Acho legal demais essas coisas, ideias, implementações… tudo isso! Mas eu queria que contassem mais sobre o calcanhar de Aquiles dos empreendedores… como fizeram/faz para vender ? Encontrar clientes e crescer a base ? Vale lembrar que recorrência é lindo… 1
Sergio Tanaka Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás 1 hour ago, William Redig disse: Legal as suas conotações. Já tenho isso rodando há uns 5 ou 6 anos e chegou num estágio de maturação que não requer manutenção de código nem iterações manuais de qualquer natureza. Mencionando backups, eles sempre funcionam, mas o restore... aí o buraco é mais embaixo. Eu tenho uma sequencia de jobs que passa a semana restaurando backups praticamente o dia todo. Restaura em uma VM, manda o resultado para o X9 classificar. Com isso, eu tenho a tranquilidade de saber que se/quando eu precisa restaurar algo, o processo vai funcionar suave. Impressionante o que eu aprendi sobre backup e restore enquanto estava montando o robô dos restores em sequência; a quantidade de coisas que dão errado no restore mas que passam suave no backup. Sempre que comento sobre esse teste de restore as pessoas ficam impressionadas e descobri que são pouquíssimos os lugares onde esse teste é feito, apesar de ser extremamente importante para paz de espírito que "ter backup" traz. Gravar e não ler depois pode trazer problemas enormes numa situação crítica. Verdade seja dita, os backups são gravados em 3 mídias diferentes, em sites diferentes (nuvem + 2 storages em sites diferenetes interligados por fibra ótica) mas eu só testo os backups locais, testar a nuvem demoraria muito tempo. Ferramentas boas e adequadas fazem toda a diferença nesse processo. Enquanto usar IA no processo parece ser uma ótima ideia, será que me daria a mesma paz de espírito que uma análise "manual" feita por um código dedicado? (digo manual, mas é automatizado). ai voltamos ao seu titulo do topico logo mais os checks manuais vao ter q ser automatizados justamente pra vc ganhar mais tempo ainda kkkk sdds de infra tradicional, mas confesso q lidar com san e tape library eh stressante ahuaha 1
William Redig Postado 17 horas atrás Author Postado 17 horas atrás 11 minutes ago, Sergio Tanaka disse: ai voltamos ao seu titulo do topico logo mais os checks manuais vao ter q ser automatizados justamente pra vc ganhar mais tempo ainda kkkk sdds de infra tradicional, mas confesso q lidar com san e tape library eh stressante ahuaha rssss. Nem tão pre-histórico assim. Backups feitos em NAS com RAID-6 da Synology. Tem uma histórica interessante de tape backup. Era um shopping center no NE, os backups eram feitos em fita DAT e tinha um robô (físico) que trocava as fitas e as guardava em um armário, recirculando as fitas a cada 15 dias. Um dia, eles precisaram de um backup e descobriram que atrás da sala do servers estava a estação de energia do shopping com transformadores, etc... Acaba que o armário onde as fitas ficavam era um perfeito apagador de qualquer coisa magnética, tamanha a energia eletromagnética que emanava dos transformadores, etc.... Acho que o meu viés de sempre querer testar os backup nasceu daí. Isso tem uns 30 anos que aconteceu.... 2
William Redig Postado 17 horas atrás Author Postado 17 horas atrás (edited) 44 minutes ago, Marcelo R disse: Acho legal demais essas coisas, ideias, implementações… tudo isso! Mas eu queria que contassem mais sobre o calcanhar de Aquiles dos empreendedores… como fizeram/faz para vender ? Encontrar clientes e crescer a base ? Vale lembrar que recorrência é lindo… Oi @Marcelo R, Eu tenho isso rodando hoje em 3 clientes cuja infra de TI eu gerencio. É uma solução difícil de escalar, até porque os formatos dos assuntos dos emails é meio "queixo-duro" para que o X9 entenda e as informações vêm de fontes diferentes. No maior cliente, são 150 jobs cadastrados, 80% roda diário, 19% semanal e 1% mensal. Para mim, o grande valor está em olhar o dashboard todos os dias de manhã e saber tudo que está pendente de ação e chegar no escrtiório perguntado para a equipe coisas do tipo: Porque deu m... no backup do Server X? Porque o noturno da fábrica de xxxxxx não rodou? O que são esses novos IPs na LAN? Porque o computador XXX está com IP estático? O que houve com a câmera do lugar X? O que houve com o link XXXXX da fábrica de ZZZZZ que está down desde ontem? Porque o link XXXX de yyyyy está piscando mais que árvore de natal? A equipe já entendeu que ter problema é algo normal, mas que tem que saber resposta para tudo que está "fora do penico" e que ação tomar. Me ajuda prá caramba, até para ficar postando aqui.... rssss Agora, quanto à remuneração disso, é mais uma remuneração indireta. Eu cobro para gerenciar os backups, entre outros serviços. Meus clientes pagam felizes; todas as vezes que precisaram, o backup estava disponível e o restore funcionou, eu tenho paz de espírito e quase nenhum trabalho. Se tiver alguém querendo aproveitar a ideia e "modernizar" com IA ou outros métodos, eu estou disposto a participar, mas eu fiz mesmo para poder ter visibilidade e controle sem depender de pessoas. Editado 16 horas atrás por William Redig 2
Sergio Tanaka Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás 8 minutes ago, William Redig disse: É uma solução difícil de escalar, até porque os formatos dos assuntos dos emails é meio "queixo-duro" Esse eh o ponto que gostaria q vc testasse, pega alguns destes emails e joga no chatgpt e pede pra ele avaliar ou padronizar a saida em outro formato é divertido e fiquei curioso pra saber o resultado algo como voce esta recebendo um report de backup bla bla bla preciso que vc gere uma tabela (ou csv) com o horario de inicio, fim, status, tamanho bla bla programacao orientada a conversa kkkkkkkkkkkkkkkk ativou a parte que mais gosto de fazer q eh automacao 1
Recommended Posts