Jump to content

Recommended Posts

Postado
1 hora atrás, Jorge L M Manieski disse:

Boa tarde pessoal, estou em busca de um bacharel na área de DEV, o pessoal que está na área consegue me auxiliar qual vale mais a pena, engenharia de software ou ciencia da computação, sei que é meio relativo, mas se puderem me dar um norte. Agradeço desde ja.

Oi @Jorge L M Manieski, então cara, tem gente que diz que nem vale a pena fazer faculdade, outros acham essencial, na minha opinião, se você quer ter mais chance em determinadas empresas, principalmente as mais tradicionais, o diploma pode sim fazer diferença.

Sobre os cursos, tem diferença mas nada que te prenda pra sempre, se você gosta mais de lógica e teoria Ciência da Computação pode ser melhor, mas se prefere algo mais prático, voltado pro que o mercado usa no dia a dia, Engenharia de Software pode ser mais direto. Além disso se você for um cara novo, tranquilo encarar um bacharel, agora, se for mais velho, busca transição de carreira ou quer algo mais rápido, faz um tecnólogo que te coloca no mercado mais rápido.

Outra coisa que aprendi na prática, é que faculdade não ensina muito, eu faço ADS em uma faculdade de nome e sinceramente aprendi muito mais em cursos livres, mas principalmente trabalhando, faculdade dá base e diploma, mas o mundo real é onde as coisas acontecem.

É dificil recomendar no escuro, depende muito, me diz voce o que tem mais peso considerando o mesmo período de estudo, um bacharel ou um tecnologo + pos-graduação talvez uma boa certificação, não sei...

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Postado (edited)

Boa tarde! A sua dúvida é  totalmente válida. Entre Engenharia de Software e Ciência da Computação, a escolha ideal depende de seus objetivos de carreira, interesses e do perfil da faculdade que está avaliando. 

🎓 Engenharia de Software

• Foco mais prático e aplicado no desenvolvimento de sistemas.
  • Ideal para quem já sabe que quer trabalhar diretamente como dev, product manager ou arquiteto de software.

Pontos fortes:

• Metodologias ágeis, DevOps, testes, versionamento.
  • Projetos reais, processos de desenvolvimento de ponta a ponta.
  • Menos ênfase em matemática pesada e teoria.

🚫 Pode não ser ideal se:

• Você curte teoria pura, algoritmos complexos, pesquisa ou áreas como IA, redes, computação gráfica de base.

🎓 Ciência da Computação

• Mais teórica e abrangente, com foco profundo em fundamentos da computação.

Pontos fortes:

• Excelente base em algoritmos, estruturas de dados, compiladores, inteligência artificial, etc.
  • Boa escolha se você pretende fazer pesquisa, pós-graduação, concursos, ou migrar para áreas como IA, segurança, ciência de dados.
  • Muito valorizada por big techs (Google, Amazon, Meta...).

🚫 Pode ser menos prática no início (menos foco direto em engenharia de software).

______________________________________________________________________________________________________________________

Critério                                                  Engenharia de Software               Ciência da Computação

Foco                                                Prático / desenvolvimento           Teórico / fundamentos

Carreira típica                                 Dev, QA, arquiteto, gestor            Dev, pesquisador, cientista de dados, professor

Matemática                                      Menos intensa                              Mais profunda

Projetos práticos                             Mais presente                               Varia conforme a instituição

Reconhecimento no mercado         Muito bom                                     Tradicional e forte

______________________________________________________________________________________________________________________

Se o seu foco é entrar rápido e bem preparado no mercado como dev, Engenharia de Software pode te entregar mais valor direto.

Se você quer ter amplitude, profundidade e flexibilidade, Ciência da Computação é um caminho sólido e respeitado em todo o mundo.

O mais importante, nenhuma faculdade não te ensina a programar, vai te ensinar os conceitos, fundamentos, talvez uma ou duas linguagens de baixo nível  de forma não tão aprofundada assim, apenas para aplicar esses fundamentos. Aprender a programar mesmo vem da prática.

"EXISTE UM MUNDO MUITO MAIS COMPLEXO DENTRO DA SUA  LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PREFERIDA, E TE GARANTO QUE APRENDER COMO ESSE MUNDO FUNCIONA VAI TE FAZER SER UM PROGRAMADOR INCRIVEL, EU SÓ MELHOREI APÓS COMEÇAR A ME APRONFUNDA EM COMO AS LINGUAGENS FUNCIONAM POR BAIXO DOS PANOS, ESSE CONHECIMENTO É UMA DAS COISAS QUE TE DIFERE DOS DEMAIS."

Forte abraço, de um Dev para outro.

Editado por Bruno Alex Pereira Rodrigues
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

depende mto do que vc quer da vida, se vc deseja ser um dev web, vai de engenharia de software, pois pode ser q a maior parte da sua vida vc viva de CRUD

se vc quer ser dev mais baixo nivel, trabalhar com aplicacoes criticas, talvez cc seja mais adequado, pois vai te dar embasamento de como a computação funciona

agora sinceramente? pq vc quer exatamente bacharel?
seria legal entender suas motivacoes

• Brabo 1
Postado
17 horas atrás, Gilson Rovina disse:

Oi @Jorge L M Manieski, então cara, tem gente que diz que nem vale a pena fazer faculdade, outros acham essencial, na minha opinião, se você quer ter mais chance em determinadas empresas, principalmente as mais tradicionais, o diploma pode sim fazer diferença.

Sobre os cursos, tem diferença mas nada que te prenda pra sempre, se você gosta mais de lógica e teoria Ciência da Computação pode ser melhor, mas se prefere algo mais prático, voltado pro que o mercado usa no dia a dia, Engenharia de Software pode ser mais direto. Além disso se você for um cara novo, tranquilo encarar um bacharel, agora, se for mais velho, busca transição de carreira ou quer algo mais rápido, faz um tecnólogo que te coloca no mercado mais rápido.

Outra coisa que aprendi na prática, é que faculdade não ensina muito, eu faço ADS em uma faculdade de nome e sinceramente aprendi muito mais em cursos livres, mas principalmente trabalhando, faculdade dá base e diploma, mas o mundo real é onde as coisas acontecem.

É dificil recomendar no escuro, depende muito, me diz voce o que tem mais peso considerando o mesmo período de estudo, um bacharel ou um tecnologo + pos-graduação talvez uma boa certificação, não sei...

Bom dia, caramba que direcionamento bom, muito obrigado. Na minha região presencial tem só Eng. Software acho que vou por esse lado, tenho 25 anos, ja tenho uma profissão, sou eletroeletrônico em manutenção de maquinas industriais (CNC) , entao existe lógica tanto nas maquinas em si como na linguagem ladder, tanto por simbolo como por escrita, sempre tive una certa facilidade no que me foi proposto nos meus cursos nada demais(pascal, java, c++ e assembly) sempre gostei porém a vida me guiou para um seguimento diferente. Muito obrigado pela atenção.

• Brabo 2
Postado
16 horas atrás, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Boa tarde! A sua dúvida é  totalmente válida. Entre Engenharia de Software e Ciência da Computação, a escolha ideal depende de seus objetivos de carreira, interesses e do perfil da faculdade que está avaliando. 

🎓 Engenharia de Software

• Foco mais prático e aplicado no desenvolvimento de sistemas.
  • Ideal para quem já sabe que quer trabalhar diretamente como dev, product manager ou arquiteto de software.

Pontos fortes:

• Metodologias ágeis, DevOps, testes, versionamento.
  • Projetos reais, processos de desenvolvimento de ponta a ponta.
  • Menos ênfase em matemática pesada e teoria.

🚫 Pode não ser ideal se:

• Você curte teoria pura, algoritmos complexos, pesquisa ou áreas como IA, redes, computação gráfica de base.

🎓 Ciência da Computação

• Mais teórica e abrangente, com foco profundo em fundamentos da computação.

Pontos fortes:

• Excelente base em algoritmos, estruturas de dados, compiladores, inteligência artificial, etc.
  • Boa escolha se você pretende fazer pesquisa, pós-graduação, concursos, ou migrar para áreas como IA, segurança, ciência de dados.
  • Muito valorizada por big techs (Google, Amazon, Meta...).

🚫 Pode ser menos prática no início (menos foco direto em engenharia de software).

Critério                                                  Engenharia de Software               Ciência da Computação

Foco                                                Prático / desenvolvimento           Teórico / fundamentos

Carreira típica                                 Dev, QA, arquiteto, gestor            Dev, pesquisador, cientista de dados, professor

Matemática                                      Menos intensa                              Mais profunda

Projetos práticos                             Mais presente                               Varia conforme a instituição

Reconhecimento no mercado         Muito bom                                     Tradicional e forte

Se o seu foco é entrar rápido e bem preparado no mercado como dev, Engenharia de Software pode te entregar mais valor direto.

Se você quer ter amplitude, profundidade e flexibilidade, Ciência da Computação é um caminho sólido e respeitado em todo o mundo.

O mais importante, nenhuma faculdade não te ensina a programar, vai te ensinar os conceitos, fundamentos, talvez uma ou duas linguagens de baixo nível  de forma não tão aprofundada assim, apenas para aplicar esses fundamentos. Aprender a programar mesmo vem da prática.

"EXISTE UM MUNDO MUITO MAIS COMPLEXO DENTRO DA SUA  LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PREFERIDA, E TE GARANTO QUE APRENDER COMO ESSE MUNDO FUNCIONA VAI TE FAZER SER UM PROGRAMADOR INCRIVEL, EU SÓ MELHOREI APOS COMEÇAR A ME APRONFUNDA EM COMO AS LINGUAGENS FUNCIONAM POR BAIXO DOS PANOS, ESE CONHECIMENTO É UMA DAS COISAS QUE TE DIFERE DOS DEMAIS."

Forte abraço, de um Dev para outro.

Bom dia, outra resposta completassa, muito obrigado pela direção, Trabalho na WEG em santa catarina, acredito que consigo mudar de área aqui dentro para poder errar aqui tem bastante suporte, eu tenho esse receio mesmo de nao sair pronto para dar o meu melhor pois na area que atuo me saio muito bem, mas preciso de novos ares, muito obrigado pela atenção, no final só na raça mesmo para ser fora da curva. Abraço de um futuro dev para um Dev que ajuda os iniciantes.

• Brabo 1
Postado
13 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

depende mto do que vc quer da vida, se vc deseja ser um dev web, vai de engenharia de software, pois pode ser q a maior parte da sua vida vc viva de CRUD

se vc quer ser dev mais baixo nivel, trabalhar com aplicacoes criticas, talvez cc seja mais adequado, pois vai te dar embasamento de como a computação funciona

agora sinceramente? pq vc quer exatamente bacharel?
seria legal entender suas motivacoes

Bom dia, tudo bem? Eu quero ter um ensino superior sempre foi um desejo meu pelo esforço que se precisa e por tudo que junto gratificação e etc... Também trabalho em uma empresa (WEG) onde sem graduação quase nao sai do lugar, eu queria elétrica pois comecei nessa area como eletrônico, mas ja estou nessa área e nao desejo isso para toda a minha vida, sempre gostei de programação e tenho alguma facilidade em programar, nunca nada complexo mas oq me foi proposto consegui tranquilamente, por isso que estou pensando em fazer bacharel é uma questão de conquista pessoal também de uma certa forma, obrigado pela atenção.

• Brabo 1
Postado
43 minutes ago, Jorge L M Manieski disse:

Bom dia, tudo bem? Eu quero ter um ensino superior sempre foi um desejo meu pelo esforço que se precisa e por tudo que junto gratificação e etc... Também trabalho em uma empresa (WEG) onde sem graduação quase nao sai do lugar, eu queria elétrica pois comecei nessa area como eletrônico, mas ja estou nessa área e nao desejo isso para toda a minha vida, sempre gostei de programação e tenho alguma facilidade em programar, nunca nada complexo mas oq me foi proposto consegui tranquilamente, por isso que estou pensando em fazer bacharel é uma questão de conquista pessoal também de uma certa forma, obrigado pela atenção.

Bom saber q vc trabalha em industria. 

Grandes empresas (grande mesmo, enterprises) possuem planos de carreira mto bem definidos onde os estudos obrigatoriamente fazem parte da carreira, seja por politica ou pra atender alguma certificacao.

Se vc deseja seguir carreira em multinacionais, nao tem como, tem que ter formacao academia e eventualmente vc vai ter q ter pos, mba etc.

Fora deste mundo, formação acaba sendo mais útil somente no inicio de carreira e, se vc cair no mundo das startups, vc vai ver q vai trombar com uma porrada de gente mto boa sem formacao.

Vc ja sabe desenvolver?

Postado
29 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

Bom saber q vc trabalha em industria. 

Grandes empresas (grande mesmo, enterprises) possuem planos de carreira mto bem definidos onde os estudos obrigatoriamente fazem parte da carreira, seja por politica ou pra atender alguma certificacao.

Se vc deseja seguir carreira em multinacionais, nao tem como, tem que ter formacao academia e eventualmente vc vai ter q ter pos, mba etc.

Fora deste mundo, formação acaba sendo mais útil somente no inicio de carreira e, se vc cair no mundo das startups, vc vai ver q vai trombar com uma porrada de gente mto boa sem formacao.

Vc ja sabe desenvolver?

Isso sim por experiência muitas pessoas sao excelentes sem canudo isso é um fato e muito mais boas sem canudo do que boas com canudo, eu havia iniciado com interesse a dev quando estava começando aqui na WEG, porém para me destacar tive que usar meus esforços para minha área, fiz técnico em eletrônica tbm fiz o CENTROWEG em eletrônica, ja fazem 6 anos e meio na área e 8 anos e meio na weg em si, entao podemos dizer que tive contato mas tenho que começar denovo, linguagem de programação de maquina é afiada até mas é outro tipo de sintaxe

Postado
21 horas atrás, Jorge L M Manieski disse:

Boa tarde pessoal, estou em busca de um bacharel na área de DEV, o pessoal que está na área consegue me auxiliar qual vale mais a pena, engenharia de software ou ciencia da computação, sei que é meio relativo, mas se puderem me dar um norte. Agradeço desde ja.

tecnicamente a galera ja respondeu bem as opcoes.

De qq forma, ja que quer ser DEV, fora a faculdade, seja interessado em entender processos das empresas, e se nao for muito, aprender atender usuarios, clientes, e entender que suas entregas sao para eles [ isso aqui te coloca na frente de 95% dos DEVs, nao adianta o cara ser foda de codar se ele nao consegue fazer uma CALL e conversar com um ser humano que vai usar o resultado do codigo dele]

• Me ajudou 1
Postado

Eu recomendo vc dar uma olhada no site roadmap.sh pois ali vc conseguirá entender que tipo de conteúdo está presente em diferentes tipos de carreiras. 

Por exemplo, para Ciencia da Computação em https://roadmap.sh/computer-science vc verá muito conteúdo de desenvolvimento de software, estruturas de dados, algoritmos, padrões de projeto, etc... já em https://roadmap.sh/engineering-manager vc verá muito conteúdo voltado para gerenciamento de projetos (bem relacionado a engenharia de software), e tópicos voltados para liderança técnica, gerenciamento de pessoas, etc.

Por fim, em https://roadmap.sh/roadmaps vc tem uma visão de vários diferentes caminhos e pode explorar as possibilidades.

Postado
39 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

De qq forma, ja que quer ser DEV, fora a faculdade, seja interessado em entender processos das empresas, e se nao for muito, aprender atender usuarios, clientes, e entender que suas entregas sao para eles [ isso aqui te coloca na frente de 95% dos DEVs, nao adianta o cara ser foda de codar se ele nao consegue fazer uma CALL e conversar com um ser humano que vai usar o resultado do codigo dele]

39 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Opa, boa tarde, eu tenho trabalhado essa softskill nos ultimos anos, lido com clientes (empresas de usinagem) fora da minha clt (WEG) pelo meu MEI e realmente é uma parte importante o cliente final estar satisfeito e confortável com o serviço prestado e o prestador de serviço em si. Obrigado por ressaltar esse tópico as vezes no foco do objetivo principal acabamos nos esquecendo do periférico que as vezes é até mais importante.

• Criar novo...