Jump to content

Indexador para correção de contrato


Recommended Posts

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Bom dia Cristiane. Na minha opinião, como são terras agricolas o IGP-M (IGPM) cabe melhor, pois além de ser um indice maior que o IPC-A na sua confecção está a influência do Dolar e das exportações Milho e Soja por exemplo. Como é longo prazo dará uma segurança maior.
Não sou entendido no assunto mas, a colocação de placas fotovoltaicas fazem o solo deixar de ser produtivo? Pergunta de leigo imaginando a colocação em baixa altura imaginando que seja um terreno plano sem construções que permitam elevação do solo e consequente ventilação e exposição a luz. Mais um detalhe (de leigo no assunto, apenas colocando para seu pensar) com o tempo há o desgaste das placas e no final precisam ser descartadas corretamente, podendo deixar uma despesa para descarte pois, não podem simplesmente serem abandonadas. Este custo / impacto na natureza está previsto em contrato??
PS: Sei que perguntou apenas do indice a ser aplicado para reajustes mas, acredito sempre é bom alguém jogar mais luz no todo do processo. Espero ter colaborado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia. Já fiz vários contratos de locação, revisei e li inúmeros também. Posso te dizer que 99\% dos contratos que tive contato, eram atualizados anualmente pelo IGP-M FGV, conforme o pessoal acima já indicou. Entendo que, de fato, seja o mais indicado.
"Jogue" no Google os dois índices, olhe como cada um é composto e veja você mesma a variação deles ao longo dos últimos anos.

Em situações como a sua (locação comercial), também é possível estipular-se o um valor mínimo mensal (normalmente atualizado anualmente pelo IGP-M FGV) e um valor variável, de acordo com o faturamento da empresa (como exemplo, contratos de locação comercial para supermercados). Ou exclusivamente uma porcentagem atrelada a produção (como exemplo, arrendamento de terras ruais para o plantio de cana).
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...