Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Minha vida é praticamente 3 pilares, troubleshooting, performance e automação

nao vou entrar no merito do q q daria pra fazer de diferente pq a criatividade vai longe.

maaaaaaas vamos imaginar uma versao 2025? fiquei com vontade de brincar no cenario, acho divertido essas discussoes

1. cada um destes jobs vomitam o output raw sem tratamento algum dentro de algum bucket ou pasta de um filesystem qqer

2. assim que um arquivo cai neste bucket/diretorio, um job dispara uma analise do chatgpt para aquele arquivo q acabou de cair, normalizando esse dado para uma tabela em um banco qqer (exatamente os dados conforme estao no seu print)

3. uma terceira ferramenta (pode ser o gpt) vai ler os dados normalizados nessa tabela te mostrando os dados compilados e sumarizados exatamente pro q vc precisa

A grande graça de IA é que vc pode usar dados de qqer jeito, tudo baguncado, ela q se foda pra entender

e da pra viajar mais ainda, pegar uma ferramenta de monitoramento para saber o q fazer com aqueles jobs q falharam, seja tentar novamente, seja somente avisar para que o retry seja manual

da pra ir longe, mas uma coisa eu percebi, essa mentalidade de automacao e performance foi o q me alavancou na carreira, tempo todo mundo tem a mesma quantidade, a diferenca eh q nao temos tempo para fazer tudo, temos q otimizar.

e o mais legal de tudo isso? da pra fazer tudo isso praticamente sem codigo, eh uma suruba de webhooks praticamente.

curti o que vc fez, hj trabalhando praticamente 100% com cloud, fez com q backups saissem da minha lista de preocupacoes kkkkkkkk

Editado por Sergio Tanaka
  • Brabo 2
Postado
8 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

Minha vida é praticamente 3 pilares, troubleshooting, performance e automação

nao vou entrar no merito do q q daria pra fazer de diferente pq a criatividade vai longe.

maaaaaaas vamos imaginar uma versao 2025? fiquei com vontade de brincar no cenario, acho divertido essas discussoes

1. cada um destes jobs vomitam o output raw sem tratamento algum dentro de algum bucket ou pasta de um filesystem qqer

2. assim que um arquivo cai neste bucket/diretorio, um job dispara uma analise do chatgpt para aquele arquivo q acabou de cair, normalizando esse dado para uma tabela em um banco qqer (exatamente os dados conforme estao no seu print)

3. uma terceira ferramenta (pode ser o gpt) vai ler os dados normalizados nessa tabela te mostrando os dados compilados e sumarizados exatamente pro q vc precisa

A grande graça de IA é que vc pode usar dados de qqer jeito, tudo baguncado, ela q se foda pra entender

e da pra viajar mais ainda, pegar uma ferramenta de monitoramento para saber o q fazer com aqueles jobs q falharam, seja tentar novamente, seja somente avisar para que o retry seja manual

da pra ir longe, mas uma coisa eu percebi, essa mentalidade de automacao e performance foi o q me alavancou na carreira, tempo todo mundo tem a mesma quantidade, a diferenca eh q nao temos tempo para fazer tudo, temos q otimizar.

e o mais legal de tudo isso? da pra fazer tudo isso praticamente sem codigo, eh uma suruba de webhooks praticamente.

curti o que vc fez, hj trabalhando praticamente 100% com cloud, fez com q backups saissem da minha lista de preocupacoes kkkkkkkk

Legal as suas conotações.  Já tenho isso rodando há uns 5 ou 6 anos e chegou num estágio de maturação que não requer manutenção de código nem iterações manuais de qualquer natureza.

Mencionando backups, eles sempre funcionam, mas o restore...  aí o buraco é mais embaixo.  Eu tenho uma sequencia de jobs que passa a semana restaurando backups praticamente o dia todo.  Restaura em uma VM, manda o resultado para o X9 classificar.  Com isso,  eu tenho a tranquilidade de saber que se/quando eu precisa restaurar algo, o processo vai funcionar suave.  Impressionante o que eu aprendi sobre backup e restore enquanto estava montando o robô dos restores em sequência; a quantidade de coisas que dão errado no restore mas que passam suave no backup.

Sempre que comento sobre esse teste de restore as pessoas ficam impressionadas e descobri que são pouquíssimos os lugares onde esse teste é feito, apesar de ser extremamente importante para paz de espírito que "ter backup" traz.  Gravar e não ler depois pode trazer problemas enormes numa situação crítica.

Verdade seja dita, os backups são gravados em 3 mídias diferentes, em sites diferentes (nuvem + 2 storages em sites diferenetes interligados por fibra ótica) mas eu só testo os backups locais, testar a nuvem demoraria muito tempo.

Ferramentas boas e adequadas fazem toda a diferença nesse processo.

Enquanto usar IA no processo parece ser uma ótima ideia, será que me daria a mesma paz de espírito que uma análise "manual" feita por um código dedicado? (digo manual, mas é automatizado).

• Brabo 1
Postado

Acho legal demais essas coisas, ideias, implementações… tudo isso!

Mas eu queria que contassem mais sobre o calcanhar de Aquiles dos empreendedores… como fizeram/faz para vender ? Encontrar clientes e crescer a base ?

Vale lembrar que recorrência é lindo… 

• Brabo 1
Postado
1 hour ago, William Redig disse:

Legal as suas conotações.  Já tenho isso rodando há uns 5 ou 6 anos e chegou num estágio de maturação que não requer manutenção de código nem iterações manuais de qualquer natureza.

Mencionando backups, eles sempre funcionam, mas o restore...  aí o buraco é mais embaixo.  Eu tenho uma sequencia de jobs que passa a semana restaurando backups praticamente o dia todo.  Restaura em uma VM, manda o resultado para o X9 classificar.  Com isso,  eu tenho a tranquilidade de saber que se/quando eu precisa restaurar algo, o processo vai funcionar suave.  Impressionante o que eu aprendi sobre backup e restore enquanto estava montando o robô dos restores em sequência; a quantidade de coisas que dão errado no restore mas que passam suave no backup.

Sempre que comento sobre esse teste de restore as pessoas ficam impressionadas e descobri que são pouquíssimos os lugares onde esse teste é feito, apesar de ser extremamente importante para paz de espírito que "ter backup" traz.  Gravar e não ler depois pode trazer problemas enormes numa situação crítica.

Verdade seja dita, os backups são gravados em 3 mídias diferentes, em sites diferentes (nuvem + 2 storages em sites diferenetes interligados por fibra ótica) mas eu só testo os backups locais, testar a nuvem demoraria muito tempo.

Ferramentas boas e adequadas fazem toda a diferença nesse processo.

Enquanto usar IA no processo parece ser uma ótima ideia, será que me daria a mesma paz de espírito que uma análise "manual" feita por um código dedicado? (digo manual, mas é automatizado).

ai voltamos ao seu titulo do topico

logo mais os checks manuais vao ter q ser automatizados justamente pra vc ganhar mais tempo ainda kkkk

sdds de infra tradicional, mas confesso q lidar com san e tape library eh stressante ahuaha

• Brabo 1
Postado
11 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

ai voltamos ao seu titulo do topico

logo mais os checks manuais vao ter q ser automatizados justamente pra vc ganhar mais tempo ainda kkkk

sdds de infra tradicional, mas confesso q lidar com san e tape library eh stressante ahuaha

rssss. Nem tão pre-histórico assim.  Backups feitos em NAS com RAID-6 da Synology.

Tem uma histórica interessante de tape backup.  Era um shopping center no NE, os backups eram feitos em fita DAT e tinha um robô (físico) que trocava as fitas e as guardava em um armário, recirculando as fitas a cada 15 dias.  Um dia, eles precisaram de um backup e descobriram que atrás da sala do servers estava a estação de energia do shopping com transformadores, etc...  Acaba que o armário onde as fitas ficavam era um perfeito apagador de qualquer coisa magnética, tamanha a energia eletromagnética que emanava dos transformadores, etc....

Acho que o meu viés de sempre querer testar os backup nasceu daí.  Isso tem uns 30 anos que aconteceu....

• HAHAHAHA 2
Postado (edited)
44 minutes ago, Marcelo R disse:

Acho legal demais essas coisas, ideias, implementações… tudo isso!

Mas eu queria que contassem mais sobre o calcanhar de Aquiles dos empreendedores… como fizeram/faz para vender ? Encontrar clientes e crescer a base ?

Vale lembrar que recorrência é lindo… 

Oi @Marcelo R,

Eu tenho isso rodando hoje em 3 clientes cuja infra de TI eu gerencio.  É uma solução difícil de escalar, até porque os formatos dos assuntos dos emails é meio "queixo-duro" para que o X9 entenda e as informações vêm de fontes diferentes.  No maior cliente, são 150 jobs cadastrados, 80% roda diário, 19% semanal e 1% mensal.

Para mim, o grande valor está em olhar o dashboard todos os dias de manhã e saber tudo que está pendente de ação e chegar no escrtiório perguntado para a equipe coisas do tipo:

• Porque deu m... no backup do Server X?
  • Porque o noturno da fábrica de xxxxxx não rodou?
  • O que são esses novos IPs na LAN?
  • Porque o computador XXX está com IP estático?
  • O que houve com a câmera do lugar X?
  • O que houve com o link XXXXX da fábrica de ZZZZZ que está down desde ontem?
  • Porque o link XXXX de yyyyy está piscando mais que árvore de natal?

A equipe já entendeu que ter problema é algo normal, mas que tem que saber resposta para tudo que está "fora do penico" e que ação tomar.

Me ajuda prá caramba, até para ficar postando aqui.... rssss

Agora, quanto à remuneração disso, é mais uma remuneração indireta.  Eu cobro para gerenciar os backups, entre outros serviços.  Meus clientes pagam felizes; todas as vezes que precisaram, o backup estava disponível e o restore funcionou, eu tenho paz de espírito e quase nenhum trabalho.

Se tiver alguém querendo aproveitar a ideia e "modernizar" com IA ou outros métodos, eu estou disposto a participar, mas eu fiz mesmo para poder ter visibilidade e controle sem depender de pessoas.

Editado por William Redig
  • Brabo 2
Postado
8 minutes ago, William Redig disse:

É uma solução difícil de escalar, até porque os formatos dos assuntos dos emails é meio "queixo-duro"

Esse eh o ponto que gostaria q vc testasse, pega alguns destes emails e joga no chatgpt e pede pra ele avaliar ou padronizar a saida em outro formato

é divertido e fiquei curioso pra saber o resultado

algo como

voce esta recebendo um report de backup bla bla bla
preciso que vc gere uma tabela (ou csv) com o horario de inicio, fim, status, tamanho bla bla

programacao orientada a conversa kkkkkkkkkkkkkkkk

ativou a parte que mais gosto de fazer q eh automacao 

• Brabo 1
  • Criar novo...